Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de julho 2008

Alcione "Mulher ideal"

31 de julho de 2008 0

Postado por Cláudio Prisco

Negociação nacional

31 de julho de 2008 0

Sem maiores alardes, Fernando Henrique e José Serra (PSDB), Jorge Bornhausen e Gilberto Kassab (DEM) almoçaram terça-feira, na Capital paulista. Na pauta, seguramente a eleição em São Paulo.

A prioridade é provocar o segundo turno, para depois derrotar a petista Marta Suplicy, seja com Kassab ou, mais provavelmente, Geraldo Alckmin.

Postado por Cláudio Prisco

Desempenho educacional

31 de julho de 2008 0

No encontro de segunda-feira com lideranças empresariais, em São Paulo, Luiz Henrique arrancou elogios muito mais pela performance do seu governo na Educação do que propriamente pelo viés da descentralização. O secretário Paulo Bauer chegou de véspera, fornecendo para os assessores diretos de LHS os elementos básicos.

Além do piso salarial do professor 40 horas fixado em R$ 1.343,00 (109% de acréscimo desde janeiro de 2003, computando os abonos), 90% dos docentes com nível superior. Das 1.300 escolas da rede estadual de ensino, 1.100 com computador e metade delas com laboratório tecnológico completo.

Ontem Bauer seguiu para Porto Alegre, participando de um encontro preliminar com seus colegas do Codesul (Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul). Hoje os secretários de Educação dos 26 Estados passam em revistas os temas nacionais, com a presença do ministro Fernando Haddad.

Postado por Cláudio Prisco

Curiosidade regional

31 de julho de 2008 0

Pesquisas internas tanto do PT quanto do DEM atestam que Esperidião Amin (PP) continua sendo o principal eleitor de Blumenau. A candidatura do ex-governador em Florianópolis agradou não apenas ao deputado federal Décio Lima, mas também ao prefeito João Paulo Kleinubing.

Com Amin longe do pleito no Vale do Itajaí, porque dedicado exclusivamente à campanha da Capital, os dois prefeituráveis capitalizam: o petista porque o PP integra a coligação do adversário, e o democrata já que a presença do ex-governador causaria constrangimento no palanque.

O PMDB de Luiz Henrique apontou o vice no projeto de reeleição!

Postado por Cláudio Prisco

Desabafo peemedebista

31 de julho de 2008 0

Engana-se redondamente quem imagina que o deputado federal Mauro Mariani está desanimado com as perspectivas eleitorais em Joinville. “Vou ganhar a eleição e provar que não existe dissidência no PMDB”, assinalou, deixando claro que a única liderança que não está engajada na campanha é o ex-deputado Geovah Amarante, porque integra a administração municipal.

“Estou animado porque a eleição vai virar na medida em que o eleitorado conhecer melhor minhas idéias e propostas. Vou provar em outubro que sou bom de voto também em pleito majoritário”, numa alusão indireta ao fato de quase ter suplantado a votação da deputada Ângela Amin, em 2006, quando totalizaram pouco mais de 170 mil votos.

Mariani lembra que foi o mais votado para federal em todos os municípios próximos de Joinville. “Com os programas de rádio e televisão, já vamos dar a arrancada para assegurar presença no segundo turno”, observou. Também considera fundamental o apoio do governador Luiz Henrique, “que é muito benquisto na cidade”.

Postado por Cláudio Prisco

Técnicas diversificadas

30 de julho de 2008 0

Teias - Por Dirce Körbes/Divulgação

Dirce busca na combinação de materiais e na atualização de técnicas as possibilidades para sugerir leveza e transparência. Trabalha com uma grande diversidade de texturas, com poucas cores e tons suaves, à procura dos elementos adequados para compor esta série. Nas pesquisas recentes ela retoma a monotipia e a xilogravura, trabalha com colagens, veladuras e sobreposições mescladas com a pintura e o desenho. Entre linhas soltas, rabiscos e pinceladas aguadas, se delineiam figuras e sombras esboçadas, quase sem volume e sem contornos. A sugestão da figuração emerge diluída em manchas, vestígios, ressonâncias de  vultos envoltos em silêncio, sugerindo transeuntes urbanos e desafiando despertar realidades invisíveis.

Dirce comenta: “ Inicialmente minha atenção estava voltada para os reflexos, as transparências  e o registro das sombras. Me sentia especialmente atraída pela quantidade de luz que poderia atravessar, ser refletida ou em graus diferentes ser absorvida por diferentes materiais.

Translúcidos, passou a ser meu foco principal nesta série, uma vez que, voltada para as questões técnicas da pintura, queria obter respostas variadas com um importante elemento, a luz.

No meu processo não me ocupo em evidenciar ou em excluir a figuração, mas a deixo vir à tona naturalmente. Permito sua expressão porque entendo que é inevitável quando criamos, o desvelamento de camadas de conteúdo interno, pois inconscientemente sempre há algo ansiando por revelações, carregadas de sentido. Mesmo que algumas pinceladas e camadas de tintas procurem dissimular, imagens se revelam diluídas em manchas. Não lhes dou destaque, assim não tem foco, não podem transmitir estados da alma, são totalmente desnaturalizados, sem identidade, rabiscos, pinceladas rápidas ao acaso. Ao emergir a sugestão de figuras que se assemelham `a forma humana, muitas vezes deixo-as ficar apenas como ressonâncias, esboçadas e imperfeitas, vultos despersonalizados, sem força expressiva. Assim, se delineiam perfis indefiníveis, ao limiar da desmaterialização, figuras dissociadas e isoladas reivindicando a carga simbólica da solidão. Ora agrupados e aglomerados, deslocados de uma realidade obsoleta, sugerindo transeuntes apressados.

Para Anita Koneski, o que “esse jogo das silhuetas humanas vela e desvela, é a alternância entre a realidade e nossas relações com a mesma. Parte de nossa contínua busca pela felicidade na ampla rede de âmbitos apresentados pela contemporaneidade. Ali está a nossa existência e suas sombras. As sombras são o que há de obscuro na realidade e o que faz das pinturas de Dirce uma filosofia através da arte. Um mergulho profundo no fato de que “estamos” radicalmente instalados no mundo”.

(Anita Prado Koneski é professora de Filosofia da Arte do Centro de Artes da Udesc)

Postado por Cláudio Prisco

Mergulho Artístico

30 de julho de 2008 0

Dirce Körbes/Divulgação

Dirce Körbes, nasceu em Santa Catarina, Itapiranga em 1962. Vive e trabalha em Florianópolis desde 1981. Formada em Artes Plásticas, Licenciatura em Educação Artística em 1987. Fez especialização em Pintura em 1994 e Especialização em Linguagem Plástica Contemporânea em 2002 no Ceart/Udesc.

Desenhista e pintora, iniciou suas atividades artísticas no final da década de 70 e começou a participar de exposições nos anos 80. Freqüentou as Oficinas de Arte do CIC e participou de diversos Workshops e Seminários, cursos extra-curriculares , tendo sido orientada por professores e artistas como Sílvio Pléticos, Doraci Girulart, Jayro Schmidt, Jandira Lorenz, Antonio Vargas, Regina Melin, entre outros.

Em 1991 ministrou aulas de Desenho e pintura para alunos iniciantes nas Oficinas de Arte do CIC, atividade que continua atualmente em seu Atelier/escola ENTRETELAS.

Postado por Cláudio Prisco

Tour de Japon - Ópera "Maria and Draco" (2ª parte)

30 de julho de 2008 0

Postado por Cláudio Prisco

Contraditório na Fazenda

30 de julho de 2008 0

Reagindo a um registro do “Canal Aberto” da última segunda-feira, o gabinete do secretário Sérgio Alves informa que o consultor jurídico da Fazenda, Octávio Rosa, comparece diariamente à Secretaria, o que pode ser facilmente comprovado pelos despachos diários que profere nos processos e pelo testemunho dos colegas de trabalho.

Quanto à questão Compex, Octávio tinha com Aldo Hey Neto o mesmo relacionamento profissional que outros advogados mantinham: ligava algumas vezes para se informar sobre andamento de processos.

O consultor informa que nunca foi procurado pela justiça e que não tem conhecimento de que seu nome conste das gravações realizadas pela Polícia Federal.

Postado por Cláudio Prisco

Tucanos e pepistas

30 de julho de 2008 0

Leonel Pavan embarcou ontem para a China, em agenda oficial de uma semana. Além de contatos com autoridades e empresários daquele país, no sentido de fortalecer protocolos de cooperação na área econômica, cultural e turística, o vice-governador vai apresentar programas de incentivo para investimentos de novas empresas internacionais em Santa Catarina.

Só que antes de rumar para o outro lado do mundo, Pavan provocou a ira de Luiz Henrique, que só ontem tomou conhecimento do encontro informal e animado do último fim de semana. Num evento social, em Itajaí, o vice conversou com vários representantes do PP, partido responsável pela ação que pede a cassação do mandato de LHS e dele próprio no Tribunal Superior Eleitoral.

Várias fotos foram batidas reunindo Leonel Pavan, Jandir Belini e Esperidião Amin. A deputada Ângela Amin também esteve presente.

Postado por Cláudio Prisco

Na estrada eleitoral

30 de julho de 2008 0

Não é apenas o presidente da Celesc, Eduardo Moreira, que vai se licenciar para mergulhar de cabeça na campanha. O diretor Financeiro do BRDE, Renato Vianna, também já decidiu se afastar do banco.

A partir de meados do próximo mês pretende dedicar-se às eleições de Blumenau, cidade que já administrou em duas oportunidades. Embora o PMDB esteja longe do poder há 12 anos, é indiscutível a capacidade de mobilização do partido, que elegeu o primeiro prefeito em 1969 (Evelásio Vieira), ainda no tempo do MDB.

O PMDB fechou com João Paulo Kleinubing (DEM) graças a interferência direta do governador, incomodado com as seguidas manifestações críticas da deputada Ana Paula Lima na Assembléia. Ela é mulher do deputado federal Décio Lima (PT), adversário de Kleinubing.

Postado por Cláudio Prisco

Recolhendo elementos

30 de julho de 2008 0

Ontem em Curitiba e hoje em São Paulo. Ideli Salvatti realiza visitas guardadas a sete chaves. A senadora não estaria correndo atrás apenas de apoio logístico às campanhas do PT.

Ela também busca subsídios para serem introduzidos nos planos de governo de candidatos petistas, capazes de provocar “inovação” e “impacto”.

Postado por Cláudio Prisco

Envolvimento de Ideli Salvatti

30 de julho de 2008 0

A senadora Ideli Salvatti está aproveitando o recesso de julho para correr o Estado em campanha pelos candidatos do PT. Em meio às fotos e gravações com depoimentos, também corpo-a-corpo. Considerando as 10 maiores cidades catarinenses, a líder petista alimenta perspectivas em Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul e São José (as três primeiras contra o DEM).

Dependendo da evolução do quadro, aposta ainda em Lages, Itajaí e Florianópolis. Para Ideli, o governo Lula apresenta-se como um cabo eleitoral importante, num diferencial em relação a 2004, quando os efeitos da administração federal não chegaram a interferir no embate das urnas.

Como Ideli Salvatti constitui-se hoje na principal porta-voz do presidente no Congresso, as candidaturas do PT a prefeito, especialmente nos grandes municípios, querem tê-la no palanque como representante de Lula da Silva e da ministra Dilma Rousseff, a mãe do Plano de Aceleração do Desenvolvimento-PAC.

Postado por Cláudio Prisco

Nando Reis "Mantra"

29 de julho de 2008 0

Postado por Cláudio Prisco

Estratégia política

29 de julho de 2008 0

Luiz Henrique foi o palestrante de ontem no Grupo de Líderes Empresariais, capitaneado pelo ex-presidente da Embratur, João Dória Júnior. O encontro, na Capital paulista, reuniu mais de 200 empresários.

Acompanhado dos secretários Ivo Carminatti (Coordenação e Articulação) e Antonio Gavazzoni (Administração), além do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB), o governador abordou a tese da “descentralização” e do “pacto federativo”.

A intenção de LHS é intensificar suas palestras pelo Brasil, bem como viagens pelo interior do Estado, de modo a ficar distante do episódio da revista “Metrópole”.

Postado por Cláudio Prisco