Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Entrevista de Final de Semana

02 de agosto de 2014 0

 

 

“Tenho total confiança no governador”
Sacramentado como candidato ao Senado na chapa que busca a reeleição de Raimundo Colombo, o ex-prefeito da Capital, Dário Berger, ajustou rapidamente os ponteiros com os novos companheiros de jornada e tem percorrido o Estado ao lado do próprio Colombo, de Eduardo Moreira e dos senadores Luiz Henrique e Casildo Maldaner.
Depois de amargar derrotas nas eleições municipais de Florianópolis e São José há dois anos, Dário é a nova versão da mitológica Phoenix na política estadual. Ele sabe que tem um caminho árduo pela frente, mas não dá sinais de que tenha entrado no jogo para perder.
Nesta entrevista, Dário Berger fala sobre a recepção dos partidos aliados, seus planos para o caso de conquistar a cadeira no Senado, a superação das divergências com o governador e o vice, e afirma estar contando com o apoio dos prefeitos César Souza Junior (Florianópolis) e Adeliana Dal Pont (São José).
 

 
Recepção dos aliados
A receptividade não poderia ser melhor, porque o entendimento de todos é que a minha entrada (no prazo fatal das convenções) selou a coesão do grupo. Percorrendo o estado com Colombo, Eduardo, Luiz Henrique e Casildo, o que se vê é um PMDB unido e entusiasmado ao lado do PSD, sob o incentivo da grande aliança que nos uniu ao PR, DEM, PTB, PROS, PC do B, PSC, PV, PDT, PRB e PDSC. Construir essa união com a verdadeira solidez que desejávamos requer negociação, muita conversa, como deve ser sempre na política. O que importa é que a decisão foi feita no tempo regulamentar do jogo. E esta é uma partida em que o time todo entrou como muita garra para ganhar.

 

 

Apoio do PSD
O apoio fica claro nas declarações públicas do governador. Por diversas vezes, ele já disse que será o meu maior cabo eleitoral, que vai pedir voto para mim, porque faço parte de uma aliança, na qual estamos todos juntos. Tenho total confiança no governador.

 

 
Divergências
Quem faz política com o coração como eu, o Colombo e o Eduardo (antes da definição, Berger não poupou críticas ao governador e ao vice), sabe que ela é a arte de entender que as divergências são parte do processo. Não se faz política apenas de consenso. Só não diverge quem não se posiciona e, como lideranças experientes, logicamente temos posições que nem sempre são as mesmas. A diferença da boa política, aquela que se faz com paixão e real interesse nas pessoas, é ter a maturidade para sentar e discutir para se chegar a um denominador comum. Foi o que fizemos. O entusiasmo na nossa convivência é claro para quem quiser ver.

 

 

Engajamento de LHS
O senador é o grande líder, um dos mais engajados na minha candidatura. Posso afirmar com convicção que se trata de uma das maiores autoridades políticas de nossa história recente.

 
Bandeiras no Senado
Podemos começar pela Reforma Tributária, afinal, é inconcebível que todos trabalhemos aproximadamente 5 meses só para pagar impostos. Basta de aumento de tributos. Na mesma esteira, defendo a simplificação e unificação de impostos. Esse é um tema que requer um grande e definitivo debate para desburocratizar a vida do trabalhador. Um novo pacto federativo para distribuição mais equânime do bolo e o incentivo à agricultura familiar e ao agronegócio, entre tantos outros. É importante destacar que, sendo fiel à minha trajetória, as obras e realizações são importantes, mas as pessoas são mais importantes. Sempre trabalhei para elas. Por isso, tenho dito que serei o senador das pessoas. Todo senador deveria passar antes por uma administração municipal para sentir na pele a realidade brasileira. A maioria não tem a mínima consciência dos problemas reais da nossa gente. Como será o Dario senador? Será exatamente como sempre foi: vai encarar os desafios de frente. E, junto com Luiz Henrique, garantir a Santa Catarina um Senado cada vez mais forte.

 

 
Aposta na TV
É um instrumento legítimo, um direito de todos, e que no meu caso vou usar para mostrar quem sou, de onde vim, o que fiz e o que pretendo fazer nesse grande e honroso desafio.

 
Governo em 2018
Estou totalmente empenhado e dedicado à candidatura ao Senado. Uma das grandes virtudes para quem quer vencer é ter foco. E o meu foco é um só: a vitória da coligação e minha eleição ao Senado.

 
Plano diretor
O novo plano começou a ser desenhado ainda na minha administração (e vem gerando polêmicas e preocupando a indústria da construção civil). Em todos os municípios, sua aprovação sempre gera, num primeiro momento, reações aos novos conceitos. É uma questão de tempo para que busquemos o crescimento sustentável e assim consigamos construir a cidade de nossos sonhos e dos sonhos das gerações futuras.

 
César Júnior e Adeliana
É claro (que conta com o apoio dos prefeitos de Florianópolis e São José, que foram adversários de Berger em 2012)! Hoje, fazemos parte do mesmo projeto.

 
Apoios proporcionais
Apoio todos os candidatos (a federal e a estadual na Grande Florianópolis) da coligação.

 

CURTAS

01 de agosto de 2014 0

Silvio também- O deputado Silvio Dreveck (PP), que tem base eleitoral em São Bento do Sul, lança hoje a campanha à reeleição. O ato contará com a presença de Paulo Bauer, Joares Ponticelli e Paulo Bornhausen. Ex-prefeito da cidade em duas oportunidades, Dreveck vai buscar o terceiro mandato consecutivo na Alesc.

Agora é lei- O deputado Décio Lima (PT-SC) participou da cerimônia de sanção do Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. A Lei torna mais clara e transparente as parcerias celebradas entre estas organizações e o governo federal. O parlamentar foi o relator do projeto de Lei quando tramitava na Câmara.

Destaque

01 de agosto de 2014 0

Coordenador do Movimento Brasil Eficiente, o empresário Carlos Rodolfo Schneider está tendo papel destacado na organização do seminário do grupo Lide, marcado para o dia 5 de agosto, em São Paulo, para tratar de “simplificação tributária, gestão pública e programa de governo” dos três principais presidenciáveis.
Confirmaram presença no evento o coordenador geral do programa de governo de Dilma Rousseff, Alessandro Teixeira; Maurício Rands, coordenador do programa de governo de Eduardo Campos e Wilson Brumer, que responde pela mesma área na campanha de Aécio Neves.

 

Presidenciável

01 de agosto de 2014 0

Postulante do PSol à presidência da República, a gaúcha Luciana Genro tem agenda hoje em Florianópolis. O primeiro ato dela será a apresentação do programa de governo na área de segurança à Associação dos Praças de Santa Catarina (Aprasc), quando será acompanhada pelo vereador Afrânio Boppré, candidato a governador, e pelo deputado Amauri Soares, que disputa o Senado.
Tanto Luciana como Soares têm ligações estreitas com os praças. A candidata também participará de caminhada pelo centro da Capital.

Apoios

01 de agosto de 2014 0

Deputado federal Jorginho Mello cumpre extenso roteiro de hoje até domingo no Norte de Santa Catarina. Candidato à reeleição, o parlamentar fará reuniões e ouvirá a população de 14 cidades.
Em Jaraguá do Sul, ele prestigia o lançamento da campanha a deputado estadual do radialista Junqueira Júnior, sexta-feira à noite. No sábado, mais dois concorrentes a uma cadeira na Alesc lançarão suas campanhas com a presença do deputado: Herbert Werka, presidente da Câmara de Mafra e do também vereador Laudecir José Gonçalves, de Três Barras.

Mobilização

01 de agosto de 2014 0

O PT realiza hoje à noite a Plenária da Microrregião de Florianópolis. Essa rodada, que vêm ocorrendo em todo Estado durante a passagem dos candidatos Claudio Vignatti, Thiago Morastoni e Milton Mendes, é uma estratégia da campanha majoritária.
O objetivo principal é a organização da campanha em cada município catarinense, que encaminha suas questões para o processo eleitoral. O lema das reuniões nas micros é “Vamos eleger Dilma, Vignatti-Thiago, Milton e nossos proporcionais!”.

 

 

Turismo

01 de agosto de 2014 0

Secretário nacional de políticas de Turismo, Vinícius Lummertz aterrissou ontem em Santa Catarina. E chamou reunião de trabalho com os secretários municipais de Turismo para definir a pauta das reuniões que acontecerão com o ministro Vinícius Lages, que chega hoje ao Estado e fica até domingo, quando participa do encerramento do Festival de Dança de Joinville.
Os Vinícius devem visitar São Joaquim, Laguna, Balneário Camboriú, Joinville, São Francisco do Sul, Araquari e Barra do Sul, discutindo ações para desenvolver o turismo em SC.

Lançamento

01 de agosto de 2014 0

Promete ser prestigiado o lançamento da campanha à reeleição do deputado estadual Carlos Chiodini (PMDB), hoje em Jaraguá do Sul. Os majoritários Raimundo Colombo, Eduardo Moreira e Dário Berger, além dos senadores Luiz Henrique e Casildo Maldaner, vão marcar presença.
Deputado federal Mauro Marini, que faz dobradinha com Chiodini na região, também comparecerá, assim como prefeitos, vereadores e lideranças que apoiam o projeto. O site da campanha do peemedebista também será lançado durante o ato.

 

CURTAS

31 de julho de 2014 0

Roteiro- Raimundo Colombo, Eduardo Moreira, Dário Berger e os senadores Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner cumprem agenda eleitoral neste sábado, em Brusque, que é administrada pelo coordenador da campanha de Dilma Rousseff em SC, Paulo Eccel.

Patente alta- Advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que virou celebridade na defesa de políticos em Brasília, confirmou presença na Conferência Estadual dos Advogados, evento agendado pela OAB-SC para os dias 21, 22 e 23 de setembro, em Brusque. Miguel Reale Júnior, ex-ministro da Justiça, também vai participar.

Suíno vivo

31 de julho de 2014 0

Acompanhada por fiscais federais agropecuários brasileiros, uma missão formada por quatro veterinários do Ministério da Agricultura da Argentina está em Santa Catarina. O grupo já conheceu a barreira sanitária da Cidasc na BR-153, em Água Doce. A próxima parada será em Rio das Antas, onde existe uma propriedade rural interessada em exportar suínos vivos para os hermanos.
A Patagônia deseja adquirir animais para reprodutores. Assim como SC, aquela região argentina é considerada área livre de aftosa sem vacinação. Se o negócio for fechado, esta será a primeira vez que o Estado – que exporta carne de aves, bovinos e suínos para 150 países – exportará animais vivos.

 

Mais um passo

31 de julho de 2014 0

Raimundo Colombo esteve ontem, em Brasília. Em audiência com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges Lemos, o governador conseguiu autorização para incluir a empresa Sinotruk no programa de incentivos Inovar-Auto.
Segundo o ministro, a portaria oficial deve ser entregue na próxima semana, durante ato promovido em Santa Catarina, o que garantiria o início das obras da companhia em Lages. Para ter acesso aos benefícios do programa federal, a empresa chinesa terá que utilizar 70% de peças de fabricação nacional.

 

Laços estreitos

31 de julho de 2014 0

Empenhado na campanha dos candidatos majoritários da coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar, o prefeito de Joinville, Udo Döhler, se reencontrou com o correligionário Gean Loureiro, candidato a deputado estadual.
Os dois ficaram muito próximos a partir do segundo turno das eleições de 2012, quando ambos disputaram as duas maiores prefeituras do Estado contra candidatos do PSD. Udo ficou muito satisfeito de ver Gean praticamente recuperado do grave acidente que sofreu no ano passado.

 

Marco regulatório

31 de julho de 2014 0

Atendendo a convite da presidente Dilma Rousseff, o deputado federal Décio Lima (PT) participa hoje, em Brasília, de solenidade no Palácio de Planalto, onde será sancionado o projeto de lei que cria o marco regulatório das ONG’s. A matéria foi aprovada no dia 2 de julho e teve o catarinense como relator do texto final.
A nova lei estabelece uma série de exigências, como comprovação de que a ONG existe há pelo menos três anos e experiência na área onde de atuação, para celebrar convênios com o poder público. O marco também instituiu um processo seletivo para as entidades, denominado chamada pública.

Agenda dupla

31 de julho de 2014 0

Dilma Rousseff vai vir a Santa Catarina durante a campanha eleitoral. Serão dois momentos, sem data definida ainda. A primeira agenda será com o PT e os movimentos sindicais. A segunda, com o governador Raimundo Colombo.
As datas devem ser definidas ainda esta semana e serão repassadas aos integrantes do comitê suprapartidário de Dilma em SC. Quem está se integrando ao grupo, como coordenador executivo do comitê, o é ex-deputado Dionei Walter da Silva, de Jaraguá do Sul.

Ódio de Lula pode ajudar Dário

31 de julho de 2014 3

Informações de bastidores dão conta de que o alto comissariado petista estaria avaliando a possibilidade, já devidamente provocado pelo ex-presidente Lula da Silva, de descarregar os votos em Dário Berger na corrida ao Senado. A atitude extrema, para dizer o mínimo, seria uma forma de evitar a vitória de Paulo Bornhausen. O clã catarinense motiva um ódio mortal no petista-mor.
Lula não perde uma oportunidade sequer de atacar a família, principalmente o ex-senador Jorge Konder Bornhausen. Basta lembrar da campanha de 2010. Durante comício em Joinville, em que o ex-presidente tentava impulsionar a candidatura de Ideli Salvatti ao governo, o discurso foi virulento e ele chegou a afirmar que o DEM – sucedâneo do PFL, comando por JKB naqueles dias – deveria “ser extirpado da política”.
Caso as pesquisas de intenção de voto em 2014 pendam para uma situação de equilíbrio entre Paulinho e Berger, o petista Milton Mendes de Oliveira correria o risco de ser cristianizado a partir do sentimento de Lula da Silva. O encaminhamento, no entanto, é descartado por petistas de alto coturno em Santa Catarina. Eles não admitem que o partido ignore a postulação de Milton Mendes, quadro histórico do PT Barriga-Verde.
Para quem não se lembra, Milton já foi presidente do partido, deputado e candidato a inúmeros cargos eletivos; atuou como advogado na defesa da legenda e leva, ainda, no currículo, o fato ter sido um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Estado, em 1979.