Hoje o blog Preleção dá início a uma série de análises táticas diárias com as seleções que vão disputar a Copa do Mundo de 2010. Não foi fácil – e não será fácil com a grande maioria das equipes participantes – buscar uma análise precisa sobre a estrutura tática da África do Sul, do técnico brasileiro Carlos Alberto Parreira. Ainda assim, com base em muita pesquisa dos poucos vídeos de amistosos disponíveis, nas fichas técnicas encontradas, e no histórico recente, é possível se fazer uma projeção sobre o que os Bafana Bafana podem apresentar na Copa do Mundo de 2010.
Parreira parece transitar entre duas variações táticas: o 4-5-1 com três meias ofensivos (desdobrado em 4-2-3-1) e o 4-4-2 com dois meias mais abertos pelos lados. Na primeira possibilidade, ele pode se amparar no legado de Joel Santana, que disputou a Copa das Confederações com um 4-5-1 parecido – com base de três volantes, e dois meias – leiam aqui a análise publicada em 23 de junho do ano passado.
Essa variação pode acontecer até mesmo durante os jogos, com o avanço do meia Tshabalala. Ou então Parreira pode substituí-lo pelo ‘marrento’ Benni McCarthy, atacante do West Ham, assim que contar com todos os seus jogadores.
A África do Sul disputou diversos amistosos, e tem se notabilizado pelo grande número de empates – foi assim contra a Coreia do Norte, o Paraguai, a Namíbia…apesar de uma vitória de 2 a 0 sobre a Jamaica. Na maioria destas partidas, Parreira não contou com seus astros do futebol europeu, como Pienaar, Dikgacoi e Sibaya, nem com o centroavante Benni McCarthy, que Joel Santana não levou à Copa das Confederações, mas integrante da lista mais recente de Parreira. O destaque nos amistosos foi o meia ofensivo Tshabalala, do Kaizer Chiefs.
Parreira divulgou na semana passada uma pré-lista para a Copa, com 29 jogadores. Desta relação ele vai definir os 23 jogadores da África do Sul para a Copa do Mundo de 2010. Confiram a lista:
Goleiros:
Itumeleng Khune – Kaizer Chiefs
Shu-Aib Walters – Maritzburg United
Rowen Fernandez – Arminia Bielefeld (ALE)
Moeneeb Josephs – Orlando Pirates
Defensores:
Matthew Booth – Mamelodi Sundowns
Siboniso Gaxa – Mamelodi Sundowns
Innocent Mdledle – Mamelodi Sundowns
Bongani Khumalo – Supersport United
Tsepo Masilela – Maccabi Haifa (ISR)
Aaron Mokoena – Portsmouth (ING)
Bryce Moon – PAOK (GRE)
Anele Ngcongca – Racing Genk (BEL)
Siyabonga Sangweni – Golden Arrows
Lucas Thwala – Orlando Pirates
Meio-campistas:
Surprise Moriri – Mamelodi Sundowns
Franklin Cale – Mamelodi Sundowns
Lance Davids – Ajax Cape Town
Kagisho Dikgacoi – Fulham (ING)
Andile Jali – Orlando Pirates
Teko Modise – Orlando Pirates
Reneilwe Letsholonyane – Kaizer Chiefs
Siphiwe Tshabalala – Kaizer Chiefs
Thanduyise Khuboni – Golden Arrows
Steven Pienaar – Everton (ING)
Macbeth Sibaya – Rubin Kazan (RUS)
Atacantes:
Benni McCarthy West Ham (ING)
Katlego Mphela – Mamelodi Sundowns
Siyabonga Nomvete – Moroka Swallows
Bernard Parker – Twente (HOL)