Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Prime Time Explica: como a defesa elimina jogadores de ataque no beisebol

13 de março de 2016 0
Bookmark and Share
Foto: Stacy Revere/Getty Images/AFP

Foto: Stacy Revere/Getty Images/AFP

O principal objetivo da defesa no beisebol é eliminar três jogadores para assim encerar o ciclo de ataque da equipe adversária. Essas eliminações podem ocorrer das seguintes formas:

Strikeout - Antes de falarmos sobre o strikeout, vamos explicar o que é um strike e o que é “bola” no beisebol.

Strikes são todas as bolas que não são rebatidas pelo rebatedor seja em tentativas frustradas ou por omissão em arremessos que atingem a *zona de strike. Um strike é computado quando:  o arremessador lançar uma bola na zona de strike ou fora dela e o rebatedor tentar rebater sem sucesso ou quando o jogador não tenta rebater uma bola que é arremessada dento da zona de strike.

*Zona de strike: é a região delimitada entre o cotovelo e o joelho do rebatedor (altura) e por linhas laterais no chão no entorno da home plate (largura). Portanto, a zona de strike varia de jogador para jogador. Exemplo:

Exemplo de zona de strike. Montagem sobre foto: Christian Petersen/Getty Images/AFP

Exemplo de zona de strike. Montagem sobre foto: Christian Petersen/Getty Images/AFP

Prime Time Explica: como funciona o tempo em partidas de beisebol

É considerado bola (ball) quando o arremesso atinge qualquer área fora da zona de strike e o rebatedor não tenta rebater ela, não projetando o swing.

Portanto, é registrado um strikeout quando o arremessador consegue três strikes. Vale lembrar que foul balls, bolas rebatidas para fora  do campo de jogo, não são computados como terceiro strike, apenas segundo e primeiro.

Prime Time Explica: como são as posições no beisebol

Exemplo de strike resultando um Strikeout:

Groundout - Ocorre quando um jogador de defesa captura uma bola rebatida que tocou no solo e lança ela para o jogador da primeira base efetuar a eliminação.

Exemplo de Groudout:

Flyout - É a eliminação ocasionada após uma bola que foi rebatida para o alto ser capturada no ar, antes de tocar o solo, por algum dos jogadores de defesa.

Exemplo de flyout:

Tag out - Um tag out acontece quando um jogador de defesa, com a posse da bola, encosta em um jogador de ataque que não está em contato com alguma das bases.

Exemplo de tagout:

Forceout - Essa eliminação só é possível com pelo menos um jogador em base. Ela segue a mesma dinâmica de um Groundout. O defensor elimina o corredor, que é obrigado a avançar para determinada base após uma rebatida, apenas encostando, com a posse da bola, na base pretendida por esse jogador de ataque.

Exemplo de forceout:

Fique de olho no Prime Time para acompanhar o próximo Prime Time Explica sobre beisebol.

Vídeos: MLB.TV

Leia mais sobre MLB

A temporada regular da Major League Baseball começa apenas no dia 3 de abril com três jogos. A partida principal do dia será o duelo entre New York Mets e o atual campeão da liga, Kansas City Royals, no Kauffman Stadium, Missouri.

Envie seu Comentário