Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Final de semana

25 de outubro de 2014 0

Reflexos da eleição em SC
Se der Dilma Rousseff e ela melhorar de forma expressiva sua votação no Estado, o grande vencedor por aqui atenderá pelo nome de Raimundo Colombo (administrativamente também seria interessante para o governador que a petista se mantenha no poder). Em segundo plano, os maiores beneficiados seriam os líderes do PT, como Cláudio Vignatti, os deputados federais e o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, que coordenou a campanha em Santa Catarina. Ideli Salvatti, mesmo fora da disputa, também pode sentir os reflexos positivos se os eleitores derem a vitória a Dilma.
Pelos lados da oposição, caso as urnas consagrem Aécio Neves e ele consiga manter a grande dianteira obtida no primeiro turno junto ao eleitorado catarinense, a grande estrela será o senador Paulo Bauer. Além de ter ficado muito perto do segundo turno no embate contra Colombo (realidade que as pesquisas também não identificaram), o tucano local não deu trégua, percorrendo o Estado em busca de mais votos e apoios em favor de Aécio.

 

 

Aproveitamento federal
Na sequência, os outros vencedores em caso de êxito do PSDB seriam Esperidião Amin (PP) e Paulo Bornhausen (PSB), nesta ordem. Joares Ponticelli também capitalizaria com a vitória de Aécio Neves.
Tanto Ponticelli quanto Paulinho poderiam ser aproveitados por Aécio, na eventualidade do tucano levar a melhor sobre a petista. Amin também poderia ser recrutado, mas aí, possivelmente, para um ministério, o que poderia ensejar a retomada do controle do comando nacional do PP, hoje nas mãos do senador Ciro Nogueira (PI), comprometido até a medula com Dilma Rousseff.
Vale lembrar que Ângela Amin é a 1ª vice-presidente do diretório nacional da sigla.

 

 

 

Cotação dos petistas
Na hipótese de Dilma Rousseff conquistar a reeleição, Ideli Salvatti poderia ser abrigada em uma posição de segundo escalão, não vingando a estratégia de coloca-la no Tribunal de Contas da União, o que exigiria a aprovação de seu nome pelo Senado, o que não se constitui em tarefa de fácil execução.
Embora tenha batido no teto dos 15% dos votos na corrida sucessória estadual, Cláudio Vignatti poderia ser contemplado com um cargo federal em Santa Catarina. É improvável a permanência de Eurides Mescolotto à frente da Eletrosul.

 

 

 

 

CURTAS

24 de outubro de 2014 0

Sintomático- Esperidião Amin sai fortalecido com a expressiva votação que fez para deputado federal. No âmbito interno, foi beneficiado pela desistência da família Pizzolatti e, no contexto regional, pelo fato de Paulo Bornhausen ter disputado o Senado. Ironicamente, o PP encolheu, tanto na representação na Câmara Federal quanto na Assembleia, ao passo que partidos, como o PSB e o PR, encorparam.

Forte- Segundo mais votado do PMDB para estadual, o deputado Aldo Schneider é um dos que sai fortalecido das eleições. Aumentou o patrimônio eleitoral em mais de 22 mil votos, fazendo dobradinha com o deputado federal Rogério Mendonça, que também obteve novo mandato, chegando a 137,7 mil sufrágios.

Balanço

24 de outubro de 2014 0

Delegada Marilisa Boehm, presidente do PSD de Joinville, convocou o diretório do partido para uma reunião de avaliação das eleições de 2014. Será nesta segunda-feira.
A policial está empolgada com o desempenho do partido, que reelegeu Darci de Matos e Kennedy Nunes para estadual, além de colocar o Doutor Xuxo como suplente de federal. Ela também frisa a importância da vitória de Raimundo Colombo no primeiro turno.

 

Direito

24 de outubro de 2014 0

Economista Eduardo Giannetti da Fonseca, um dos mais renomados do país, é apenas um dos convidados a palestrar no tradicional congresso estadual dos magistrados, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, na Capital.
A promoção é a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Também haverá espaço para homenagens, com destaque para Salomão Ribas Júnior, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado.

Desempenho

24 de outubro de 2014 0

Ronério Heiderscheidt está comemorando os números da Cohab. De março do ano passado até setembro deste ano, o volume de recursos aplicados saltou de R$ 4 milhões para R$ 73,8 milhões. Um crescimento de 18,5 vezes, segundo dados da Assessoria de Planejamento da companhia.
Para Ronério, a empresa reencontrou seu caminho, incrementando as parcerias com as três esferas de poder.

Em segundos

24 de outubro de 2014 0

Para o leitor Hélio Moritz, a apuração presidencial do segundo turno, neste domingo, será a mais “sem graça” da história. Ele destaca que em função do horário de verão, Sul e Sudeste estarão duas horas à frente do Acre e os dados só podem ser divulgados depois que todos os Estados encerrarem a votação.
Significa que “saberemos quem será o novo presidente de uma só vez, a partir das 20 horas”.

 

Ascensão

24 de outubro de 2014 0

Deputados João Paulo Kleinubing e Rogério Peninha Mendonça estão cotados para integrar o novo governo de Raimundo Colombo. Neste caso, Edinho Bez permaneceria na Câmara dos Deputados. Outra solução é chamar o próprio Edinho para o Colegiado. Nas duas alternativas, Angela Albino (PCdoB) assumiria como deputada.
Já na Assembleia, a tendência é o governador convocar três deputados, viabilizando a ascensão de Luiz Fernando Vampiro, Fernando Coruja e Manoel Mota. Mas também não está descartado o aproveitamento de um dos três no primeiro escalão a partir de 1º de janeiro.

Desgaste

24 de outubro de 2014 0

Senador Paulo Bauer voltou de roteiro eleitoral no Oeste confiante em um grande desempenho de Aécio Neves na região, tradicional reduto do PT. Em Chapecó, Bauer ficou sabendo que o partido precisou mandar produzir mais material do presidenciável tucano, devido a um grande aumento da demanda na última semana da corrida nacional.
O senador também passou por São Miguel do Oeste, Maravilha e Pinhalzinho. O deputado federal Valdir Colatto um dos principais “dissidentes” do PMDB a apoiar Aécio, acompanhou o líder tucano em todos os eventos.

Manifestação “fantasma”

24 de outubro de 2014 1

Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais ontem não foi o número de pessoas ou as palavras de ordem contra Dilma Rousseff e o PT na manifestação pró-Aécio Neves que reuniu milhares de pessoas na Avenida Faria Lima, centro da Capital Paulista, na quarta-feira à noite. A cobrança, durante toda a quinta-feira, recaiu sobre as principais emissoras de TV do país que, estranhamente, não deram destaque ao ato.
Na rua estavam personalidades como Juca Chaves, Ronaldo, Wanessa Camargo, além de outros artistas, desportistas e intelectuais. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também compareceu, embora não tenha acompanhado todo o ato.
Evidentemente que se tratou de um evento com forte cunho eleitoral – diferentemente do que ocorreu em junho do ano passado -, mas o fato é que parou o centro da maior cidade do país e mesmo assim passou “despercebido” pelas televisões. Um dos principais puxadores da caminhada foi o deputado federal Paulinho da Força.

CURTAS

23 de outubro de 2014 0

Diretoria- A Mesa Diretora da Alesc, sob a presidência de Romildo Titon, reuniu-se ontem pela primeira vez, passado o período eleitoral. Ficou acertado que o vice Joares Ponticelli irá presidir várias sessões daqui até o fim do ano.

Data e hora- Raimundo Colombo vai votar às 10h30min do domingo no Centro Educacional Vidal Ramos Júnior, em Lages.

No campo

23 de outubro de 2014 0

Foi comorado o Dia do Engenheiro Agronômo, muito embora a categoria siga pleiteando mais atenção e reconhecimento por parte do governo do Estado. Em Santa Catarina, são cerca de 5 mil profissionais, que atuam diretamente com dois pilares da economia: agronegócio e agricultura familiar, que respondem por cerca de 30% do PIB estadual. A categoria cobra o plano de cargos e salários e alerta para a possibilidade de um apagão tecnológico em breve.

Contas

23 de outubro de 2014 1

Presidente do TCE, Júlio Garcia, e o conselheiro Dado Cherem, participaram da aula magna que encerrou a participação de servidores em curso de especialização desenvolvido em parceria com a Fundação Escola de Governo (ENA).
Foram 24 servidores do Tribunal, dois do Ministério Público junto ao TCE e do MP que receberam seus certificados após a aula do professor Juarez Freitas, doutor em Direito e Mestre em Filosofia. A ideia é aperfeiçoar a análise de concessões de serviços públicos.

 

Relatoria

23 de outubro de 2014 0

Aldo Schneider (PMDB), deputado que é líder do governo, também é o relator do projeto que altera a disposição do Fundo Especial da Defensoria Pública Estadual. Ele defende que a gestão do fundo fique a cargo da própria defensoria.
Hoje, quem determina a aplicação dos recursos é o governo do Estado. Para o peemedebista, a mudança permitirá que o defensor-geral contrate advogados dativos, aonde a Defensoria ainda não chega.

Respaldo

23 de outubro de 2014 0

Embora não tenha disputado à reeleição, o deputado federal João Alberto Pizzolatti está pedindo votos para Dilma Rousseff. Em breve comunicação escrita, o progressista assinala: “milhares de brasileiros saíram da miséria e outros milhares ascenderam, conquistando uma vida mais digna e melhor”.
O texto não é longo e frisa que é preciso dar continuidade ao governo que conseguiu manter o desenvolvimento econômico mesmo frente a uma crise econômica internacional.

 

Contestação

23 de outubro de 2014 2

Raimundo Colombo reagiu com veemência ao contestar informação divulgada ontem pelo colunista, dando conta de que teria vetado o nome de Paulo Bornhausen para compor a chapa majoritária governista, como candidato ao Senado.
O governador assegura que essa composição jamais chegou ao seu conhecimento, o que, evidentemente, o impede de ter feito restrição ao projeto. Colombo pontua, ainda, que sempre manteve e continua mantendo excelente relacionamento com o ex-senador Jorge Bornhausen e que a única diferença entre os dois é o fato de estarem em lados opostos na disputa presidencial.