A sequência da série diária de posts sobre as 32 seleções da Copa do Mundo de 2010 segue hoje o passeio pelo Grupo E. O assunto é o Japão, do técnico Takeshi Okada.
A seleção do Japão joga no 4-4-2 em duas linhas bastante comum à maioria das participantes do Mundial da África do Sul. A estratégia prioriza sempre o avanço pelos lados, em dobradinha dos meias-extremos com os laterais. Por dentro, o organizador central também avança, trazendo consigo o meio-campista defensivo para a segunda bola.
Nos vídeos aos quais assisti, entretanto, toda esta volúpia ofensiva do Japão cobra um preço. A seleção japonesa é muito vulnerável aos contra-ataques. Recentemente, em amistoso contra a Sérvia – jogando em casa, apesar da ausência dos principais jogadores – o Japão foi goleado por 3 a 0. Sofreu dois gols de contra-ataque, tendo em seu campo defensivo apenas os dois zagueiros e o lateral do lado oposto (o que não subiu para o apoio). Em clássico com a Coreia do Sul, também em casa – pelas Eliminatórias Asiáticas – houve outra derrota (3 a 1), e um show de contra-ataques concedidos.
Mas a vocação ofensiva deste Japão é muito valorizada, até pelo próprio técnico Okada. Principalmente porque os únicos quatro jogadores “internacionais” convocados na lista definitiva de 23 ocupam as posições de frente: Matsui e Hasebe nos extremos do meio-campo; Honda e Morimoto no ataque. Há ainda o experiente S.Nakamura, ex-Celtic, na articulação central.
Na pesquisa que fiz, não encontrei oportunidades nas quais Okada conseguiu escalar o quarteto simultaneamente no time titular do Japão. A tendência, entretanto, é se utilizar da experiência deles, arriscando-se a vulnerabilizar ainda mais uma equipe que não conta com um balanço defensivo consistente no 4-4-2 em duas linhas. Abe é uma das opções para a meia-extrema, assim como o centroavante Okazaki, alto e bom na bola aérea, dando outra opção à articulação que prioriza bola no chão, movimentação intensa, trocas de passas e infiltrações.
Confira a lista de convocados do Japão:
Goleiros:
Yoshikatsu Kawaguchi – Jubilo Iwata
Seigo Narazaki – Nagoya Grampus
Eiji Kawashima – Kawasaki Frontale
Defensores:
Marcus Tulio Tanaka – Nagoya Grampus
Yuji Nakazawa – Yokohama Marinos
Yuichi Komano – Jubilo Iwata
Daiki Iwamasa – Kashima Antlers
Yasuyuki Konno – FC Tokyo
Yuto Nagatomo – FC Tokyo
Atsuto Uchida – Kashima Antlers
Meias:
Shunsuke Nakamura – Yokohama Marinos
Junichi Inamoto – Kawasaki Frontale
Yasuhito Endo – Gamba Osaka
Kengo Nakamura – Kawasaki Frontale
Daisuke Matsui – Grenoble (FRA)
Yuki Abe – Urawa Reds
Makoto Hasebe – Wolfsburg (ALE)
Atacantes:
Keisuke Honda – CSKA Moscou (RUS)
Keiji Tamada – Nagoya Grampus
Yoshito Okubo – Vissel Kobe
Kishi Yano – Albirex Niigata
Shinji Okazaki – Shimizu S-Pulse
Takayuki Morimoto – Catania (ITA)