Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Composição

30 de outubro de 2014 0

Seguem a todo vapor as articulações para a formação da nova mesa diretora da Assembleia. E o peemedebista Aldo Schneider está cotado para ser o 1º vice de Gelson Merísio. Aldo entraria na cota do PMDB.

Sinalização

30 de outubro de 2014 0

Repercutiu politicamente a decisão dos procuradores federais Eduardo Serôa e João Marques Brandão de pedirem o arquivamento da investigação que envolvia Dário Berger na Operação Moeda Verde.
A peça subscrita pelos representantes do Ministério Público solicita o arquivamento de 19 crimes já prescritos, o que também favorece outras 44 pessoas, todas devido ao conflito de competências. Ou seja, mais uma pizza, porque não está avaliando o mérito dos processos.
A Moeda Verde investigou crimes ambientais envolvendo suposto suborno para a liberação de licenças que teria que passar pelo crivo da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Florianópolis.

 

Descentralização

30 de outubro de 2014 0

Após avaliar o sucesso da coligação governista, que reelegeu Raimundo Colombo e Eduardo Moreira no primeiro turno, garantindo, ainda, uma vaga no Senado a Dário Berger e mais nove dos 16 deputados federais e 22 dos 40 estaduais, o senador Luiz Henrique da Silveira creditou o sucesso da eleição à descentralização administrativa.
“Governo descentralizado é um governo realizador, é um governo que erra menos”, assinalou LHS, defendendo também a necessidade de reforma política e um novo pacto federativo.

Bola fora

30 de outubro de 2014 0

Fortalecido depois da votação histórica para deputado federal, Esperidião Amin resolveu sinalizar que pretende ver o ex-deputado Gilson dos Santos na presidência estadual do PP. Movimento, aliás, que repercutiu muito mal nas fileiras do partido.
Evidentemente que as restrições não recaem sobre a figura dele, que é afável e benquisto por todos. O problema é que Gilson, que inclusive já passou pelo Tribunal de Contas, está sem mandato e afastado do dia a dia da política há muitos anos.
O sentimento geral no seio do PP é que o comandante tem que ser alguém em plena atividade política.

 

Sonegação

30 de outubro de 2014 0

A Secretaria da Fazenda espera reunir hoje cerca de 400 auditores fiscais na 1ª Jornada Tributária do Fisco Catarinense, em Florianópolis. A meta é aperfeiçoar o combate à sonegação, o que vem rendendo bons frutos para o caixa do Estado, após o acordo entre o governo e a categoria, premiando quem dá resultados, a chamada meritocracia.
Segundo o secretário Antonio Gavazzoni, no acumulado de janeiro a setembro, a arrecadação de ICMS cresceu 11%, desempenho alentado considerando que a economia do país está estagnada.

 

Sintomático

30 de outubro de 2014 0

Ainda este ano, Raimundo Colombo vai tirar uma semana de férias para descansar do ritmo imprimido na campanha eleitoral. E quem deve assumir é Eduardo Moreira, que fez uma viagem ao exterior entre os dois turnos das eleições.
De forma velada, a articulação para casar as agendas visa a evitar que o deputado Romildo Titon assuma o governo, já que ele foi indiciado pela Operação Fundo do Poço. Se o Executivo for entregue às mãos do peemedebista, o gesto poderia soar como uma provocação ao Judiciário. Evidentemente que esse arranjo também evitaria que Joares Ponticelli reassumisse a Alesc novamente.

 

Reforma em gestação

30 de outubro de 2014 0

Raimundo Colombo e Eduardo Moreira deram expediente em Santo Amaro da Imperatriz, nos dois primeiros dias da semana. No hotel Caldas, governador e vice reuniram-se com os secretários Antônio Gavazzoni (Fazenda), Derly Anunciação (Administração) e Nelson Serpa (Casa Civil).
As rodadas reservadas serviram para desencadear as definições acerca dos ajustes no novo governo e a formação da próxima equipe.
Já de volta ao Centro Administrativo, Raimundo Colombo e Eduardo Moreira receberam ontem, em audiência, o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, na presença de Antonio Gavazzoni.
Ficou acertado que Búrigo volta à Capital na semana que vem firmar convênios de cerca de R$ 50 milhões. Mesmo filiado ao PP, o prefeito da principal cidade do Sul respaldou Colombo (PSD) e Moreira (PMDB) em outubro, em retribuição aos investimentos do governo do Estado no município.

Tripé

29 de outubro de 2014 0

Mauro Mariani foi o deputado federal mais votado em Jaraguá do Sul (13.449 votos), seguido por Esperidião Amin (11.332) e Marco Tebaldi (7.791). Os três participaram de encontro promovido pela Acijs na noite de segunda-feira. Aproveitaram para agradecer a confiança e se comprometeram a transformar os votos em muito trabalho, buscando recursos nas áreas de saúde, mobilidade, educação e infraestrutura.

União

29 de outubro de 2014 1

Paulo Bauer foi à tribuna do Senado e assegurou que a oposição não vai se omitir diante da nova realidade política do país e na reconstrução do entendimento nacional. Para o tucano, o Brasil saiu profundamente dividido das urnas ante a disputa acirrada entre o PT e o PSDB.
Bauer disse que é preciso grandeza dos vitoriosos para superar os efeitos da eleição e o marketing eleitoral.

 

Perda

29 de outubro de 2014 1

Em Pernambuco, terra do falecido Eduardo Campos, o tucano Aécio Neves, apoiado pela viúva de Campos, Renata, fez 30% dos votos. Marina Silva também tentou transferir os votos recebidos no primeiro turno. Ou seja: não houve transferência de votos.
Levando-se em conta que Marina vai deixar o PSB e fundar a Rede, o PSB está literalmente órfão de uma grande liderança para comandar a sigla. Contexto que leva tucanos estaduais a avaliar a possibilidade de convidar o deputado federal Paulo Bornhausen a buscar abrigo no ninho.
Se filiar-se ao PSDB, Paulinho poderia disputar a prefeitura de Itajaí em novo endereço partidário.

 

Novo diretório

29 de outubro de 2014 0

Na semana que vem, o PP catarinense vai sentar e projetar o futuro da legenda. Um novo diretório será montado, bem como a nova executiva estadual. Dois são os encaminhamentos possíveis: Joares Ponticelli ser reeleito, tendo Amaro Lúcio da Silva como secretário-geral. Ele é fiel escudeiro de Esperidião Amin.
Ou então, o deputado Silvio Dreveck pode emplacar na presidência, tendo o próprio Ponticelli de secretário-geral. Dreveck já abriu mão no último pleito interno, em favor da recondução de Ponticelli, priorizando, à época, a unidade partidária.

 

 

Retorno

29 de outubro de 2014 0

Encontra-se 90% encaminhada a recondução de Gelson Merísio à presidência da Assembleia. Hoje, ele já teria em torno de 30 votos. A discussão agora é para saber quais os deputados que irão compor a mesa diretora.
É provável que a mesa conte com representantes do PT, PP, PSDB e PMDB. É improvável que surja outra candidatura, tamanho é o favoritismo de Merísio, mas já está certo que um peemedebista vai comandar a Casa na segunda metade da nova legislatura.

Resgate

29 de outubro de 2014 0

Santa Catarina concedeu a Aécio Neves um recorde histórico. Nenhum outro político, local ou nacional, conquistou quase 2,5 milhões.
Nunca na história do Brasil, um mesmo candidato obteve a maior vitória proporcional no mesmo Estado, nos dois turnos. Isso ocorreu em 2014, com Aécio Neves, em Santa Catarina.
Em 2002, Lula da Silva obteve a maior vitória em SC, mas apenas no primeiro turno.

Repensando o governo

29 de outubro de 2014 0

Raimundo Colombo e Eduardo Moreira já estão projetando o novo governo, que começa a partir de 2015. Em princípio, a composição do Colegiado atenderá a critérios, de acordo com o resultado das urnas. Quanto aos nomes, definição apenas em um segundo momento.
O governador está recebendo secretários de Estado para avaliar os números e realizações setoriais, com destaque para os investimentos e as obras. Colombo também precisa fechar as contas, pois o mandato se encerra no dia 31 de dezembro.
A partir de janeiro, começa um novo mandato. Raimundo Colombo e Pinho Moreira já tiveram uma conversa para avaliar a reforma do Estado. As pastas envolvidas não foram citadas, mas já analisaram compactações, a começar pela fusão da SC-Parceriais e a Codesc, e também das agências reguladoras. Ainda não se falou acerca das secretariais regionais.
O processo só foi deflagrado agora porque não faria o menor sentido qualquer movimento antes da definição do segundo turno da disputa presidencial. Alguns cargos importantes na esfera federal poderão ser ocupados pelo PSD de Colombo e pelo PMDB de Moreira, inclusive aqui em Santa Catarina.

CURTAS

28 de outubro de 2014 0

Formulação- Raimundo Colombo e Eduardo Moreira estão reunidos desde ontem com alguns secretários e colaboradores para definir a formatação do novo governo. Em discussão, antes de nomes, critérios de composição da equipe para o segundo mandato.

Papel- Ainda é cedo para afirmar, mas parece que finalmente Cláudio Vignatti se credenciou a ocupar uma função de destaque na estrutura federal. Com chapa pura, o petista foi para o sacrifício e assegurou os 15% de votos que o PT vem mantendo no Estado. Milton Mendes, que disputou o Senado, também pode ser aproveitado.

Futuro- Leal desde sempre, o deputado Décio Lima é outro que ganha musculatura com a reeleição de Dilma Rousseff. Em todos os aspectos do mandato, inclusive nas redes sociais, o petista e a esposa, deputada reeleita Ana Paula Lima, atuaram em sintonia com os projetos, obras e programas do governo federal.

História- Será amanhã, a partir das 19h30min, na Alesc, a sessão especial em homenagem ao centenário de nascimento do ex-governador Jorge Lacerda. Na oportunidade, o jornalista Moacir Pereira vai lançar o livro “Jorge Lacerda: Jornalista, Humanista e Estadista”.

Direito- Ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos) compôs a mesa das autoridades no I Congresso Internacional de Direitos Humanos – Barbárie ou Civilização. A abertura foi ontem à noite, na Capital, oportunizando à petista conceder entrevista coletiva.