Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

As diferenças nas regras entre Ligas Americana e Nacional na MLB

15 de agosto de 2013 0
Bookmark and Share

A Major League Baseball (MLB) nasceu da fusão de duas ligas: a Americana e a Nacional. Mas, ao contrário da NBA e da NFL, por exemplo, o campeonato de beisebol ainda carrega diferenças de regra entre as duas ligas. A Liga Nacional foi criada em 1876, e a Liga Americana surgiu apenas em 1901. Elas começaram a se enfrentar em 1903, mas apenas na World Series. Os jogos interligas começaram a acontecer também na temporada regular apenas em 1997.

A principal diferença na regra é a figura do rebatedor designado, que substitui o arremessador no ataque apenas na Liga Americana. Na Liga Nacional, o próprio arremessador entra na rotação da rebatida. O rebatedor designado existe desde 1973, quando as ligas já estavam unidas.

MLBIsso ocasiona uma diferença na estratégia na Liga Nacional. Nas entradas finais, os times ocasionalmente fazem uma espécie de inversão, colocando um pinch hitter (rebatedor substituto) no lugar do arremessador. Quando o time vai para a defesa novamente, um arremessador do bullpen entra no lugar de outro rebatedor e o pinch hitter que entrou no lugar do arremessador titular fica em outra posição na defesa.

Na Liga Americana, os ballparks costumam ser menores, em média. Esse fator, somado à figura do rebatedor designado, propicia mais home runs na AL.

Outra diferença, não tão determinante para o andamento do jogo, é a visão do umpire — árbitro que fica atrás do catcher. Na Liga Americana, o árbitro vê o arremesso por sobre a cabeça do catcher. Na Liga Nacional, o umpire acompanha o movimento por cima do ombro do receptor.

Ainda na questão da arbitragem, há uma diferença de critério, que não chega a ser oficial, mas ocorre. Na Liga Americana, um arremesso questionável é comumente chamado como ball, enquanto na Liga Nacional, costuma ser um strike.

Outra diferença, até 2012, era a composição das ligas. Eram 16 times na Liga Nacional, contra 14 na Liga Americana. No entanto, a partir da temporada 2013 o Houston Astros foi transferido para a AL com o objetivo de equilibrar as ações.

Até 1997, os jogos entre times de ligas diferentes ocorriam apenas na pré-temporada e na World Series. Desde então, os jogos interligas passaram a ser disputados também na temporada regular. Nestes casos, prevalece a regra do time que joga em casa. Há uma pequena vantagem da Liga Americana, mas no All-Star Game, é a Liga Nacional quem leva a melhor.

* post feito com a ajuda valiosa de Michelle Gomes

Envie seu Comentário