Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Frank Tripucka: o homem que viveu o suficiente para permitir que Manning usasse a 18 em Denver

13 de fevereiro de 2016 0
Bookmark and Share
Tripucka foi o primeiro jogador a ter o número aposentado pelo Broncos. Foto: Reprodução

Tripucka foi o primeiro jogador a ter o número aposentado pelo Broncos. Foto: Reprodução

Quando chegou a Denver em 2012, Peyton Manning teria que escolher um novo número. A 18, que usou nos 14 anos de Indianapolis Colts, era aposentada em homenagem a Frank Tripucka. O antigo ídolo não figura entre os grandes nomes da história da NFL, nunca foi campeão e não tem números que saltam aos olhos. Mas viveu o suficiente para abrir uma exceção que será eternizada.

Tripucka teve passagens por Philadelphia Eagles, Detroit Lions, Chicago Cardinals e Dallas Texans entre 1949 e 1952, todas com pouco sucesso. Jogou sete anos na CFL antes de finalmente desembarcar em Denver em 1960. Mas não na NFL, e sim na extinta AFL. E não para ser quarterback, mas sim para ser assistente técnico.

Leia mais sobre a NFL

A necessidade de encontrar um bom jogador na posição fez o técnico Frank Filchock insistir para que Tripucka voltasse a campo. Ele aceitou, jogou quatro temporadas e, mesmo sem grandes resultados, tornou-se o primeiro quarterback da história da AFL a lançar para mais de 3 mil jardas. A sequência de fatos fizeram com que o Broncos o induzisse ao seu próprio salão da fama e aposentasse o número 18.

Quase cinco décadas depois de sua saída de Denver, em 2012, o recém-dispensado pelo Colts Peyton Manning recebeu várias propostas, mas optou por assinar com o Broncos. Aos 84 anos, Frank Tripucka entendeu o tamanho da contratação. Foi pessoalmente conversar com Manning e disse que fazia questão da reutilização do número. Peyton, que estava disposto a respeitar a tradição e voltar a usar o número 16, mesmo que adotou na Universidade do Tennessee, aceitou o pedido do primeiro quarterback da história do Broncos.

Se Peyton Manning optar pela aposentadoria, o número 18 voltará a ser aposentado. Tripucka, que morreu pouco depois, em setembro de 2013, permitiu que a sua camiseta voltasse ao gramado para, no corpo de Peyton, conquistar o Super Bowl 50.

Envie seu Comentário