Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

No ano da 50ª decisão, Packers e Chiefs reeditam o Super Bowl I

28 de setembro de 2015 0
Bookmark and Share
Bart Starr, QB do Packers, foi o MVP do primeiro Super Bowl. Foto: Reprodução

Bart Starr, QB do Packers, foi o MVP do primeiro Super Bowl. Foto: Reprodução

Quinze de janeiro de 1967, Los Angeles Memorial Coliseum. Em um experimento na tentativa de encerrar uma batalha de anos, NFL e AFL davam o primeiro passo na união que seria definitiva anos mais tarde. Seus campeões, Green Bay Packers e Kansas City Chiefs, entravam em campo para o AFL-NFL World Championship Game. Depois, o jogo seria conhecido como o Super Bowl I.

Quase cinco décadas depois, os times se reencontram no Monday Night Football desta segunda-feira, no Lambeau Field. O ano não poderia ser mais representativo: a temporada 2015 se encerrará com o Super Bowl 50 — uma garantia do sucesso da união entre as duas maiores ligas de futebol americano da década de 1960.

AFL: a concorrente que fez a NFL virar uma potência

A concorrência entre NFL e AFL era feroz. Os gastos excessivos para ficar com os melhores jogadores começou a levar os donos a problemas financeiros. Por isso, juntar as duas e montar apenas uma liga mais forte foi a única solução viável. O processo começou na temporada de 1966.

Na época — e foi assim também na temporada seguinte —, as ligas disputaram competições separadas. O Packers foi campeão da NFL ao vencer o Dallas Cowboys na decisão. Na AFL, o título ficou com o Chiefs na vitória sobre o Buffalo Bills. A decisão, que ainda nem tinha o nome de Super Bowl, chamou a atenção.

Comandado pelo lendário técnico Vince Lombardi — que daria nome ao troféu do Super Bowl — e pelo quarterback Bart Starr, o time de Green Bay foi superior e venceu por 35 a 10. A história entre Packers e Chiefs começava a ser escrita junto com a popularização do futebol americano.

A união foi bem sucedida. O Super Bowl II, ainda conhecido à época como AFL-NFL World Championship Game, também foi vencido pelo Packers — desta vez, sobre o Oakland Raiders. A AFL coroou seu primeiro campeão do Super Bowl na terceira edição, quando o New York Jets venceu o Baltimore Colts.

NFL e AFL finalmente se uniram de forma definitiva em 1970. As antigas ligas viraram conferências — NFC e AFC. Para equilibrar o número de times, Pittsburgh Steelers, Cleveland Browns e Baltimore Colts foram deslocados para a Conferência Americana em troca de uma bonificação financeira. O Super Bowl se tornou o maior evento esportivo dos Estados Unidos.

Envie seu Comentário