Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!

24 de dezembro de 2011 0

Nesse momento de paz,

onde todas as pessoas se abraçam,

se entendem, se cumprimentam e

 buscam por novos sonhos, para tentar

descobrir a razão de ser feliz de verdade.

 

Neste momento onde Deus se faz presente

em cada oração, cada família, em todos os lares,

eu também gostaria de expressar o

meu carinho por todos vocês.

 

Quero desejar que os seus passos nunca estejam sós;

estejam sempre amparados pelos querubins e arcanjos

que têm a missão de caminhar com vocês segurando firme

em suas mãos, para que os seus pés nunca venham

a tropeçar no meio do caminho.

 

Que neste Natal vocês possam sentir a presença de Deus,

da paz, do amor e do perdão.

 

Feliz Natal, na paz de Deus,

que sempre pode todas as coisas;

 pois, para o Senhor nada é impossível.

 

Desejo que vocês realizem os seus ideais.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!

 

Arquivo pessoal Joelma

O Grupo de Prendas e Peões do Rio Grande do Sul deseja a todos um Feliz Natal!

24 de dezembro de 2011 0

Tempo de Agradecer!

Mais um ano chega ao fim, levando consigo lembranças de bons momentos vividos, de muitas conquistas, aprendizado e acima de tudo, valorização de nosso estado, nossa cultura e tradições.

É bonito olharmos para traz e vermos as grandes realizações deste ano, em que nós Prendas e Peões do Rio Grande do Sul, unidos em um mesmo propósito e ideal, tivemos a oportunidade de demonstrar, através de nossas ações a firmeza e a bravura do povo gaúcho.

Dezembro se aprochega com sentimento de saudade e mais um ano vai chegando ao fim com a certeza do dever cumprido, nesse momento fazemos uma pausa para uma reflexão sobre a nossa caminhada ao longo deste ano.

É Natal! Nascimento, celebração… o Natal nos lembra nossa 1ª Prenda do Céu, Virgem Maria, que ao lado do Peão José, que campearam um lugar para dar a Luz ao nosso menino Jesus, o lugar foi um galpão…

Foi justamente nos Galpões onde passamos a maior parte de nosso tempo no decorrer deste ano e onde vivenciamos os nossos melhores momentos: Galpões de CTGs, DTGs, Clubes, enfim, entidades tradicionalistas. Neles pudemos sentir a hospitalidade e o carinho da nossa gente, o reconhecimento à juventude tradicionalista.

Conhecemos muitas pessoas e fizemos muitos amigos, revivemos o verdadeiro valor do tradicionalismo, em cada roda de chimarrão, eventos culturais, atividades artísticas, rodeios festivos, assistindo provas campeiras, observando a relação de união entre um animal e um homem, reafirmando nossa identidade de tradicionalistas.

Ouro Mira e Insenso, foram os regalos dos Reis Magos ao Menino Jesus…

Os regalos dessa Gestão foram a oportunidade de fazer novos amigos, de estabelecer troca de experiências, de aprender um pouco mais sobre nossa cultura a cada cidade que visitamos e perceber que nosso Rio Grande é rico! Não apenas em belezas naturais, como já era de nosso conhecimento, mas rico em cultura, em amizade e hospitalidade.

Ao longo desta trajetória, pudemos olhar nos olhos de cada amigo tradicionalista e ver estampado em seu rosto o orgulho de ser gaúcho acima de tudo e de poder vivenciar a nossa cultura. Tivemos a oportunidade de conhecer gaúchos e gaúchas de várias querências, espalhados por todos os recantos do Brasil, demonstrando que ser gaúcho é muito mais do que ter nascido neste chão, mas sim é um estado de espírito, gaúchos de coração.

Ao chegar este Natal, percebemos que o Patrão lá das Alturas, foi muito generoso conosco, nos deu a honra de carregar no peito faixas e crachás, onde está escrito Rio Grande do Sul. Nos presenteou com todos que nos acompanharam em nossas andanças, pessoas que nós conhecemos e, principalmente, aqueles que sempre estiveram presentes. Hoje findando este ano abençoado, percebemos que tivemos a melhor das benções, que foi a honra de ter nascido neste pago.

Desejamos que 2012 seja um ano de muitas alegrias e conquistas para nós tradicionalistas, que cada vez mais jovens possam se engajar ao nosso movimento e que o orgulho de ser gaúcho permaneça firme no decorrer dos próximos 365 dias do novo ano.

Que o Patrão Celestial e a 1ª Prenda do Céu nos abençoem grandemente, nos concedendo um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Arquivo pessoal Joelma

Com Carinho,

Prendas e Peões do Rio Grande do Sul – 2011/2012

Charla Natalina

24 de dezembro de 2011 0

No dia 18 de dezembro, na sede do CTG Estância da Serra, na cidade de Osório, 23ª Região Tradicionalista, foi realizada a 1ª Charla Natalina, uma promoção de Thiele Rodrigues dos Reis – 1ª Prenda Mirim da 23ª RT, Isabella Nunes da Silva – Bonequinha da 23ª RT, Amanda Oliveira da luz – 1ª Prenda juvenil do CTG Estância da Serra e Luiza Matos da Silva Barbosa – 1ª Prenda Mirim do CTG Potreiro Grande.

O evento iniciou com uma palestra com a Sra. Maria Faistauer, sobre “Folclore Litorâneo”, a qual foi uma verdadeira aula, que proporcionou grande aprendizado a todos que tiveram a oportunidade de prestigiar, a Sra. Maria mostrou que além do vasto conhecimento que possui é uma pessoa maravilhosa, um grande orgulho para todos nós, gaúchos. Após as promotoras do evento realizaram uma dinâmica de integração com os participantes.

Após o almoço, os trabalhos foram retomados com a palestra proferida pelo Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul, Douglas Uilliam de Quadros da Silva, o qual falou sobre “A Importância do Jovem no Tradicionalismo”, evidenciando que o tradicionalismo foi iniciado por jovens e que depende da juventude para a sua continuidade, foi uma oportunidade única de aprendizagem, onde o nosso Peão Farroupilha mostrou que possui domínio do conteúdo, além de experiência para expô-lo ao público.

Na sequência eu realizei minha contribuição, falando sobre: “Compromisso além do título”, evidenciando qual é a responsabilidade de um jovem que se dispõe a ocupar um cargo de representatividade, o que acarreta a sua posição de “liderança”, bem como a forma correta de se portarem para bem desempenharem seus cargos. Após, passei algumas dicas de como alcançarem seus sonhos de serem representantes da juventude gaúcha, sem deixar de lado as atividades cotidianas, expondo através de experiências pessoais o melhor caminho a se seguir.

Contamos com a participação ilustre da nossa 3ª Prenda juvenil do Rio Grande do Sul, Indiana Tedesco Saugo, que além de abrilhantar o evento com sua presença, também deixou sua contribuição relatando fatos importantes de sua trajetória tradicionalista e preparação para a Ciranda. Realizamos ainda uma dinâmica, onde todos puderam perceber o quanto é importante auxiliar os outros a alcançarem seus objetivos, pois assim rumamos fortalecidos em prol de um mesmo ideal.

Tivemos a oportunidade de assistir um Terno de Reis, muito bonito e emocionante, realizado por uma mescla de dois grupos de Ternos de Reis do município de Osório. Após eu realizei outra palestra falando sobre “O Natal Gaúcho”, evidenciando suas características e peculiaridades, explicando os seus significados e origem, sendo destacado o fato de no Natal  gaúcho não haver a figura do Papai Noel, sendo que quem traz os presentes são os Três Reis Magos.

As promotoras do evento realizaram uma linda apresentação artística sobre o verdadeiro sentido natalino, emocionando o público presente. O encerramento ocorreu com a entrega dos certificados e lembrancinhas aos participantes.

Foto 23ªRT

Foto 23ªRT

Foto 23ªRT

Encerramento de Ano do MTG

24 de dezembro de 2011 0


No dia 17 de dezembro, na cidade de Tupandi, 15ª Região Tradicionalista ocorreu comemoração de encerramento de ano do MTG, além das atividades rotineiras das reuniões do Conselho, ocorreram inúmeras apresentações artísticas, sendo que o evento iniciou com um desafio de trova, a invernada mirim do CTG que sediava o evento realizou uma demonstração do trabalho que vem sendo desenvolvido e um grupo da cidade realizou apresentações musicais, valorizando a autêntica música gaúcha, além de músicas das etnias alemã e italiana. O evento foi muito bonito, marcado pela união do povo tradicionalista.


Seminário Regional de Prendas e Peões e Encontro Regional de Patrões da 28ª Região Tradicionalista

24 de dezembro de 2011 0

No dia 11 de dezembro, na sede do CTG Rodeio da Querência, na cidade de Frederico Westphalen, a qual integra a 28ª Região Tradicionalista, foi realizado o “Seminário Regional de Prendas e Peões” e o “Encontro Regional de Patrões” desta Região. O evento iniciou com a sessão solene de abertura, na sequência foi tratada a pauta do Encontro Regional de Patrões e eleição da nova Coordenadoria. Após ocorreu o Seminário Regional de Prendas e Peões, que iniciou com uma palestra direcionada a todas as lideranças tradicionalistas, tendo como tema central: “Compromisso além do título”, proferida por mim. Prendas, Peões, Patrões e Lideranças tradicionalistas participaram desta atividade que teve como objetivo retomar a consciência tradicionalista. Após esta palestra foram realizadas outras atividades pelas Prendas Regionais. Gostaria de salientar que a Coordenadoria Regional registrou que pela 1ª vez uma Prenda do Rio Grande do Sul participou de atividades culturais daquela região, o que me deixou profundamente orgulhosa e emocionada.

Arquivo pessoal Joelma

Arquivo pessoal Joelma

Arquivo pessoal Joelma

XVIII Tchêncontro Regional de Prendas e Peões da 7ª Região Tradicionalista

24 de dezembro de 2011 0


Foto Karem Simonetto

No dia 03 de dezembro, no Parque Turístico da Roselândia, na cidade de Passo Fundo, foi realizado o XVIII Tchêncontro Regional de Prendas e Peões da 7ª Região Tradicionalista. O tema abordado pelas entidades tradicionalistas foi o resgate da história da entidade, nos mais variados aspectos. Todos os participantes se empenharam muito e as apresentações foram lindas, atraindo a atenção do público presente durante todo o dia. Pelo segundo ano consecutivo a entidade vencedora foi o CTG Porteira da Querência de Sarandi. Parabenizo a Coordenadoria da 7ª Região Tradicionalista pela brilhante organização, bem como a todos os participantes por proporcionarem um dia de grande aprendizagem.

Foto Marina Giolo

Foto Marina Giolo

Torneio de Tiro de Laço - Piquete de Laçadores Timbaúva

24 de dezembro de 2011 0

No dia 27 de novembro, participei do Torneio de Tiro de Laço do Piquete de Laçadores Timbaúva, na cidade de Portão, acompanhada do Guri Farroupilha do Rio Grande do Sul, Lourenço Nunes, da 1ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul – Gestão 2010/2011, Amanda Faleiro e do 1º Peão da CBTG - Gestão 2010/2012, Marcelo Hentges. Foi um evento maravilhoso, onde o campeirismo gaúcho foi extremamente valorizado, parabenizo ao Piquete de Laçadores Timbaúva pela brilhante iniciativa.

Arquivo pessoal Joelma

Congresso, Encontro da Juventude e Concurso da CBTG

23 de dezembro de 2011 0

Foto Rogério Bastos

Nos dias 25 e 26 de novembro, na cidade de Canoas, na 12ª Região Tradicionalista, foram realizados o 16º Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha, o 10º Encontro da Juventude Tradicionalista e o 14º Concurso Nacional de Prendas e Peões da CBTG. O evento teve transmissão ao vivo para todo o mundo, pela TV Tradição.

O Dr. Jarbas Lima, ilustre tradicionalista, autor da Tese: “O Sentido e o Alcance Social do Tradicionalismo” foi o palestrante e debatedor do 1º momento do evento.

Foto Rogério Bastos

Às 20 horas aconteceu uma videoconferência, com tradicionalistas dos EUA falando sobre a CITG (Confederação Internacional da Tradição Gaúcha).

Foto Rogério Bastos

O Evento prosseguiu no sábado com o Concurso Nacional de Prendas e Peões.

Na noite de sábado, para domingo, foi realizada a divulgação dos resultados do Concurso de Prendas e Peões da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. Tomou posse também a nova Diretoria da CBTG, tendo a frente Manoelito Carlos Savaris, como Presidente para o Biênio 2011/2013, orgulhando a todos os tradicionalistas gaúchos do Rio Grande do Sul. Junto com ele a nova diretoria que já começa a trabalhar.


Foto Rogério Bastos

A nova Gestão de Prendas e Peões da CBTG:

1ª Prenda Mirim – Laísa Langhinoti – CTG Herança Gaúcha – Chapecó/SC
3ª Prenda Juvenil – Pamela Mocelin – CTG Estancia Crioula – Foz do Iguaçú/PR
2ª Prenda Juvenil – Thuany Queiróz – CTG Fogo de Chão – Guarapuava/PR
1ª Prenda Juvenil – Caroline Peccin – Mato Grosso
3ª Prenda CBTG – Patricia Fatima Zanesco – CTG Querencia Nova – Matelâncdia
2ª Prenda CBTG – Camile Peccin – Mato Grosso
1ª Prenda CBTG – Elis Regina Burgel – CTG Herança Gaúcha – Chapecó/SC
Prenda Veterana
3º – Michela Farias – CTG Rincão Sulino – Londrina/PR
2ª – Maria Regina Souza – Ass. Cult. Antonio de Souza Neto – SP
1ª – Suzana Terezinha Xavier – CTG Herança Gaúcha – Chapecó/SC
Peões da CBTG
MIrim – Gabriel Kurta – CTG Chaleira Preta – Guarapuava/PR
Veterano – Sélio Hack – CTG Coxilha do Quero-Quero – Chapecó SC
Adulto – Odair José – CTG Querencia Farroupilha – Abelardo Luz/SC
2º Lugar: Juvenil – Rodrigo do Rosário – CTG Herança Gaúcha – Chapecó/SC
1º Lugar: Juvenil – Iago Fernando Cavalheiro – CTG Sentinela da Fronteira- Capanema/MT

Foto Rogério Bastos

Gaúchos de coração que enfrentam as barreiras culturais para preservar uma tradição que não é de seus estados de origem. Amam a cultura tradicional de um estado que não conhecem muitas vezes, só viram por livros e fotos. Histórias que os pais e avós contaram. São fortes responsáveis pela propagação e organização das tradições gaúchas pelo Brasil de Bombachas.

Arquivo pessoal Joelma

O baile de candeeiro foi muito interessante, muitos participantes lá estiveram viram pela primeira vez.

Arquivo pessoal Joelma

Paulo Lindner, TV Tradição, assume a tesouraria da CBTG. Leoveral da Encarnação, de Parobé, volta ao meio, depois de ter sido vice presidente administrativo de Manoelito Savaris, pelo MTG/RS, em 2001. Martin Guterres permanece no esporte. Toninho, do Paraná, vai ser responsável por escrever a história da CBTG. Dona Loiva permanece no grupo, nas relações internacionais, reorganizando a CITG.

Resultados ENART

23 de dezembro de 2011 0

Melhor Musical de Invernada: DTG Clube Juventude do Alegrete

Melhor Entrada: Em terceiro lugar o União Gaúcha, em segundo Os Farrapos e em primeiro lugar o CTG Guapos do Itapuí de Campo Bom.

Melhor Saída : Em terceiro o CTG Rancho da Saudade, em segundo CTG Guapos de Itapui, e o primeiro lugar, o CTG Aldeia dos Anjos.

Grupo Mais Popular: CTG Tiarayu

Troféu Marca Grande: 25ª Região Tradicionalista

Danças Tradicionais – Força B
Quinto lugar: CTG Amaranto Pereira
Quarto lugar: CTG Os Gaudérios
Terceiro lugar: CTG Capão da Porteira
Segundo lugar: DTG Leão da Serra
Primeiro lugar: Sociedade Gaucha de Lomba Grande

Danças Tradicionais – Força A
Quinto lugar: DTG Clube Juventude do Alegrete
Quarto lugar: CTG Aldeia dos Anjos
Terceiro lugar: CTG Tiarayu
Segundo lugar: União Gaúcha João Simões Lopes Netto
Primeiro lugar: CTG Rancho da Saudade

Arquivo pessoal Joelma




ENART

23 de dezembro de 2011 0

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro, a cidade de Santa Cruz do Sul foi novamente palco de emocionantes e inesquecíveis espetáculos. Inúmeros talentos realizaram suas apresentações nos diversos palcos do ENART, proporcionando muita alegria e emoção a todos que tiveram a oportunidade de prestigiar este magnífico evento. Mais uma vez quero registrar a minha admiração e o meu respeito a todos esses brilhantes artistas que movimentam anualmente o tradicionalismo gaúcho organizado. As competições artísticas e culturais além de se darem de forma saudável, também ocorreram de modo bastante ordenado. A TV Tradição realizou a transmissão ao vivo via internet, oportunizando que gaúchos e simpatizantes das tradições gaúchas dos mais longínquos rincões pudessem acompanhar as belíssimas apresentações. Além disso, o Grupo de Prendas e Peões do Rio Grande do Sul prestaram uma homenagem aos grandes ícones da arte e da cultura regional gaúcha, Teixeirinha, Gildo de Freitas e Jayme Caetano Braun, através da Mostra e do Assalto Cultural. Parabéns a todos que deram sua contribuição para que a 26ª edição do ENART fosse este grandioso sucesso.

Arquivo pessoal Joelma

Arquivo pessoal Joelma

Arquivo pessoal Joelma

Arquivo pessoal Joelma