Muito difícil é, hoje, analisar com precisão o que pretende Marcelo Lippi – taticamente – com a seleção da Itália na Copa do Mundo de 2010. Isso porque, recentemente, ele já fez uso de pelo menos três sistemas diferentes. O diagrama tático que ilustra o post traz uma projeção sobre aquilo que parece ser o mais provável, mas ainda distante de uma certeza.
A ideia principal de Lippi é o uso de um trio ofensivo. No amistoso contra Camarões (0 a 0) ele adotou o 3-4-3; em treinamentos, já com os 28 pré-convocados, a Itália varia entre o 4-3-3 e o 4-5-1 com três meias e dois volantes – o 4-2-3-1 (que, pelo avanço dos wingers, também apresenta um trio ofensivo).
Pela convocação, é possível imaginar que este trio seja formado por Gilardino, centralizado à frente; Iaquinta e Di Natale pelos lados. Ambos – Iaquinta e Di Natale – são qualificados o suficiente para atuar como atacantes no 4-3-3 e no 3-4-3, ou então como meias-extremos no 4-2-3-1.
As dúvidas passam para os outros setores. No 4-3-3 e no 4-2-3-1, a base defensiva do meio-campo deve ser formada por Pirlo e De Rossi. Abre-se uma vaga na articulação, disputada por Cossu, Pepe…e quem sabe Montolivo, Palombo. Vá saber.
Na defesa, tudo indica que a dupla de área tem Cannavaro e Chiellini, com Zambrotta ou Maggio na lateral-direita (ou na ala, no caso do 3-4-3) e Criscito na esquerda. Buffon, é lógico, veste a camisa 1.
Será preciso, entretanto, acompanhar os treinamentos e os dois amistosos derradeiros – contra México e Suíça – para saber qual sistema, e qual escalação, venceu a disputa.
Confira agora a pré-lista de 28 convocados por Lippi:
Goleiros:
Buffon – Juventus
De Sanctis – Udinese
Marchetti – Cagliari
Sirigu – Palermo
Defensores:
Bocchetti – Genoa
Bonucci – Bari
Cannavaro – Juventus
Cassani – Palermo
Chiellini – Juventus
Criscito – Genoa
Maggio – Napoli
Zambrotta – Milan
Meias:
Camoranesi – Juventus
Cossu – Cagliari
Gattuso – Milan
Marchisio – Juventus
Montolivo – Fiorentina
Palombo – Sampdoria
Pepe – Udinese
Pirlo – Milan
De Rossi – Roma
Atacantes:
Borriello – Milan
Di Natale – Udinese
Gilardino – Milan
Iaquinta – Juventus
Pazzini – Sampdoria
Quagliarella – Napoli
Rossi – Villarreal (ESP)