Não é fácil projetar o que Gana pode apresentar na Copa do Mundo de 2010. Afinal, na recente Copa Africana das Nações (CAN), disputada no início do ano em Angola, o técnico Milovan Rajevac não contou com seus maiores “internacionais” – principalmente Muntari, Appiah e Essien. Isto diminui a base de comparação das últimas escalações para saber qual o time que se pode considerar titular.
Ainda assim, Gana chegou à decisão da CAN 2010, sendo derrotada pelo Egito. Na decisão, Rajevac escalou a equipe no 4-4-2 em duas linhas de quatro, com muitas compensações defensivas e ofensivas pelos lados do campo.
Na linha defensiva, os laterais Sarpei (esq) e Inkoom (direita) retornavam centralizados quando o lado oposto era atacado, formando uma espécie de sobra. Ainda com a equipe sem a bola, os meias-extremos também recuavam, lateralmente, para manter protegido o lado desocupado pelo lateral.
Com a bola, os laterais tiveram liberdade para apoiar, empurrando estes mesmos meias extremos para o ataque, muitas vezes em diagonal. À frente da linha de meio-campo, Asamoah atuou como um enganche extramemente ofensivo, tendo Gyan no ataque. Em outras partidas, Asamoah atuou na meia, com algum atacante mais característico ao lado de Gyan.
Na Copa, entretanto, muita coisa pode mudar. Em comparação com a linha de meio-campo vice-campeã contra o Egito (Ayew, Badu, Annan e Opoku) é possível que todos saiam, dando lugar respectivamente para Boateng, Essien, Appiah e Muntari – desde que em boas condições físicas (vale o mesmo para Pantsil e Mensah na defesa). Há poucos dias, apenas com Muntari destes “internacionais” na equipe, Gana perdeu amistoso para a Bósnia.
Confira a pré-lista de Rajevac para a Copa:
Goleiros:
Richard Kingson – Wigan (ING)
Daniel Agyei – Liberty Professionals
Stephen Ahorlu – Hearts of Lions
Stephen Adams – Aduana Stars
Defensores:
Samuel Inkoom – Basel (SUI)
Eric Addo – Roda JC (HOL)
Jonathan Mensah – Granada (ESP)
Lee Addy – Bechem Chelsea
Rahim Ayew (Zamalek-EGI)
Hans Sarpei – Bayer Leverkusen (ALE)
John Mensah – Sunderland (ING)
Isaac Vorsah – Hoffenheim (ALE)
John Paintsil – Fulham (ING)
Meio-campistas:
Sulley Ali Muntari – Inter (ITA)
Derek Boateng – Getafe (ESP)
Anthony Annan – Rosenborg (NOR)
Emmanuel Agyemang-Badu – Udinese (ITA)
Kwadwo Asamoah – Udinese (ITA)
André Ayew – Arles-Avignon (FRA)
Michael Essien – Chelsea (ING)
Stephen Appiah – Bologne (ITA)
Haminu Dramani – Lokomotiv (RUS)
Quincy Owusu Abeyie – Al Sadd (CAT)
Bernard Kumordzie – Panionios (GRE)
Laryea Kingston – Hearts (ESC)
Kevin-Prince Boateng – Portsmouth (ING)
Atacantes:
Matthew Amoah – NAC Breda (HOL)
Asamoah Gyan – Rennes (FRA)
Prince Tagoe – Hoffenheim (ALE)
Dominic Adiyiah – Milan (ITA)