Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Com regulamento bizarro, Copa do Mundo de futebol americano começa nesta quinta

09 de julho de 2015 0
Bookmark and Share
Tom Benson Hall of Fame Stadium será o palco do Mundial. Foto: Reprodução

Tom Benson Hall of Fame Stadium será o palco do Mundial. Foto: Reprodução

A Copa do Mundo de futebol americano dá a largada para a quinta edição de sua história nesta quinta-feira. Os jogos serão no lendário Tom Benson Hall of Fame Stadium (antigo Fawcett Stadium), palco do Hall da Fama da NFL. Mas a organização da IFAF (Federação Internacional de Futebol Americano) não correspondeu ao tamanho da sede do evento.

Inicialmente, seriam 12 seleções a disputar um torneio na Suécia. Com a impossibilidade dos suecos em receber o evento, começou a confusão. O campeonato teve a desistência de Alemanha, Áustria e Marrocos, além da desclassificação da Suécia. Passaram a ser oito seleções, e um torneio nos Estados Unidos.

O calendário foi montado e, de última hora, o Canadá desistiu da competição. Depois da saída canadense, não houve um arranjo do torneio, o que gerou duas distorções: os Estados Unidos, primeiros colocados no ranking e atuais campeões mundiais, precisam disputar a primeira rodada contra o México, enquanto o Japão se classificou automaticamente para a segunda rodada.

A maior distorção, no entanto, é na disputa pelo quinto lugar. No esquema de mata-mata da repescagem, as semifinais seriam entre o pior time do Grupo A (o das seleções mais fortes) contra o pior do Grupo B (o das seleções mais fracas). Na outra semifinal, enfrentam-se o 2° e o 3° do Grupo B.

Com a saída do Canadá, não há um quarto colocado no Grupo A. Isso fez com que o quarto colocado do Grupo B se classificasse diretamente à disputa do quinto lugar, enquanto o segundo e o terceiro colocados precisam jogar entre si para definir a vaga (sim, é realmente complicado e não faz sentido algum).

O lado bom

O Brasil disputa a Copa do Mundo de futebol americano pela primeira vez em sua história. Para chegar ao torneio, derrotou o Panamá nas eliminatórias pan-americanas. O primeiro jogo é às 16h30min desta quinta, contra a França. Para seguir com chances de título, é necessário vencer.

O calendário

Primeira fase

Grupo B
JOGO 1 — Austrália x Coreia do Sul
JOGO 2 — França x Brasil

Grupo A
JOGO 3 — Estados Unidos x México
SEM JOGO — Japão classificado automaticamente em função da desistência do Canadá

Decisões dos grupos
JOGO 4 – Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
JOGO 5 – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2
JOGO 6 – Vencedor do Jogo 3 x Japão

Classificação final dos grupos
Grupo A
1° – vencedor do Jogo 6
2° – perdedor do Jogo 6
3° – perdedor do Jogo 3

Grupo B
1° – vencedor do Jogo 5
2° – perdedor do Jogo 5
3° – vencedor do Jogo 4
4° – perdedor do Jogo 4

Semifinais
JOGO 8 — 1°A x 1°B
JOGO 9 — 2°A x 3°A

Disputa pelo 3° lugar
Perdedor da Semifinal 1 x Perdedor da Semifinal 2

Final
Vencedor da Semifinal 1 x Vencedor da Semifinal 2

Repescagem pelo 5° lugar

Semifinais
2°B x 3°B
4°B

Decisão do quinto lugar
Vencedor entre 2°B e 3°B x 4°B

Transmissão

O WatchESPN transmite, em sinal aberto, todos os jogos da competição — as partidas da seleção brasileira terão narração em português.

Envie seu Comentário