Hoje o técnico Fábio Capello divulgou a pré-lista com 30 nomes convocados para a seleção da Inglaterra. Carlton Cole e Ashley Young ficaram de fora, assim como os lesionados David Beckham e Michael Owen. Bridge, que pediu dispensa após problemas com Terry, também não foi chamado. As novidades são o retorno do zagueiro Carragher, e as primeiras convocações de Michael Dawson, do Tottenham, e Adam Johnson, do Manchester City.
O sistema tático é quase estatutátio: o 4-4-2 em duas linhas de quatro jogadores. Os posicionamentos iniciais são adiantados, complementando o esquema com estratégia de marcação alta, pressão para recuperar a posse de bola, e consequentemente campo reduzido à frente na transição ofensiva.
Capello, entretanto, não conta com um canhoto inquestionável para a asa-esquerda do meio-campo. E precisa ainda acomodar no mesmo time seus principais protagonistas técnicos. O que leva o treinador da seleção inglesa a improvisar o meia Gerrard como winger, mesmo que sua característica seja de apoiador (box-to-box). Assim, abriga Lampard e Barry nas posições centrais.
Gerrard procura pouco a linha de fundo, e prefere as diagonais para o meio, abrindo passagem a Ashley Cole. Além do camisa 8 do Liverpool, Capello também usa Milner na função – outro destro, mas com maior capacidade de jogar em profundidade, sempre chegando à linha de fundo para cruzar.
Na frente, Capello pode combinar a mobilidade de Rooney, um definidor que se adapta a qualquer função ofensiva (por lá chamado de striker), com a presença de Heskey na área. Confiram a lista com os 30 nomes pré-convocados – sete vão sobrar:
Goleiros:
David James (Portsmouth)
Robert Green (West Ham)
Joe Hart (Manchester City)
Defensores:
Glen Johnson (Liverpool)
Rio Ferdinand (Manchester United)
John Terry (Chelsea)
Leighton Baines (Everton)
Matthew Upson (West Ham)
Jamie Carragher (Liverpool)
Ledley King (Tottenham)
Ashley Cole (Chelsea)
Stephen Warnock (Aston Villa)
Michael Dawson (Tottenham)
Meias:
Steven Gerrard (Liverpool)
Frank Lampard (Chelsea)
Michael Carrick (Manchester United)
Shaun Wright-Phillips (Manchester City)
James Milner (Aston Villa)
Theo Walcott (Arsenal)
Tom Huddlestone (Tottenham)
Aaron Lennon (Tottenham)
Adam Johnson (Manchester City)
Joe Cole (Chelsea)
Scott Parker (West Ham)
Gareth Barry (Manchester City)
Atacantes:
Peter Crouch (Tottenham)
Emile Heskey (Aston Villa)
Wayne Rooney (Manchester United)
Jermain Defoe (Tottenham)
Darren Bent (Sunderland)