
Foto: Scott Halleran/Getty Images/AFP
Nas listas de melhores jogadores, é comum vermos praticamente tudo ser formado por quarterbacks. Por isso, a NFL resolveu fazer um ranking com os 10 melhores atletas da liga que atuam em outras posições.
Leia mais sobre a NFL
1. J.J Watt (defensive end, Houston Texans)
Watt tem apenas cinco temporadas na NFL. Já foi o defensor do ano três vezes, Pro Bowler quatro vezes e só não foi o MVP de 2014 porque não conseguiu carregar o Texans aos playoffs, enquanto Aaron Rodgers fez isso com o Green Bay Packers. O camisa 99 se tornou um dos maiores símbolos da liga e é, sem dúvida, o maior nome da ainda curta história da franquia.
2. Rob Gronkowski (tight end, New England Patriots)
Gronk revolucionou a posição ao conseguir jogar de fato na função de tight end — e não com um tight end aberto como se fosse um wide receiver — e mesmo assim acumular números elevados em jardas e recepções. Ao lado de Tom Brady, faz do Patriots um dos times mais fortes da NFL. É a peça mais difícil na montagem do quebra-cabeça do time, já que é rápido demais para ser marcado por linebackers e forte demais para ser marcado por defensive backs.
3. Aaron Donald (defensive tackle, Los Angeles Rams)
Mesmo jogando pelo meio da linha defensiva, consegue expressivos números ao pressionar o adversário. Além disso, é extremamente efetivo para parar as corridas pelo meio. Mesmo com apenas dois anos de carreira, já se coloca entre os melhores defensores da NFL.
4. Von Miller (linebacker, Denver Broncos)
MVP do Super Bowl com totais méritos. Seria também o MVP de todos os playoffs do ano passado se o prêmio existisse. O outside linebacker é a grande estrela do atual campeão da NFL e o principal nome na melhor defesa da liga. Além de chegar com facilidade no quarterback adversário, tem uma eficiência absurda para forçar turnovers.
5. Luke Kuechly (linebacker, Carolina Panthers)
Kuechly pode cobrir, pode pressionar, pode parar corridas. Em uma era onde pass rushers são os mais valorizados, o camisa 59 consegue ser altamente valorizado mesmo jogando no meio da defesa. A sua versatilidade faz dele um dos jogadores mais completos da liga.
6. Antonio Brown (wide receiver, Pittsburgh Steelers)
Bomba de Big Ben. Recepção de Antonio Brown. Uma das conexões mais famosas da liga deixa claro que Brown é rápido, tem mãos firmes e é o melhor recebedor da NFL na atualidade. O camisa 84 foi o líder em jardas recebidas em 2014 e líder em recepções nos últimos dois anos.
7. Julio Jones (wide receiver, Atlanta Falcons)
Se Antonio Brown foi o líder em recepções na última temporada, o líder em jardas recebidas foi Julio Jones. Forte, o recebedor ganha lances disputados e tem uma boa capacidade para ganhar jardas depois da recepção. É o grande nome atual do Atlanta Falcons.
8. Odell Beckham Jr. (wide receiver, New York Giants)
Beckham tem o potencial para ser o recebedor mais explosivo da NFL. Dono de recepções plásticas e muito popular, ainda mais por jogar em Nova York, o camisa 13 fez mais de 1,3 mil jardas nas duas temporadas como profissional e se tornou uma estrela logo de cara.
9. Khalil Mack (linebacker/defensive end, Oakland Raiders)
Logo em sua segunda temporada como profissional, Khalil Mack se tornou o primeiro jogador a ser eleito para a seleção da temporada em duas posições: outside linebacker e defensive end. O defensor mostrou que é versátil e tem uma grande capacidade para pressionar o quarterback rival. O potencial é alto para ser uma peça principal em um bom e jovem time do Raiders.
10. Patrick Peterson (cornerback, Arizona Cardinals)
Peterson teve apenas duas interceptações em 2015, o menor número desde a sua temporada de calouro, em 2011. Isso significa uma queda de rendimento, certo? Errado. O fato é que Peterson virou uma espécie de ilha na defesa do Cardinals, e os rivais temem lançar a bola ali. A capacidade de tirar o espaço dos recebedores faz de Peterson um cornerback perfeito para os tempos atuais do futebol americano.