Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

AFL: a concorrente que fez a NFL virar uma potência

14 de março de 2013 2
Bookmark and Share

Quem acompanha a National Football League (NFL) há pouco tempo talvez ainda não tenha ouvido falar, mas a American Football League (AFL) é muito conhecida pelos que já são fãs do futebol americano há mais tempo. A liga, fundada em 1960, se tornou uma potência e, naquela década, concorreu fortemente com a NFL.

As duas ligas se tornaram grandes forças comerciais e brigavam pelas principais estrelas do esporte. A AFL, que começou pequena em relação à rival, foi crescendo cada vez mais até chegar ao ponto de ameaçar a coexistência das ligas. A concorrências fez com que as franquias de cada liga oferecessem salários absurdos aos principais jogadores do campeonato rival. Este fato inflacionou os gastos com os atletas e arriscava tornar o futebol americano inviável financeiramente.

Por isso, a NFL se curvou e decidiu propor a união. Primeiro, em 1967, os campeões de cada liga se enfrentavam em uma decisão — isso deu origem ao Super Bowl, à época chamado apenas de AFL-NFL World Championship Game.

Em 1970, as ligas finalmente se uniram, sob o nome de NFL. O que antes eram ligas se tornaram conferências. Para equilibrar o número de times em cada lado, Baltimore Colts, Cleveland Browns e Pittsburgh Steelers foram para a Conferência Americana. Os nomes são carregados até hoje: a National Football Conference (NFC) e a American Football Conference (AFC). Unidas no mesmo campeonato, são separadas até hoje e um time de cada conferência vai para o Super Bowl. Todas as franquias da antiga AFL são preservadas, algumas com mudança de nome e/ou cidade.

Legado

Várias regras utilizadas pela American Football League foram adotadas pela NFL quando da fusão. O nome dos jogadores nos uniformes é um dos exemplos, além da temporada com 14 jogos (à época, a temporada da NFL tinha apenas 12 partidas por time). A conversão de dois pontos, que seria introduzida à NFL apenas em 1994, era utilizada pela AFL na década de 1960. O relógio, que na NFL era visto pelo árbitro, passou a ser visto por todo o estádio.

Franquias

Boston Patriots (atual New England Patriots)

Buffalo Bills

Houston Oilers (atual Tennessee Titans)

Miami Dolphins

New York Titans/Jets

Cincinnati Bengals

Dallas Texans/Kansas City Chiefs

Denver Broncos

Los Angeles/San Diego Chargers

Oakland Raiders

Lista de campeões

1960: Houston Oilers

1961: Houston Oilers

1962: Dallas Texans

1963: San Diego Chargers

1964: Buffalo Bills

1965: Buffalo Bills

1966: Kansas City Chiefs

1967: Oakland Raiders

1968: New York Jets

1969: Kansas City Chiefs

Comentários (2)

  • leo diz: 15 de março de 2013

    “World Championship Game” de um campeonato só de americanos..
    E novas divisões de times da NFL, como acontece? tem prazo..é aleatório? Não sei como funciona. Pois hoje em dia, há alguma certa disparidade, principalmente nas divisões da AFC..Eu acho pelo menos..

Envie seu Comentário