Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Criação da Federação Gaúcha de Futebol Americano deve ser oficializada

12 de junho de 2013 6
Bookmark and Share

Está prestes a surgir a Federação Gaúcha de Futebol Americano (FGFA). Com intuito de desenvolver o esporte no Rio Grande do Sul, a entidade terá a responsabilidade inicial de organizar o Campeonato Gaúcho, mas também de aprimorar as categorias de base — que hoje são praticamente nulas no estado.

O Prime Time conversou com Anderson Fauri, representante do Porto Alegre Pumpkins na FGFA, para conhecer os detalhes do projeto. Fauri tem uma aprovação do atual conselho para seguir como primeiro presidente da FGFA — mas só pode ser eleito depois que a federação estiver criada oficialmente.

Os clubes que estão no projeto inicial são Porto Alegre Pumpkins, Santa Cruz Chacais, Porto Alegre Bulls, Bagé Baguals, Santa Maria Soldiers e Ijuí Drones. Também estão convidados a participar da entidade: Alegrete Drovers, Carlos Barbosa Ximangos, Cruz Alta Troopers, Juventude Gladiators, Restinga Redskulls, Rio Grande Butchers, São Leopoldo Mustangs e Pelotas Ants (antigo Pelotas Razers).

Prime Time – Como a FGFA pode ajudar no desenvolvimento do futebol americano no Rio Grande do Sul?

Anderson Fauri - Auxiliando as equipes a alcançarem uma evolução conjunta em todos os pontos que o esporte exige (técnico, físico, estrutura, marketing, patrocínios em geral), acompanhando a crescente que já podemos observar nos demais estados do país.

Prime Time – Quais competições serão organizadas e geridas pela FGFA?

Fauri – Em um primeiro momento, a Federação organizará o principal evento estadual, o Campeonato Gaúcho de Futebol Americano, além de auxiliar na organização de eventos, amistosos e preparação da arbitragem regional. Posteriormente, buscaremos a reunião de demais modalidades do esporte, bem como a promoção de campeonatos femininos e de base.

Prime Time – Como ela se sustentará financeiramente?

Fauri - Ficou definido em um primeiro momento que todos os custos decorrentes da criação e manutenção da FGFA serão sustentados de forma igualitária por seus filiados, pois esta agirá em nome de todos.

Prime Time – A FGFA aceitará os integrantes que disputam o Torneio Touchdown?

Fauri - Sim, todos as equipes praticantes de futebol americano no estado do Rio Grande do Sul estão convidadas a participar da federação, que representa mais um grande avanço do esporte no Rio Grande do Sul. A única exigência é de que as equipes sejam registradas como pessoas jurídicas.

Prime Time – O futebol americano ainda é relativamente pequeno no RS. Até onde pode chegar?

Fauri - Se comparado aos demais esporte, sim. Mas a evolução que o futebol americano vem demonstrando nos últimos cinco anos nos impressiona e promove muita expectativa de futuro. Buscamos este crescimento de forma consciente e sustentável. É notório o espaço que o futebol americano conseguiu a nível nacional e, do mesmo modo, vamos promovê-lo por aqui, conquistando ainda mais adeptos e torcedores , mostrando que o esporte carrega muito do perfil gaúcho, ” forte, aguerrido e bravo”.

Comentários (6)

  • Luke diz: 12 de junho de 2013

    E o Ijuí Drones? Não foi convidado?

  • Lázaro Valdês diz: 12 de junho de 2013

    Faltou o Ijuí Drones na relação dos times.

  • Jhon diz: 12 de junho de 2013

    Achei que o Ijui Drones estivesse no projeto também.

  • Bruno Nunes diz: 16 de setembro de 2013

    Boa tarde, gosto muito de Futbool americano acompanho na NFL, mas aqui em Uruguaiana não existe um time ou alguém que pratique, até sei um pouco das regras mas não muito e nem sei em que posição me enquadraria, o bom seria se alguém que saiba fizesse uma chamada e treinasse o pessoal daqui tem muita gurizada que gosta eu sou um deles aguardo um retorno um ajuda ai meu numero (55) 99435457 … caso queiram entrar em contato …

Envie seu Comentário