Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Uma nova função para Modric no Tottenham

14 de abril de 2010 13

Admiro o futebol do croata Modric, jogador imprescindível para o Tottenham Hotspurs, futura equipe do volante colorado Sandro. Ele vem se destacando como meia-extremo pela esquerda. Por ali é veloz e habilidoso, aplicando diagonais do lado para o meio, o que permite a Assou-Ekotto avançar pelo corredor.

Mas hoje, na vitória de 2 a 1 sobre o Arsenal, os Spurs jogaram com uma pequena variação. Que não chega a ser tática, porque o sistema 4-4-2 em duas linhas de quatro foi mantido. Foi estratégica: Redknap centralizou Modric.

De winger, o croata passou para uma função conhecida na Inglaterra por “box-to-box”. A tradução é algo como “de área a área”. Na Argentina um sinônimo pode ser o “carrillero”, enquanto no Brasil o nome mais apropriado se aplica à função, não ao jogador: o “vai-vem”.

Apesar de não ser um meio-campista defensivo, nem um marcador nato, muito menos um atleta viril – ele é pequeno e esguio – Modric saiu-se bem nesta função. Nunca havia acompanhado esta inversão, por isso para mim é uma bela novidade. Se alguém já havia assistido a jogos do Tottenham com Modric de box-to-box, deixo aberto o espaço de comentários para o debate.

Pelos lados, o técnico do Tottenham teve Bale e Rose. Os laterais Ekotto e Kaboul apoiaram e protegeram a linha defensiva. Huddlestone foi um esmerado guardião dos zagueiros, posicionado à frente da área. E Modric, pelo meio, incumbiu-se da missão de entregar a bola com qualidade para os atacantes Defoe e Pavlyuchenko.

A vitória com Modric centralizado, dois wingers e laterais que não abdicam do apoio, mais dois atacantes, mostra que o 4-4-2 britânico pode ser ofensivo. Basta que ao sistema ortodoxo apliquem-se jogadores capazes de cumprir funções que, reunidas, formem uma estratégia diversificada da velha ligação direta, da bola aérea, e do bloqueio defensivo.

Comentários (13)

  • Pedro Souto diz: 14 de abril de 2010

    Bela vitória do Tottenham. No entanto, Cecconi, o carrillero argentino não seria um ala brasileiro?

  • Matheus diz: 14 de abril de 2010

    Ele já foi um jogador mais centralizado, na época do Juande Ramos, mas ficava mais fixo, distribuindo o jogo através de lançamentos. Foi um grande desperdício para os Spurs.

    Trata-se de um belo jogador esse Modric, provavelmente não seguirá no Tottenham por muito tempo…

  • Pedro Lampert diz: 14 de abril de 2010

    Modric vem jogando como “box-to-box” muito ultimamente, devido aos seguidos problemas com Palacios e Huddlestone (os titulares da posição) e com uma lesão com Jenas (o reserva imediato). No jogo entre Tottenham e Fulham, pelo Replay da FA Cup, ele fez esse papel com maestria, pois teve espaço para jogar com a bola, o que o torna fatal. No terceiro gol deste mesmo jogo, o Tottenham trocou 17 passes em seqüencia até o gol, o que mostra que ele da uma qualidade excelente ao toque de bola.

    Hoje ele foi bem, mas essa não é a posição dele. Ele como Left winger rende mais, melhor e não compromete a marcação, que fica bem melhor com Palacios e Huddlestone.

  • Yuri diz: 14 de abril de 2010

    sim, ele ja jogou de box-to-box varias vezes. spurs jogava com Kranjcar/Bentley e Lennon de wingers e o Modric ficava de box-to-box e fazia bem a função. agora Redknapp ta usando o bom Bale de LW e continua colocando modric no meio tanto que colocou o Rose de RW.

    Modric faz bem as 2 funções, nisso ele me lembra o Milner do Aston Villa, os 2 sao mesmo nivel quase, prefiro o Milner pq tem o chute de fora e faz mais gols seja de winger (esquerda ou direita!) ou box-to-box. por isso falei antes que Milner nao era simples coadjuvante ou sombra e tudo mais numa analise da seleção inglesa, joga bem ele

  • Rodrigo diz: 14 de abril de 2010

    E o Fulham, quando sai uma análise? Eles é que estão surpreendendo esse ano!

    Resposta do Cecconi: Rodrigo, foi feita recentemente, dá uma conferida por favor no “busca” do blog. Abraços.

  • Fernando Junior diz: 14 de abril de 2010

    Já faz alguns jogos que o Modric vem atuando pelo meio, enquanto o gales Bale é o winger pela esquerda. Funciona bem, porque o Bale embora seja lateral de origem chega com muita facilidade na frente. Modric tem jogado muito bem como organizador do time. A hora que tiver o suporte do Sandro vai ficar melhor ainda.

  • Pedro Lampert diz: 14 de abril de 2010

    Modric na Left winger e Bale na lateral fazem, certamente, a melhor dupla pela esquerda dos clubes da Premier League (tirando Man. United e Chelsea). Modric tende a cortar a jogada pelo meio (já que na verdade ele é um armador central) e o Bale tem uma velocidade na arrancada excelente, que é praticamente mortal.

  • Blog do Carlão – Futebol é nossa área diz: 14 de abril de 2010

    Rende mais pode dentro do que aberto? Seria Modric o Nasri do Tottenham?

    Sobre Sandro, creio que vá brigar com Huddlestone e Palacios (que não pôde jogar contra o Arsenal).

    Abraço, professor.

  • Roberticus diz: 14 de abril de 2010

    Eduardo,
    Modric já se havia acostumado a uma função (se não bem o posicionamento) semelhante na seleção croata faz 2-3 anos sob o comando de Slaven Bilic. Pois Bilic não queria jogar com a camisa 10 no ápice do losango (por medo de que se ficasse estacionado entre as linhas como típico enganche e mais preso da marcação). Bilic o recuou próximo do volante Kovac; Modric, então, passou de ser camisa 10 para ser camisa 8 (segundo como Carlos Bianchi contrastou Riquelme e Verón); um organizador ou regista, se prefer. Aquele meio-campo, bem assimétrico, se completou com Srna (ala de origem que tinha jogado 3-5-2 nas categorias base) por la direita, e Krancjar como meia pela esquerda que tinha licença para entrar e tabelar com Modric e a dupla de atacantes).

    Acho que ‘box-to-box’ para nos británicos (eu, sendo irlandês, incluso a mim nessa categoria ao menos futebolisticamente) descreve mas bem a função de um meio-campista sacrificado com muita ‘chegada’ sem disciplina tática para guardar posição, mas também sem brilho técnico. Dai a tendência britânica a prescindir de seus mais habilidosos jogadores em função de que não se sujeitavam a esse rígido e ‘estático’ ( palavras de Graham Taylor) industrialismo. Em contraste, os argentinos afastam este tipo de box-to-box sacrificado ao posto de ala ( bem aberto no 3-5-2 ou mais fechado pelos lados do losango), enquanto o organizador pelo centro chama-se camisa 8, como é o Modric

  • Luis Eduardo diz: 15 de abril de 2010

    O Modric Ja jogou nessa função em 2006 quando fazia parte do centro da linha de meia cancha com o Niko Kovac no centro ao seu lado e os externos Srna pela direita e Kranjcar pela esquerda. era um meio campo criativo mas com pouca marcação. mas o Modric com um volante de forte marcação ao seu lado rende bem no Box-to-Box.

  • Rafael Joaquim Alves diz: 15 de abril de 2010

    Gareth Bale é um jogador ótimo provavelmente um dos melhores laterais esquerdos do mundo e ainda joga como winger ele deve ser contratado por um time maior e acho que se desenvolver todo seu potencial pode ser o maior lateral pela esquerda da atualidade já que tem apenas 20 anos.Sobre o Modric ja o jogar centralizado sim mas mais como um meia função que ele fez em alguns momentos no seu vai e vem.

  • Robert0 diz: 16 de abril de 2010

    Cecconi, box-to-box seria um especie de segundo volante ?
    Resposta do Cecconi: Roberto, é possível fazer esta análise, mas desde que não existam meias À sua frente. O box-to-box combina marcação e apoio ao ataque, mas geralmente tem os meias pelos lados. Abraços.

  • pedro fortino diz: 15 de julho de 2010

    na minha opinião o Modric rende mais nessa posição

Envie seu Comentário