Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Possibilidade tática para a primeira Seleção de Mano

26 de julho de 2010 24

Hoje o técnico Mano Menezes convocou os jogadores que vão defender a Seleção Brasileira em amistoso contra os Estados Unidos. Na entrevista coletiva que sucedeu o anúnico, o treinador do Brasil confirmou sua predileção pelo 4-2-3-1, conforme já havíamos debatido aqui no blog Preleção.

Com base nas duas informações – a lista de convocados, e o sistema tático – é possível projetar, ainda que correndo o risco de errar, o time-base da partida de estreia de Mano Menezes. Nesta especulação, acrescento ainda conceitos bastante identificáveis no trabalho dele por Grêmio e Corinthians.

Mano Menezes prefere o 4-2-3-1; neste sistema, combina um volante marcador e um apoiador na primeira linha do meio-campo (Sandro Goiano e Lucas no Grêmio, Cristian e Elias no Corinthians); na função central da segunda linha de meio-campo, gosta de um camisa 10 clássico, distribuidor de jogo (Tcheco e Douglas, por exemplo); e pelos lados, como meias-extremos, utiliza jogadores velozes, ofensivos, e com boa capacidade de conclusão na aproximação com o atacante (Dentinho e Jorge Henrique são os principais exemplos, mas no Grêmio ele fez isso também com Carlos Eduardo, Hugo e Diego Souza, entre outros).

Entre todos os listados, o primeiro volante mais típico é Sandro, do Inter. Se ele não puder jogar, caso o Inter chegue à final da Copa Libertadores, Lucas pode ser utilizado na função – pois no Liverpool cumpre função mais defensiva do que fazia no Grêmio. Ao lado de Sandro (ou Lucas) sobram volantes-apoiadores: Ramires, Hernanes, Jucilei, e o próprio Lucas, voltando às origens. Pela experiência em Copa do Mundo, Ramires deve largar na frente.

Na segunda linha, pelo histórico de Mano Menezes, o mais lógico é apostar na camisa 10 para Paulo Henrique Ganso, como um articulador clássico, organizador de jogadas. Pelo Lyon, já vi Ederson cumprir esta função, embora ele também atue pelos lados do campo. Por isso, no diagrama tático que ilustra o post, arrisquei esta disputa – embora Ederson possa atuar em qualquer das três posições ofensivas da segunda linha.

Pelos lados, velocistas com capacidade de conclusão: Robinho e Carlos Eduardo, ou Robinho e Neymar, ou Robinho e Ederson. Sempre com Robinho pelo histórico na Seleção, papel importante em processos de renovação. Seria interessante iniciar com Carlos Eduardo pelos “pés invertidos” – destro na esquerda, canhoto na direita – buscando diagonais incisivas na direção da área (a Holanda fez isto na Copa, Celso Roth reproduz a mesma ideia no Inter, e pipocam muitos exemplos mais no futebol mundial). Alexandre Pato na frente também me parece bastante plausível.

O mais difícil de se projetar é a linha defensiva. Daniel Alves na direita, quem sabe André Santos na esquerda. Thiago Silva e David Luiz formando a dupla de zaga? E Victor no gol. São estas as minhas hipóteses. Confiram agora a lista de convocados:

Goleiros:
Victor (Grêmio)
Renan (Avaí)
Jefferson (Botafogo)

Zagueiros:
David Luiz (Benfica)
Henrique (Racing Santander)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan)

Laterais:
André Santos (Fenerbahçe)
Marcelo (Real Madrid)
Rafael (Manchester United)
Daniel Alves (Barcelona)

Meio-campistas:
Hernanes (São Paulo)
Jucilei (Corinthians)
Lucas (Liverpool)
Ganso (Santos)
Sandro (Inter)
Ramires (Benfica)
Carlos Eduardo (Hoffenheim)
Ederson (Lyon)

Atacantes:
Alexandre Pato (Milan)
André (Santos)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Neymar (Santos)
Robinho (Santos)

Comentários (24)

  • Andre Pinheiro diz: 26 de julho de 2010

    Cara. Tenho lido teu espaço aqui! Muito bom! Faz tempo que quero trocar uma idéia contigo. me passa um contato teu pra eu poder escrever. Tenho umas coisas aí pra gente conversar! Absss,,,….

  • Anderson Cardoso diz: 26 de julho de 2010

    Talvez ele ouse e vá de Ramires e Hernanes, talvez. Pelo menos eu iria, acredito que tanto Ramires quanto Hernanes possam proteger a defesa quando o outro sair. Questão de orientação.
    Outra possibilidade Cecconi, é a de Pato ir pela extrema direita, como no Milan, com Tardelli no centro do ataque. Assim André seria o reserva do centro-avante, Carlos Eduardo reserva do Pato e Neymar reserva do Robinho.
    Éderson reserva do Ganso.
    Lucas, Jucilei e Sandro reservas de Ramires e Hernanes, sendo que se Hernanes for cortado entraria Lucas ou Jucilei, na minha visão Sandro infelizmente é a última opção, e acho que ainda será utilizado no lado errado, o esquerdo.

  • Leonardo Sander diz: 26 de julho de 2010

    Logo depois da convocação pensei exatamente nesta seleção! Me parece a melhor, mas mesmo assim ainda existem muitas outras opições: J.César, Gomes, Maicon, Filipe Luis, Breno, Denílson, Elias, Kaká, Diego, Anderson, Hulk, Douglas Costa, Nilmar…

  • Rodrigo diz: 26 de julho de 2010

    Excelente post!
    Por conhecer bem Lucas e Carlos Eduardo, acredito que o time base é justamente o que tu falou. Única ressalva é na primeira volância, o inter não se classifica e o Sandro não é titular (apesar de merecer).
    Apesar de ser uma fase de testes, acredito na afirmação de dois jogadores, pato e ganso. Sendo assim lá vai a minha pergunta… onde o Kaka jogaria nesse esquema? Pelos lados do campo não acredito nele. Acho que esquenta o banco.. e aí?

  • Bruno Brito diz: 26 de julho de 2010

    Bem faceiro esse teus esquema tático. Espero que essa seleção não se torne uma “Argentina”, onde só tem talento e nenhum esforço. Abraço

  • Yuri diz: 26 de julho de 2010

    pato de centro-avante?????? ainda mais neste esquema????? nao tem como. alias, pato podia jogar onde ta o robinho ali, ele ou neymar, faendo a jogada em diagonal pra abrir espaço pro andre santos e o robinho na direita.

    centro-avante so tardelli ou andre

  • AQUINO diz: 26 de julho de 2010

    Quanto a esquematização o Mano na entrevista coletiva falou o que todos que entendem um pouquinho de futebol já sabiam que ele jogou no Grêmio em 2006 no esquema 4 x 2 x 3 x 1 .

    Galatto( Marcelo) Patrício , Willian , Evaldo , B.Telles ( Wellington),

    Geovânio e Lucas ( Sandro Goiano )

    Tcheco , Léo Lima e Hugo

    RÔMULO

    Outro dia tu escreveste que o Roth que fez este esquema , assim como hoje ouvi alguns comentando que o Roth achou o lugar do Taison .
    Quem achou o lugar do Taison foi o TITE , que o colocou para marcar o P.Sergio no GRENAL que o Renan fez aquele penalte ridículo no Rodrigo Mendes , o Taison jogou e não deixou o P.Sergio jogar.

    Quanto ao Corinthians o esquema era diferente 4 x 4 x 1 x 1

    Alessandro , Chicão , Willian , André Santos Esta a 1ª linha de 4

    J.Henrique , Cristhian , Elias e Dentinho Esta a 2ª linha de 4 com o Dentinho e o J.Henrique voltando pelos lados .

    Na frente da segunda linha de 4 centralizado jogava o DOUGLAS que não marca ninguém , mas retinha a bola até o Dentinho e o J.Henrique se projetarem para o ataque .

    E na frente o RONALDO NAZÁRIO .

    Segundo o Mano o esquema dele preferido é o 4 x 2 x 3 x 1 nos moldes do Grêmio 2006.

    Abrs

  • Roberto Cajé diz: 26 de julho de 2010

    pensei numa seleção exatamente da mesma forma, não gostei muito da convocação em si, mas deu pra montar um belo time titular com bastante variações

  • TK diz: 26 de julho de 2010

    Se não me engano li alguma coisa na entrevista do Mano sobre dois volantes apoiadores… achei estranho, é incomum no 4-2-3-1, mas o Anderson Cardoso ganha um ponto na teoria dele. Hernanes e Ramires certamente são dois ótimos volantes ofensivos…

  • Rafael diz: 26 de julho de 2010

    Concordo com quase tudo, Eduardo, só acho que pelo jeito, ele vai usar o Pato pelo lado, como ele joga no Milan pois convocou outros dois centroavantes, andré e tardelli (esse menos incisivo, mas do ofício)…
    A não ser que ele ache que o tardelli não é centroavante e jogue na dos outros atacantes – neymar, robinho e carlos eduardo, todos de mais movimentação – mas acho que não é essa leitura não.

    Do meio pra frente acho que vai ser lucas e ramires, volantes, ganso, armador e robinho e pato abertos e tardelli com a 9.

  • Roberticus diz: 26 de julho de 2010

    Para a dupla do ‘dobre pivote’, eu prefiro Sandro/Lucas + Hernanes, pois este último para a 2a posição aporta visão, organização, enquanto Lucas e Ramires são mais jogadores de chegada, impulsivos (mais Ramires do que Lucas). O Brasil precisa de criacao desde a primeira linha do meio-campo; este setor não pode servir só como um apêndice da zaga. Vigio pela extinção dos volantes brucutu. Olha a Alemanha de Schweinsteiger e Khedira/Ballack – ambos jogadores da ótimo passe, olha os centro-médios cérebres como o Xabi Alonso…. Vamos por esse caminho, hein?

  • Eliézer Amaral diz: 27 de julho de 2010

    Poxa, como alguém ainda pode citar o nome do Kaká para a seleção? A máscara não caiu ainda? Um jogador sem dedicação, sem esforço, uma boneca em campo. Coloquem a TV no mudo e observem ele jogando, é um futebol medíocre, um jogador que erra 10 passes contra a fraca Coreia do Norte… É impressionante como funciona o apelo do Galvão Bueno!
    Parabéns ao Mano por essa renovação.

  • Flávio diz: 27 de julho de 2010

    Com esses jogadores, isso aí tá mais pra 4-2-4…

  • Ricesp diz: 27 de julho de 2010

    Ainda bem que não levou a porcaria do Kaká que NUNCA jogou nada pela seleção! Só a Globo/Galvão para a cada toque na bola chamá-lo de craque!!! teve jogador que fez muito mais e não é lembrado…

  • Professor do Professor diz: 27 de julho de 2010

    Vou entender essa lista como um teste para alguns atletas na busca de formar um grupo para as Olimpíadas. Muitos que jogaram a última Copa são infinitamente melhores que esses convocados.
    Eduardo, esse esquema simulado está ofensivo demais, falta mais carregador de piano. Tem dois alas e três atacantes. Na lateral esquerda, Marcelo é o melhor. A dupla de zaga é piada. USA 2 x 1 BRA.

  • Felipe Mesquita diz: 27 de julho de 2010

    Acho bem possível que Mano use essa tática, mas uma hipótese que ele pode por em campo é todo o ataque do Santos pelo entrosamento deles. Sendo a linha de 3 com Robinho, Neymar, Ganso e André a frente.

  • Leonardo da Rocha Botega diz: 27 de julho de 2010

    Uma outra possibilidade é colocar o Ramires pela direita como um meia, falso ponteiro, com o Hernanes de volante. O que protegeria o eficiente apoio do Daniel Alves. Na opção que montaste, acredito que somente o Carlos Eduardo poderia fazer isso, sem o delocamento do Ramires é claro. Não vejo o Neymar auxiliando na marcação dos laterais.

  • krause diz: 27 de julho de 2010

    bom time

  • homero felipe diz: 27 de julho de 2010

    acho q vc não conhece o mano,ele não abre mão do volantão,o tal jucerlei será titular,deus q me livre,acho qa formação tática,não será bém esta,acho q jogara com o meio em losango,com jucerlei(credo) hernanes de um lado,lucas do outro e ganso fazendo a ponta do losango,mas vamos esperar pra ver!

  • Fábio diz: 27 de julho de 2010

    Muito bom o seu comentário!
    Imagino que o Mano usará exatamente este time.
    Abraço.

  • Thiago dos Reis diz: 27 de julho de 2010

    Olá, sempre acompanho seu blog e as análises são excelentes. Inclusive quando faço análises no meu site cito-o como fonte para algumas coisas.

    Eu gostaria de saber qual programa utilizas para fazer o desenho tático dos times.

    Abraços

    Thiago

  • Fernando Nono Escobar diz: 27 de julho de 2010

    Acho que vai ser mais ou menos essa a forma do time jogar dia 10 contra os EUA, do seu time eu colocaria Marcelo do Real na esquerda, acho masi jogador que o André Santos, que já jogou com Mano no Corinthians, mas acredito que isso não irá interferir na sua escalação. No meio Lucas, depois de se firmar no Liverpool, é titular junto com Ramires e Ganso. Robinho também será titular, o outro “ponta”, se é que podemos chamar assim deve ser Carlos Eduardo, Pato deve começar mais a frente, diferente do posicionamento do Milan onde ele joga como um segundo atacante.
    Vai ficar uma boa seleção, com o acrescimo dos mais experientes, acho que teremos uma seleção bem competitiva.

  • Tiago diz: 27 de julho de 2010

    Eu vejo o Neymar como reserva nessa formação, pois no Santos ele não cumpre funções defensivas e nem volta para formar a linha de 4 que esse esquema exige no posicionamento defensivo (4-4-1-1). Acho que o Carlos Eduardo sai em vantagem nesse ponto. A não ser que ele inverta as posiçoes desses meias e não permita que o André Santos apóie. Aí sim acho que o Neymar caberia no time.

  • JHONATAN MENDES GOULART diz: 29 de julho de 2010

    Concordo exatamente com vc na formação tática desta equipe, eu armaria assim e acho que o Mano tbm irá armar.
    Time titular na minha opinião seria formado por:
    Victor (O melhor dos 3)
    Dani Alves (nem precisa argumentar)
    T. Silva (capitão)
    D. Luiz (prefiro que continue o Lúcio)
    Marcelo
    Lucas
    Ramires (Com moral depois da Copa)
    Ganso (Até a volta do Kaká)
    Neymar
    Robinho
    Pato (nosso camisa 9 até a Copa 2014)

    Ainda acho que nomes como Nilmar, Maicon, J Cesar, Lucio e Kaka devem seguir na seleção.
    Abraço e parabens pelo blog.

Envie seu Comentário