Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.

Mano tem estilo europeu no planejamento tático

24 de julho de 2010 15

A referência para o planejamento tático de Mano Menezes na Seleção Brasileira é, obviamente, seu histórico no Grêmio e no Corinthians. Em ambos, ele demonstrou receber influência das tendências europeias, colocando em prática sistemas pouco usuais no Brasil. E sempre com cinco homens no meio-campo.

O sistema preferencial de Mano Menezes parece ser o 4-5-1 com dois volantes e três meias ofensivos (ou 4-2-3-1), tendo uma pequena variação que apresenta o segundo modelo – o 4-5-1 com duas linhas de quatro jogadores e um volante entre elas (ou 4-1-4-1). Isso não quer dizer que ele nunca tenha se utilizado de outros sistemas, ou que na Seleção uma terceira possibilidade seja inviável.

O 4-2-3-1 de Mano Menezes fez sucesso no Grêmio. Uma linha de quatro defensores, sucedida por dois volantes – um mais combativo, o outro apoiador com a bola. À frente desta dupla, um articulador que comanda a velocidade do jogo, distribuindo a bola com passes curtos ou lançamentos. Pelos lados, dois meias incisivos, ofensivos, e com boa capacidade de conclusão. Na área, um centroavante de referência.

No Grêmio, a dupla de volantes teve Gavillán ou Sandro Goiano no combate, e Lucas no apoio; Tcheco foi o organizador central, e nas extremidades ofensivas da segunda linha de meio-campo passaram Léo Lima, Hugo, Diego Souza e Carlos Eduardo.

No Corinthians, o comportamento dos wingers fez este 4-2-3-1 até mesmo se transformar em 4-3-3. Foi desta forma que a equipe conquistou a Copa do Brasil. Mano adiantou o posicionamento dos meias-extremos (Dentinho e Jorge Henrique). Orientação que, combinada à característica dos próprios jogadores – atacantes natos – colocou ambos mais perto de Ronaldo, das jogadas de área, e dos gols. Um 4-3-3, para mim, sem dúvida.

O 4-1-4-1 também acontece, como variação do preferencial 4-2-3-1, e foi registrado tanto no Grêmio, como em jogos do treinador pelo Corinthians. A diferença, na prática, consiste na alteração da base do triângulo central de meio-campistas.

Enquanto no 4-2-3-1 são dois volantes e um meia (triângulo de base baixa), no 4-1-4-1 adianta-se um dos volantes, transformando-o no segundo meia (triângulo de base alta). Todas as demais posições da equipe permanecem inalteradas.

Há no blog Preleção uma foto produzida pela equipe de trabalho de Mano Menezes configurando o 4-1-4-1 em um Gre-Nal no Estádio Olímpico – vejam aqui. Mas a formação mais conhecida neste modelo aconteceu quando o treinador corintiano adiantava Elias para a organização, ao lado de Douglas, deixando Cristian como o volante de sobra entre as linhas da equipe – leiam aqui, em post de junho de 2009.

Nota-se, neste levantamento, alguns conceitos importantes: Mano Menezes gosta de jogar com organizadores centrais, articuladores cerebrais, os camisas 10′s à moda antiga (Douglas, Tcheco, Danilo), lentos sem a bola, mas responsáveis pela distribuição de jogo; Mano também dá preferência a meias-extremos que, além de velozes, sejam bons na conclusão a gol (Dentinho, Hugo, Diego Souza, Carlos Eduardo), e que saibam ainda contribuir com a equipe dedicando-se à marcação dos laterais adversários; usa ainda em suas equipes um volante apoiador, que passa da linha da bola em velocidade (Elias e Lucas); e tem nas duas formações possibilidade de variação para o 4-3-3.

Comentários (15)

  • Pedro Lampert diz: 24 de julho de 2010

    Mano Menezes gosta de jogar com organizadores centrais, articuladores cerebrais, os camisas 10’s à moda antiga (Douglas, Tcheco, Danilo) = Ganso

    Mano também dá preferência a meias-extremos que, além de velozes, sejam bons na conclusão a gol (Dentinho, Hugo, Diego Souza, Carlos Eduardo), e que saibam ainda contribuir com a equipe dedicando-se à marcação dos laterais adversários = Neymar (?) ou Nilmar (esquerda) e Hulk (direita)

    Usa ainda em suas equipes um volante apoiador, que passa da linha da bola em velocidade (Elias e Lucas) = Hernanes (ou os próprios citados, Lucas e Elias)

    PS: Acho que para a meia-esquerda, Mano pode, tranqüilamente, buscar alguém com quem já tenha trabalhado: Dentinho ou Carlos Eduardo, por exemplo.
    PS²: Hulk não estar na seleção será um crime. Crime tão grande como o que a Federação Portuguesa fez para, basicamente, tira-lo da Copa (o deixou suspenso por 4 meses e quando foi julgado, pegou 3 jogos de suspensão).

  • ELTON HAEFLIGER diz: 24 de julho de 2010

    Esse esquema também foi usado por Dunga. Luis Fabiano à frente. Robinho recuando.

  • Márcio Becker diz: 24 de julho de 2010

    vamos lá. em bom português. influência européia? viva a RETRANCA e o ANTI FUTEBOL!

  • Ademir Neissinger diz: 24 de julho de 2010

    bela analise Cecconi, eu acho que finalmente veremos novamente a seleção jogando num 4-3-3, imagine o Brasil, renovando é claro:
    Julio Cesar, Maicon, Henrique (ex-curitiba, hj no barça), Thiago Silva e Marcelo, Sandro, Lucas, ? (meia pela direita), P.H Ganso, Neymar e Pato !?

    Na minha cabeça faltou o meia pela direita.

  • Mateus Moog diz: 24 de julho de 2010

    Ou seja, se o Roth fosse para a seleção daria no mesmo?

    Ta ta, estou sendo irônico kkk

  • Leonardo Sander diz: 24 de julho de 2010

    Minha seleção: J.César; Maicon(D.Alves), Breno(Henrique), T. Silva e Marcelo; Sandro(Denílson), Elias(Hernanes, Ramires), Anderson(Ronaldinho), Ganso(Kaká, Diego) e Neymar(Robinho); Alexandre Pato(L.Fabiano, Nilmar). Laterais-Esquerdos bons o Brasil tem aos montes, ao contrário do que teimava o Dunga para aquele esquema torto que ele criou.Mas todos eles são de característica mais ofensiva.Como ele quis colocar o M.Bastos, que joga como meia, de lateral-base?!

  • Luiz H. S. Valente diz: 24 de julho de 2010

    Agora sim! Vou voltar a torcer pela seleção! Saiu um técnico colorado perdedor e entrou, novamente, um técnico gremista vencedor! Mano vai fazer tanto sucesso quanto Felipão! Comparem com o “mandato” do dunga!

  • cesar diz: 24 de julho de 2010

    Esse mano menezes é um baita tratante!
    Defensivista e retranqueiro, e tu Ceconi vem me falar em estilo europeu!
    No Gremio ele usou um 4-5-1, totalmente antiquado!
    Sera uma tragedia para a seleção!!!
    Sem mais…

  • Augusto Carpazano diz: 24 de julho de 2010

    Apesar da uma estrutura tática parecida com a do Dunga, usando cinco jogadores no meio campo, os meias extremos são sempre jogadores com força ofensiva.
    Prefiro Mano à Muricy. O atual téc do Flu ganhou três campeonatos brasileiros com arcaico esquema com três zagueiro. Infelizmente tudo que vence vira moda, e muitos técnicos começaram à levar à sério o trio defensivo.
    Sabemos que como não à necessidade dos dois laterais descerem ao mesmo tempo, eles podem fechar pelo meio num possível contrataque do adversário.
    Espero que Mano possa além de implementar seu jeito de trabalhar e resgatar o toque de bola- com objetivo- na seleção. Como eu disse antes, tudo que vence vira moda, as variações táticas de Mano lembra as de Vicente del Bosque. Espero que ele coloque tbm o toque envolvente da seleção ibérica e que não feche os olhos para o esquema de Dorival Junior do Santos.
    Eduardo Cecconi, parabéns pelo blog. É enriquecedor. Sou colunista do jornal da minha cidade, Piraí(RJ), e escrevo tambem sobre tática de futebol. Um grande abraço.

  • Juan Ramirez diz: 24 de julho de 2010

    Cara, gostei muito da foto do Grenal, deu pra ver direitinho o esquema: 4x1x4x1
    Se puderes coloque mais fotos de outros jogos. Parabéns!

  • samii diz: 24 de julho de 2010

    esse 4-1-4-1 era usado pela seleção espanhola qndo marcos senna jogava pela fúria…

  • Nicolas Fraga diz: 24 de julho de 2010

    Cecconi, gostaria de deixar uma sugestão de post. A força do 4-5-1 (e o 4-3-3, que considero uma variação muito mais pela caracteristica dos jogadores do que propriamente dito tática) na escola gaúcha.

    Mano Menezes e Luis Felipe Scolari claramente utilizam-se basicamente apenas deste esquema tático, realizando poucas exceções. Celso Roth e muito tempo já deixou claro que tem preferência pelo 4-3-3, apesar de não usa-lo muito por considerar que não tem os jogadores certos nos seus planteis para utilizado (apesar de ter agora no Inter). Ainda podemos considerar o Dunga, que na seleção braisleira utilizou deste esquema.

    (Eu, particularmente, também considero este o melhor esquema de jogo, mas acho que se deve um pouco a idolatria ao Felipão, hehehe!)

    E, se possível, fazer até um gancho com um técnico europeu que o considera o melhor esquema tático existente, o Mourinho, pois, segundo ele, é o que melhor ocupa os espaços em campo e o que mais possibilita a marcação e criação de jogadas.

    Claro, eu sei que existem vários posts sobre equipes utilizando o esquema, mas acho que seria interessante um analisando posição por posição, as atribuições de cada função, coberturas, espelhamento, alternancia de movimentos e etc.

    Abraço!

  • vander trevizan diz: 24 de julho de 2010

    julio cesar: maicon, miranda, Tiago silva e marcelo: sandro, lucas e hernanes: ganso,nilmar e pato!! pra mim deveria ser a base da seleção!!!! vê aí MANO!!!! ABRAÇO E BOA SORTE.

  • Robson diz: 24 de julho de 2010

    podes ter certeza que um jogador pra min eh certo daqui pra frente:carlos eduardo…
    sou colorado,mas este guri eh aquele jogador qu todo clube quer ter…rapido,habilidoso e inteligente…e ainda por cima cumpre bem funçoes taticas de marcaçao e ocupaçao de espaços…jah ouvi muitas vezes mano elgiando este jogador no gremio…e acredito que ele e dentinho sejam presenças cetas,caso ele queira repetir o modelo tatico destas equipes treinadas por ele…

    tem tudo pra dar certo,acho esse cara um baita tecnico,soh pleas entrevistas voce jah percebe isso,pra min eh o tecnico que mais compreende o que aconteceu nos jogos

  • Patrick diz: 25 de julho de 2010

    Olá Eduardo, eu participo de um blog sobre WE9/PES5, colaborando com algumas análises táticas… Gostaria de saber se terias como me informar quais são as ferramentas que utilizas para criar os desenhos táticos. Ficaria grato se pudesse me ajudar, mas também entenderei e continuarei lendo com todo entusiasmo teu ótimo blog.
    Grande abraço e parabéns pelo trabalho!

Envie seu Comentário