Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

É possível debater futebol sem raiva ou revanchismo

19 de abril de 2010 12

Esse post é breve, e não trata das nossas tradicionais análises táticas. Reproduzo abaixo um trecho de comentário publicado aqui no blog Preleção, do leitor Mário Corrêa:

“Estou absolutamente bem impressionado com a forma de abordagem destes participantes. (…) Parabéns aos técnicos de plantão. Sem baixarias de outros blogs, com respeito a opinião dos outros, enfim que golaço de bate-papo”.

O Mário Corrêa aborda um aspecto muito importante do blog Preleção, que é a busca por um debate sem revanchismos. Eu tomei a liberdade, desde o início do projeto, de não publicar os comentários que trocam o embasamento pelas ofensas, pela corneta inconsistente, pela descarga de raiva.

Soa ditatorial, mas o objetivo é este destacado pelo Mário Corrêa: a formação de um debate “sem baixarias”, e com respeito a todas as opiniões.

Com a ajuda de todos os participantes assíduos, e dos novos leitores que entendem o objetivo do blog Preleção, estamos criando um fórum sobre teoria tática. E nesse espaço, gremistas sentem-se à vontade para analisar as ideias de Jorge Fossati sem a cegueira da rivalidade, assim como os colorados comentam as decisões de Silas da mesma forma. Como bem destaca o Mário Corrêa, o elogio é dirigido aos participantes, aos internautas, ao uso inteligente da interatividade.

Estou muito feliz com o resultado. Cada vez menos preciso excluir comentários meramente revanchistas. O pessoal que faz do futebol veículo para disseminação da raiva não encontra mais companhia no blog Preleção. Os participantes do blog querem falar de futebol com argumentação e respeito.

Parabéns a todos vocês, leitores, que sabem debater futebol em alto nível.

Comentários (12)

  • Vinicius diz: 19 de abril de 2010

    Por mais que eu venha aqui quase sempre elogiar o Mourinho, e os times ingleses e depredar o Santos e o Barcelona, raramente uso ofensas, só falo que não gosto dos times, é isso ai, pra não deixar ruim o debate, não tem como discutir com quem xinga e vem com 500 pedradas na mão, ja aconteceu quando tentei falar pra um cara que o futebol ingles não era chuveirinho, resultado, taxado de cego, louco que nao ve os ojgos, ps: será eu mesmo que nmao vejo os jogos?

  • Ratofx diz: 19 de abril de 2010

    Que tal um diagrama tático do próximo GRENAL pra comemorar?
    Parabéns pelo sucesso.

  • luciano pohlmann diz: 19 de abril de 2010

    Concordo com você. Não sou a favor da agressão, mas entendo, também, que há blogueiros aqui no clicrbs que transitam no limiar entre a opinião e a provocação, com comentários, muitos vezes, sem fundamento. Na ânsia de obter audiência em seus blogs, navegam pelas águas turbulentas e imprevisíveis da polêmica, que, na maioria das vezes, empobrece o debate e não leva a lugar algum.
    Credito os méritos do seu trabalho ao estudo, à pesquisa, à fundamentação do seu trabalho. Seus textos são muito claros quando aos créditos das teorias abordadas, e em suas análises faz questão de deixar expresso quando determinado comentário é reflexo de uma opinião sua. Ou seja, tudo é muito claro, transparente, o que deixa as pessoas tranquilas, confiantes quanto a seriedade dos posts, e isso, obviamente, reflete no retorno positivo, em alto nível, que o blog tem.
    PARABÉNS!!!

  • Lisandro Vieira diz: 19 de abril de 2010

    Excelente Edu!

    Acompanho sempre que possível o blog PJ e sempre leio os posts do Preleção.

    Boa parte do alto nível dos comentários (espero que eles sejam aí pra ti cada vez em maior proporção) é em virtude do alto nível dos posts.

    É gratificante ler um texto intelegível, expondo o futebol de forma que possamos entender um pouco mais.

    Sei que as vezes não me contenho e critico mais asperamente um ou outro corneteiro no PJ, mas as vezes eu sei que nem tu aguenta.

    O futebol é para ser uma experiência agradável e saudável, exceto quando nosso time perde… heheheh…. mas mesmo quando isso acontece eu tenho uma certeza, de que se meu time perdeu não foi pela falta do meu apoio, do meu grito, da energia positiva que transmito aos jogadores e a comissão técnica.

    Grande abraço deste leitor que se sente respeitado neste blog!!!

    Abraço a colorados e gremistas que sabem fazer futebol brincando, sem raiva ou ódio! Afinal, todos, todos nós temos parentes e amigos de um lado e de outro! Aí é que está a graça, são os primeiros que a corneta ( a saudável ) pega…. hahahahah …

    Baita abraço!

  • Adriano Colorado diz: 19 de abril de 2010

    O caminho para termos uma sociedade mais civilizada é esse, mas me atenho a comentar a façanha q o sr fossati esta conseguindo no inter. todo mundo esta sendo TORRADO no inter! jogadores que estavam se firmando e jogaram bem no brasileiro de 2009 estão em incrível declínio e vou citar somente o jiuliano pra ficar num exemplo único. quinhentos esquemas ja foram utilizados, zagueiro vira lateral, lateral vira meio campista, meio campista vira zagueiro e assim vai o inter, e tudo isso em meio a jogos decisivos! aja paciência! nunca vi tamanha bagunça! o inter parece um trator de esteira se movendo! se não tá o guina em campo ninguém divide uma bola! pobre torcedor!!! até qdo isso!!!

  • Anderson Cardoso diz: 19 de abril de 2010

    Essas baixarias, comentários raivosos cheios de rivalidade, irracionalidades, são o que de pior o futebol acaba produzindo. A essência do futebol é ser um esporte de competição saudável, provedor de saúde entre todos os praticantes e admiradores. A raiva do torcedor X despejada contra o torcedor Y não condiz com os objetivos da prática e apreciação esportiva, seja no vôlei, basquete, xadrez, etc.

  • Douglas diz: 19 de abril de 2010

    Cecconi, que achas de um meio campo formado por: Cambiasso na primeira função, Pirlo se segundo volante, Gerrard de terceiro homem e Zidane de camisa 10.

    Para mim é esse o melhor meio-campo que (teóricamente analisando jogador por jogador) jogaria, pois combianria marcação com uma ótima saída de bola.

    Será este o melhor meio-campo dessa década?

    Abraço e parabens pelo trabalho.

  • Mauro Gaúcho Colorado diz: 19 de abril de 2010

    Parabéns, Cecconi!

    É importante sempre lembrar que nós, torcedores de verdade, somos rivais/adversários; não somos inimigos.

    Coloco este blog ‘Preleção’ e o ‘Almanaque Esportivo’ entre os melhores que leio, por razões óbvias: informações bem embasadas, discussões dos temas de modo imparcial, democracia e justiça, porém com seletividade dos participantes. É excelente!

    Saudações Coloradas. Votos de mais sucesso!

  • Antonio diz: 19 de abril de 2010

    Cecconi não é a promeira vez que escrevo sobre o prazer que tenho em frequentar um blog do mais alto nível e civilidade. Renovo meus parabéns com um voto de que continue seguindo esta linha de sucesso e civilidade.

  • Rafael Dorneles diz: 19 de abril de 2010

    Quem está de parabéns também é você Edu, pela forma como administra o blog, pelo modo como fala de futebol, sendo claro e inteligente, o suficiente para leigos como eu entenderem um pouco mais de futebol. Sou seu fã desde que comecei ano passado a acompanhar o blog pré-jogo, pois demonstra seriedade em seu trabalho. Continue o trabalho exemplar!

  • Ailson diz: 19 de abril de 2010

    Muito bom Cecconi, vamos continuar assim. Este é um espaço excelente, onde aprendemos a cada dia, onde ficamos longe das atitudes clubísticas cegas e sem coerência, e isso é excelente. Sem dúvida o blog me fez crescer como observador crítico de futebol e apaixonado pela cultura e pelas táticas, estratégias e engenharias deste esporte… Me fez crescer como ser coerente no debate futebolístico. Isso ajuda e muito. Meus amigos corneteiros, não me tocam corneta, porque sabem que cada vez mais procuro enxergar Inter e Grêmio pelo lado do futebol, e não pelo lado da paixão. Apesar do meu gremismo, analiso friamente ambos os clubes, porque isso nos faz crescer enquanto seres críticos, debatedores e inteligentes… grato!

  • Rafael Kafka diz: 22 de abril de 2010

    O blog é fantástico, uma referência atual e, também, histórica, obrigatória a qualquer pessoa que ame futebol e o rigor com os comentários é prova inequívoca do bom senso e do brilhantismo de Cecconi que não canso de divulgar em listas e comunidades!

Envie seu Comentário