Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
Capa ZH ZH Blogs Assine agora

Prime Time Explica: a pontuação no beisebol

19 de março de 2016 0
Bookmark and Share
Foto: Leon Halip/Getty Images/AFP

Foto: Leon Halip/Getty Images/AFP

No ataque, os jogadores buscam conseguir bases através de rebatidas válidas. Para conseguir uma rebatida efetiva, o rebatedor precisa avançar pelo menos para a primeira base. Uma rebatida válida acontece quando o jogador de ataque consegue rebater a bola para o campo de jogo e avança para uma das bases antes da defesa conseguir chegar com a posse de bola em determinada base.

Quando um rebatedor consegue uma rebatida válida ele passa a ser um corredor. O principal objetivo de um runner é avançar o maior número de bases para conseguir efetivar uma corrida. Esse jogador pode ser impulsionado para as outras bases através de rebatidas de seus companheiros, roubos de base ou até em erros de defesa.

Os corredores podem ser substituídos por atletas mais rápidos durante a partida. Isso garante mais efetividade para conquistar bases.

O que é uma corrida?

Foto: Norm Hall/Getty Images/AFP

Foto: Norm Hall/Getty Images/AFP

No beisebol, o jogador de ataque precisa percorrer as quatro bases do campo para anotar uma corrida. Uma corrida equivale a um ponto em uma partida de beisebol. O ataque segue a seguinte dinâmica: jogadores chegando em base para serem impulsionados  para as outras bases por  outros rebatedores até uma corrida ser anotada. A cada rebatida válida, todos que estão em base tentam avançar o máximo possível para ficar mais perto da home plate (última base) e anotar uma corrida.

Corrida impulsionada: é quando uma rebatida impulsiona um corredor para anotar uma corrida. Se um rebatedor conseguir uma rebatida válida, que faça o corredor conseguir chegar na home plate (quarta base), uma corrida impulsionada (RBI) é marcada em suas estatísticas. Mais de um jogador pode ser impulsionado por uma rebatida válida.

Tipos de rebatidas válidas

Rebatida simples: o jogador consegue colocar a bola em jogo, mas consegue avançar apenas para a primeira base, permanecendo nela.

Exemplo de rebatida simples:

Rebatida dupla: o rebatedor consegue conquistar a segunda base com uma rebatida mais forte e que projeta a bola para um pouco mais longe do campo interno, dificultando a rapidez da defesa.

Exemplo de uma rebatida dupla impulsionando um jogador:

Rebatida tripla: são rebatidas mais potentes que atingem, geralmente, o limite do campo externo. Rebatedores mais rápidos tem mais facilidade para conseguir esse tipo de avanço.

Exemplo de uma rebatida tripla:

Home run: Um home run ocorre quando o rebatedor consegue rebater a bola para fora dos limites do campo de jogo. Quando isso ocorre, a defesa fica impossibilitada de eliminar ele. Ele anota, automaticamente uma corrida, se mais jogadores estiverem ocupando as bases durante um home run eles também contabilizam corridas para equipe. Por exemplo, se um jogador de ataque consegue um home run e possui um corredor na primeira base, duas corridas são anotadas e assim por diante.

Exemplo de um home run de três corridas:

Se um jogador de ataque consegue um home run com as bases lotadas, com jogadores na primeira, segunda e terceira base, ele consegue um grand slam, jogada onde o ataque anota quatro corridas em apenas uma jogada.

Inside the park home run: é quando um rebatedor consegue percorrer as quatro bases em apenas uma rebatida, com a bola impulsionada para dentro dos limites do campo e ainda em jogo. Geralmente essa jogada ocorre quando um jogador muito veloz consegue impulsionar a bolinha para uma região extrema do campo de jogo, tirando a agilidade da defesa.

Exemplo de um inside the park home run:

Roubo de base: outra maneira de um corredor avançar para outra base, sem ser impulsionado por outro rebatedor, é através dos roubos de base. Um roubo acontece quando um corredor corre para a base seguinte durante o duelo entre arremessador e o rebatedor. Se a defesa não conseguir efetuar o tag, o ladrão de base consegue efetivar a jogada.

Exemplo de um roubo de base:

O roubo de base também pode ocorrer em um erro de defesa, como, por exemplo, em um arremesso selvagem do pitcher, jogada onde o arremessador perde o controle no momento de arremessar, jogando a bolinha para fora da área de controle do catcher.

Erros de arremesso dos outros jogadores de defesa também podem facilitar um roubo de base.

Fique de olho no Prime Time para acompanhar o próximo Prime Time Explica sobre beisebol.

Vídeos: MLB.TV

Leia mais sobre MLB

A temporada regular da Major League Baseball começa apenas no dia 3 de abril com três jogos. A partida principal do dia será o duelo entre New York Mets e o atual campeão da liga, Kansas City Royals, no Kauffman Stadium, Missouri.

Envie seu Comentário