Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Turismo no Mercosul

29 de novembro de 2014 0

Vinícius Lummertz, secretário Nacional de Políticas de Turismo, esteve em Buenos Aires. Ali, ao lado de ministros da área dos países do Mercosul, foi discutida uma pauta para a promoção conjunta de turismo em outros mercados e também a criação de um fundo para ações promocionais, dentre outros temas.
Segundo o catarinense, houve poucos avanços, porém ficou evidenciado o interesse dos países em incrementar o fluxo de turistas entre as nações do mercado comum do Sul.

Incoerência

29 de novembro de 2014 0

Na nota, os líderes petistas lembraram que apoiaram Luiz Henrique em 2002, inclusive com a presença de Lula da Silva no palanque eleitoral. Na sequência, o peemedebista aliou-se ao PFL, por meio de seu sucedâneo (DEM), cuja defecção originou o PSD.
Sem dúvida, um contrassenso no momento em que Thiago Morastoni patrocina uma homenagem a LHS. Na foto, o senador conversando com Thiago (D) e Volnei Morastoni (E), que não se reelegeu deputado, mas que em 2003 chegou à presidência da Assembleia, com o apoio de Luiz Henrique.

Iniciativa

29 de novembro de 2014 0

Luiz Henrique da Silveira agora também é cidadão de itajaiense. Recebeu a láurea na noite de quinta-feira, na Câmara de Vereadores. A indicação partiu do vereador Thiago Morastoni, do PT, que foi candidato a vice na chapa ao governo, encabeçada por Cláudio Vignatti.
O jovem e articulado vereador ressaltou as conquistas da cidade nas gestões de LHS como governador e agora como senador. Interessante observar que o PT emitiu recentemente uma nota criticando duramente o líder peemedebista e seus dois mandatos à frente da administração estadual.

Inferno astral

29 de novembro de 2014 0

Não bastasse tudo isso, até mesmo a Operação Ave de Rapina, na Capital, que havia atingido em cheio o PSD de Florianópolis, começa a respingar nos peemedebistas. Além da própria gestão de Balneário Camboriú, as prefeituras de São Miguel do Oeste e São Bento do Sul, todas geridas pelo PMDB, estão sendo obrigadas a revisar contratos que firmaram com empresas tragadas pela Ave de Rapina.
Enrolado até o pescoço em suspeitas de toda ordem, o PMDB, sem sombra de dúvida, não chega com aquela força toda para brigar pelos espaços na máquina estadual. Contexto que amplia a sede de PSD, fortalecido, e das outras siglas aliadas que passam incólumes aos escândalos da vez.
Os cargos a serem ocupados pelo PMDB talvez não sejam tão generosos também por uma outra variante: o enxugamento da estrutura pública a partir da reforma administrativa projetada pelo núcleo duro do governo Raimundo Colombo.

Dupla encrencada

29 de novembro de 2014 0

Lages e Balneário, ao lado de Joinville, são as vitrines do PMDB no âmbito das administrações municipais em Santa Catarina. E nas duas primeiras, suspeitas de malversação e desvios de verbas públicas colocaram os prefeitos Elizeu Mattos e Edson Piriquito em situação delicada.
Na cidade serrana, o promotor de Justiça Joel Rogério Furtado Junior já despachou ao TJ o inquérito da chamada Operação Águas Limpas, que culminou com a prisão em flagrante do motorista do prefeito. Ele foi pego recebendo R$ 165 mil em espécie.
Já no município litorâneo, os desdobramentos da Operação Trato Feito – pela qual foram presos secretários, diretores, presidentes de autarquias e empresários – ainda são sentidos na administração municipal. São casos que respingam na estrutura peemedebista.

PMDB na berlinda

29 de novembro de 2014 0

O retorno de Raimundo Colombo ao trabalho nesta semana que passou – após uma cirurgia para colocação de um stent na coronária – marcou também a retomada das negociações para o preenchimento dos cargos no governo que se inicia em janeiro.
Maior partido do Estado e sócio do consórcio vencedor em outubro, o PMDB puxou a fila, tendo como interlocutores os deputados Valdir Cobalchini (presidente em exercício) e Moacir Sopelsa (líder da bancada). O apetite da turma do Manda Brasa é grande, mas há algumas pedras no caminho da legenda.
O retorno à pauta do rumoroso caso da Monreal, cujo contrato com a Celesc rendeu o indiciamento do vice-governador reeleito Eduardo Pinho Moreira, e outras 18 pessoas; somado a ações policiais em Lages, Balneário Camboriú e aos reflexos da Operação Ave de Rapina em prefeituras administradas pela legenda, pode ter peso significativo na hora da definição da fatia de cada sigla na administração estadual.

CURTAS

28 de novembro de 2014 0

Green card- Gaúcho de nascimento, o secretário de Administração, Derly Anunciação – que adotou SC há 27 anos – vai receber o título de cidadão catarinense na próxima segunda-feira, dia 1º de dezembro. Derly considera esta uma de suas maiores conquistas.

Gesto- O ex-deputado Sandro Tarzan vai ser homenageado pela Câmara de Vereadores de Porto Belo, com o titulo de Cidadão Honorário.

Turismo no Mercosul

28 de novembro de 2014 0

Vinícius Lummertz, secretário Nacional de Políticas de Turismo, esteve em Buenos. Ali, ao lado de ministros da área dos países do Mercosul, foi discutida uma pauta para a promoção conjunta de turismo em outros mercados e também a criação de um fundo para ações promocionais, dentre outros temas.
Segundo o catarinense, houve poucos avanços, porém ficou evidenciado o interesse dos países em incrementar o fluxo de turistas entre as nações do mercado comum do Sul.

Bala na agulha

28 de novembro de 2014 0

Equipe do renomado jornalista Caco Barcellos, da TV Globo, está produzindo uma edição do ousado Profissão Repórter com base em um projeto do deputado catarinense Rogério Peninha Mendonça (PMDB).
O parlamentar defende a revogação do chamado estatuto do desarmamento. A proposta deve ser votada este ano, conforme deliberação da comissão especial. A repercussão tem sido grande, gerando controvérsias país afora. Para ele, o cidadão de bem deve ter o direito de comprar uma arma para “proteger sua vida, sua família e seu patrimônio”.
Esta semana, Peninha recebeu a visita, em Brasília, do deputado Aldo Schneider, outro defensor do fim do estatuto.

Força renovável

28 de novembro de 2014 0

Casildo Maldaner está comemorando a aprovação de projeto que incentiva iniciativas de energia renovável e do qual foi relator. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, em caráter terminativo, projeto que isenta de impostos a importação de equipamentos para geração de energia solar.
A única ressalva para a isenção é a de que os materiais não tenham similar nacional. A matéria segue à Câmara. Maldaner também já conseguiu aprovar projeto que aumenta a capacidade de endividamento de estados municípios no financiamento de obras que gerem energia limpa.

Lacuna

28 de novembro de 2014 0

A morte de Carlos Alberto Silveira Lenzi deixa uma lacuna difícil de ser preenchida nos meios intelectuais, jurídicos e políticos do Estado. Figura ímpar, casado com outra personalidade de destaque, (professora Zuleika, ex-vereadora e militante histórica do PMDB), Lenzi deixou sua marca de gentileza, porém firmeza profissional por onde passou.
Seja no jornalismo, na literatura, com a publicação de dois livros; na educação ou na defesa democrática; ou ainda no Judiciário, onde como desembargador também foi fundamental para fazer a aproximação entre a turma da toga e a imprensa de SC. Personalidades dos mais variados setores lamentaram o seu falecimento.

Lama do bem

28 de novembro de 2014 0

Senador Paulo Bauer intermediou encontro entre o vice-prefeito de Corupá, Loriano Costa, o Kutcha (PSDB), com o senador Aécio Neves. O líder maior do tucanato recebeu convite para participar da próxima edição do Bananalama, maior evento de trilheiros do Brasil.
Outro tucano e senador, Cássio Cunha Lima (PB), e o vereador de Serra Alta, Selécio Orth, testemunharam o contato. O neto de Tancredo Neves não confirmou a presença, mas se mostrou vivamente interessado, pois também é adepto de trilhas.

Novo Parâmetro

28 de novembro de 2014 0

Ponto que parece pacífico entre o grupo governista é o esvaziamento das Secretarias Regionais. As 36 hoje existentes serão mantidas, mas sua estrutura vai encolher e o repasse de recursos será somente para o custeio com as despesas básicas, como salários, alugueis e contas de águas e energia.
As verbas que realmente interessam ao cidadão, destinadas a obras e investimentos, ficarão a cargo exclusivo de cada secretaria setorial.

Reforma esvazia Regionais

28 de novembro de 2014 0

Reforma esvazia Regionais
Raimundo Colombo e Eduardo Moreira reservaram boa parte da manhã de ontem para conhecer os detalhes da proposta de reforma administrativa que deve ser encaminhada à Assembleia em fevereiro de 2015. Governador e vice ficaram entusiasmados com o trabalho apresentado pelos secretários Antonio Gavazzoni (Fazenda), Derly Anunciação (Administração), Nelson Serpa (Casa Civil) e Murilo Flores (Planejamento), com o suporte de seis técnicos do governo.
Os presentes se comprometeram a não vazar o conteúdo do projeto, mas se sabe que haverá fusões, extinções e compactações, tornando a máquina estatal bem mais enxuta e barata, um antigo sonho de Colombo.
O governador terá tempo para analisar com calma a proposta, pois não vai submeter às mudanças ao crivo da Alesc no apagar das luzes de 2014 e, muito menos, em janeiro de 2015, o que implicaria em convocação extraordinária e custos extras. Seria um contrassenso diante de uma proposta de redução do custeio da estrutura pública estadual. A missão estará a cargo da nova legislatura, que toma posse no segundo mês do próximo ano.

CURTA

27 de novembro de 2014 0

Gesto- Luiz Henrique recebe hoje à noite o título de Cidadão Honorário de Itajaí. Vereador Thiago Morastoni (PT) fez a indicação e justifica lembrando que LHS, como governador e senador, atuou de forma decisiva em favor do município. O jovem petista foi vice na chapa encabeçada por Cláudio Vignatti, na corrida pelo governo.