Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Final de Semana

20 de setembro de 2014 0

Cenários a duas semanas do pleito
A mais recente pesquisa Ibope divulgada pelos veículos do Grupo RBS em Santa Catarina consolida projeção já publicada pelo Canal Aberto: a disputa pelo Senado será a mais acirrada desta eleição no Estado.
Com o crescimento de sete pontos percentuais de Dário Berger (PMDB) e a estagnação de Paulo Bornhausen (PSB), a disputa encontra-se tecnicamente empatada, de acordo com os números que foram levantados pelo instituto.
Embora ainda não conte com o apoio de toda a coligação, incluindo-se no raciocínio os candidatos proporcionais, o concorrente peemedebista vem recebendo apoio total de Raimundo Colombo – favoritíssimo a renovar o mandato ainda no primeiro turno -, Eduardo Moreira e lideranças da outra ala do PMDB, como Mauro Mariani; além dos senadores Luiz Henrique da Silveira e Casildo Maldaner.
Os principais cardeais do PMDB têm dito nas reuniões e eventos partidários que vão eleger Berger senador, mobilizando o maior partido do Estado, que nem se compara ao que Paulo Bornhausen tem à disposição. É notório que ele renovou e fortaleceu o PSB catarinense, mas em termos de estrutura partidária, trata-se da versão local de Davi contra Golias. Mesmo assim, a vitória promete ser conquistada voto a voto, prometendo lances eletrizantes nestas duas semanas. Até porque, o mesmo Ibope mostra que 27% dos entrevistados estão indecisos para a eleição ao Senado.

 

 

 
Alternativas
Evidentemente que esta corrida ao Senado ganha contorno peculiares à medida que Raimundo Colombo, uma vez reeleito, não poderá pleitear um terceiro mandato de governador.
O pano de fundo são as projeções para daqui quatro anos. Tanto Paulinho quanto Dário poderiam chegar em 2018 com totais condições de candidatar-se ao governo do Estado.
No PSD, também há lideranças já se movimentando nesta direção, notadamente o triunvirato do Oeste: João Rodrigues, Gelson Merísio e Antonio Gavazzoni.

 
Virada
De surpreendente nesta nova pesquisa Ibope é a liderança folgada de Dilma Rousseff no território catarinense. Ela tem 13 pontos de vantagem sobre Marina Silva e abriu dianteira de 17 pontos em relação ao tucano Aécio Neves no primeiro turno. No segundo round, embora em situação de empate técnico, a candidata do PT apareceu com quatro pontos a mais do que a ex-senadora do PSB, o mesmo placar quando o adversário é o senador mineiro do PSDB.
Historicamente, o PT perde as eleições presidenciais em Santa Catarina. A conferir a partir das 17h do dia 5 de outubro.

 
Folga
Já a disputa para o governo estadual é a que apresenta as projeções mais tranquilas. De acordo com o Ibope, Raimundo Colombo nada de braçada rumo ao segundo mandato, podendo repetir o feito histórico de Luiz Henrique da Silveira (2006), o primeiro governador reeleito da história.
O governador do PSD tem mais do que o dobro das intenções de voto de Paulo Bauer e Cláudio Vignatti somados, que são seus concorrentes mais diretos. Enquanto o concorrente tucano ronda a casa dos 20%, o postulante do PT aparece estacionado, sem se aproximar dos dois dígitos.

 
Possibilidade
Mas é fato que, para uma virada, somente com uma queda substancial do atual mandatário – o que soa improvável a esta altura do campeonato – e crescimentos substanciais nas campanhas de Bauer e Vignatti, que vêm arregaçando as mangas.
Paulo Bauer faz um grande esforço para bater pelo menos nos 25%, o que asseguraria uma performance superior a Ângela Amin (PP) e Ideli Salvatti (PT) em 2010, abrindo perspectivas para uma nova inserção para 2018, já que terá mais quatro anos de mandato como senador. Cláudio Vignatti já teria essa condição diferenciando, tendo que ficar mais quatro anos no sereno e sem mandato.
A ordem agora é sebo nas canelas, pois faltam 15 dias para o eleitorado despejar cerca de 4,9 milhões de votos nas urnas.

 

 

CURTAS

19 de setembro de 2014 0

Impulso final- Luiz Henrique da Silveira chega segunda-feira de viagem ao exterior e vai mergulhar de cabeça nas duas últimas semanas da campanha. LHS assinará carta, pedindo votos para a majoritária, que renderá 110 mil cópias.

Penetração- Evento em apoio à candidatura da deputada Ada de Luca à reeleição reuniu mais de 500 pessoas em Joinville. Lá estavam vereadores, autoridades e lideranças da maior cidade catarinense. Além de contar um pouco de sua história politica, a peemedebista listou alguns projetos que pretende levar adiante caso renove o mandato na Alesc.

Embalo- Embalados por sondagens internas e acreditando na vitória de Dário Berger, caciques do partido têm feito de tudo para auxiliar o ex-prefeito da Capital. Esta semana, Berger desfilou ao lado de Eduardo Pinho Moreira nas ruas de Itapema e Itajaí, com caminhadas e discursos improvisados a céu aberto.

Em SC

19 de setembro de 2014 0

Ministro Manoel Dias (Trabalho) esteve ontem em Criciúma, onde participou do Seminário Relações e Políticas Sociais na Atualidade, realizado na Associação Comercial e Industrial da cidade.
Na pauta, o futuro do mercado de trabalho e as políticas públicas, com o objetivo de qualificar os empregos. José Alberto Maia, que coordena o programa no ministério, e o diretor regional do Senac, Rudney Raulino, também participaram.

 

 

Homenagem

19 de setembro de 2014 0

Encerra-se hoje o 4º Seminário Nacional dos Condutores de Ambulância em Santa Catarina. O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Motoristas e Condutores de Ambulância, que homenageia o deputado federal Onofre Santo Agostini (PSD).
O catarinense, que não disputa a reeleição, foi o responsável pelas negociações que redundaram no reconhecimento dos profissionais, a partir de dispositivo incluído na Medida Provisória 632/13.

Micros

19 de setembro de 2014 0

Os organizadores da Empreende Brazil Conference, evento que vai disponibilizar 24h ininterruptas de palestras e workshops direcionados a micro e pequenos empresários, esperam receber até 2 mil participantes no dia 25 de setembro, em Florianópolis.
Lucas Schweitzer, idealizador do evento, argumenta que a intenção é levar os exemplos de sucesso no mundo dos negócios ao maior número possível de empreendedores catarinenses.

Alerta

19 de setembro de 2014 0

Engenheiros agrônomos e médicos veterinários vinculados à Cidasc e à Epagri marcaram paralisação de 24h para o dia 29 deste mês. Decisão tomada após assembleia que envolveu 200 funcionários, representando 350 veterinários e 650 agrônomos.  O ato demonstra o nível de insatisfação das categorias com o governo. O sindicato afirma que o Centro Administrativo não avança nas negociações do acordo coletivo e também reclama pela falta de um Plano de Cargos e Salários.

O número

19 de setembro de 2014 0

O PT catarinense está mobilizado para alavancar a candidatura de Dilma Rousseff no Estado. Em Itajaí, a família Morastoni – Volnei e Thiago – saiu às ruas para pedir o voto. Deputado estadual de quarto mandato e candidato à reeleição, Volnei Morastoni está orgulhoso da campanha que o filho, Thiago, faz como candidato a vice-governador. Nas hostes petistas, a ordem é chegar ao segundo turno do pleito estadual.

Juventude

19 de setembro de 2014 0

O terceiro encontro da série que o candidato ao Senado Paulo Bornhausen está promovendo com os jovens será no domingo, em Florianópolis. O segundo ocorreu esta semana, em Joinville, e o primeiro foi em Itajaí.
Trata-se de um bate-papo do político com a juventude, que faz perguntas do tipo quais são as funções de um senador e quais os projetos de Paulinho caso seja eleito. Bornhausen, sempre citando Marina Silva, tem dito que defende o fim do instituto da reeleição.

Rafael Rosseti

 

Espólio

19 de setembro de 2014 0

Ex-vereador e ex-prefeito de Blumenau por dois mandatos consecutivos, o deputado federal Décio Lima, que disputa a reeleição, tem tudo para angariar votos preciosos no Vale do Itajaí com a desistência agora de João Pizzolatti Neto e também de seu pai (impedido pela Justiça, mas que tem cinco mandatos).
Embora seja do PT, Décio desfruta de excelente trânsito em praticamente todas as legendas.

 

Corda bamba

19 de setembro de 2014 0

Segundo atentos observadores dos bastidores da política estadual, os reflexos da decisão do Tribunal de Justiça (TJ), que aceitou por unanimidade a denúncia contra o deputado Romildo Titon, devem se restringir somente à campanha do parlamentar do Meio-Oeste.
Os respingos não devem atingir o PMDB, que caminha para reeleger o vice-governador, bancadas fortes e está no páreo para o Senado. Indefinido fica também o futuro da presidência da Alesc, mas neste contexto Joares Ponticelli tem tudo para comandar o Parlamento até janeiro de 2015.

 

Gesto

18 de setembro de 2014 1

Pelos serviços prestados à área de Segurança Pública, o deputado federal Jorginho Mello foi homenageado pela Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais. A entidade congrega 35 mil oficiais em todo o país.

Rendeu

18 de setembro de 2014 0

Em convênio com a Sicoob Maxicrédito, o BRDE prospectou R$ 41,8 milhões em solicitações de financiamento durante a 10ª edição da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização de Carne e Leite (Mercoagro), em Chapecó.
Os atendimentos realizados pela equipe de fomento também devem promover investimentos futuros na ordem de R$ 24,5 milhões. O atendimento no estande, além da parceria com a Sicoob Maxicrédito, contou com a presença do vice-presidente do Banco, Neuto de Conto.

 

Voto válido

18 de setembro de 2014 0

Vivendo um momento de abertura e transparência, a Maçonaria catarinense está promovendo uma campanha de valorização do voto. A intenção da atual diretoria, que utiliza emissoras de rádio para disseminar a proposta, é que o eleitor não deixe de votar no dia 5 de outubro e não opte pelo nulo ou branco, que acabam beneficiando candidatos sem representatividade. Os maçons também estão pedindo que os eleitores não negociem o voto e não aceitem vantagens pessoais em troca do apoio. E mais: não votem em candidatos que não cumprem promessas ou que sejam comprovadamente corruptos.
Com o objetivo de mostrar a nova visão de Maçonaria, com mais participação na sociedade, o Grão-mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, João Paulo Sventnickas, e o grão-mestre adjunto, Sergio Nerbass, têm realizado contatos com formadores de opinião.

Lá e cá

18 de setembro de 2014 0

Mesmo cumprindo compromissos do mandato, em Brasília, o senador Casildo Maldaner não tem descuidado da campanha eleitoral. Com seu histórico de mais de meio século de disputas, Maldaner é um dos maiores cabos eleitorais do Estado, especialmente na região Oeste.
De retorno hoje, já se integra à caravana de Raimundo Colombo, Eduardo Moreira e Dário Berger.

Aposta eleitoral

18 de setembro de 2014 0

Para quem ainda não notou, Cláudio Vignatti vem abrindo grande espaço no horário eleitoral gratuito para o postulante do PT ao Senado, Milton Mendes. A ideia é mostrar o candidato ao maior número possível de pessoas, pois ele está sem disputar cargo eletivo desde 2002.
A baixa rejeição leva o partido a crer na viabilidade da candidatura de Mendes.
Cláudio Vignatti, acompanhado da mulher Marcilei (vereadora em Chapecó), Milton Mendes e a deputada Ana Paula Lima percorreram as principais ruas de Blumenau, pedindo votos. Vignatti acredita que a empolgação com que as candidaturas são recebidas, aponta para uma nova fase na campanha eleitoral.