Este é o terceiro post da série diária sobre as 32 seleções da Copa do Mundo de 2010. E o assunto é o México, do técnico Javier Aguirre. Pesquisei bastante na internet, assistindo a vídeos dos mais recentes amistosos, e gostei do que vi. O México prepara uma seleção forte, veloz e organizada para o Mundial da África do Sul.
O México venceu Nova Zelândia e Bolívia em 2010 utilizando-se do 4-4-2 em duas linhas de quatro jogadores. E a estratégia, principalmente na transição ofensiva, é bastante interessante. O México tem uma seleção que se articula com velocidade, graças à sincronia de movimentos dos meias e atacantes, e à qualidade técnica de alguns jogadores.
Aguirre conta como “wingers” – os meias extremos pelos lados do campo – com Giovanni dos Santos e Guardado, mas também com Luna, canhoto muito habilidoso. Na frente, Javier Hernandez vive fase excelente; há ainda Vela – tarimbado pela vivência de Arsenal, Barrera – muito oportunista, Franco e Bautista.
É comum nos lances de gol ver os meias extremos ingressando do lado para o meio em diagonais incisivas, os meias centrais infiltrando-se, e os atacantes caindo pelos lados. Toda esta movimentação, somada à eventual passagem dos laterais, desorganiza o sistema defensivo adversário. E esta sincronia acontece sempre com bola no chão, de pé em pé, em passes rápidos e curtos.
Posso ter dado sorte de ver nos vídeos lances inspirados do México. Mas acredito que não sejam mera coincidência, ou exceções. O México formou uma boa base, com estrutura tática organizada, para a Copa do Mundo.
Confiram a pré-lista de Aguirre, com os jogadores que já treinam para chegar à convocação final:
Goleiros:
Ochoa – América
Michel – Guadalajara
Orozco – Monterrey
Defensores:
Rafael Márquez – Barcelona (ESP)
Juárez – Unam
Salcido – PSV (HOL)
Osorio – Stuttgart (ALE)
Aguilar – Pachuca
Rodríguez – PSV (HOL)
Magallón – Guadalajara
Valenzuela – América
Moreno – AZ Alkmaar (HOL)
Nilo – Atlas
Meio-campistas:
Jonathan Dos Santos – Barcelona (ESP)
Giovanni Dos Santos – Galatasaray (TUR)
Molina – Tigres
Guardado – La Coruña (ESP)
Aldrete – Monarcas
Torrado – Cruz Azul
Castro – Unam
Luna – San Luis
Atacantes:
Vela – Arsenal (ING)
Bautista – Guadalajara
Franco – West Ham (ING)
Medina – Guadalajara
Barrera – Unam
Reyna – América
Sabah – Monarcas
Vuoso – Santos