Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Risco do Figueira ainda é alto

29 de agosto de 2016 0

A vitória sobre o Santos foi excelente para o Figueirense, mas o risco de rebaixamento ainda é alto. A constante troca de posições na parte de cima da tabela, conjuminada com a  diferença de apenas quatro pontos entre o 11º e o 18º colocados do campeonato, indicam que teremos uma verdadeira “briga de foices” contra o rebaixamento na reta final do brasileirão. Nosso modelo matemático que simula a Série A, indica uma pontuação de fuga no intervalo de 44 a 46 pontos, muita alta em relação a anos anteriores. Portanto, o Figueirense precisa somar entre 20  e 22 pontos nos próximos 51 à serem disputados. O Alvinegro precisará de um aproveitamento em torno de 41%, melhor do que os atuais 38%. A Chapecoense está em situação bem mais confortável, pois tem 30 pontos e precisará de mais 15 em 48 à serem disputados, ou seja, um aproveitamento de 31% bem abaixo dos 45% obtidos até aqui. Abaixo uma planilha com a pontuação de fuga do rebaixamento e o risco por time:

ponfuga22

tab22

 

Dificilmente alguém pega o Coelho

11 de abril de 2016 11

Fazendo jus ao nome do seu mascote o Joinville disparou no returno e só uma catástrofe o tira da final. Três times ainda tem chances veja os números:

titretJá na luta contra a degola cinco times ainda correm risco. Pior para Guarani e Camboriú que podem se enfretar na última rodada já rebaixados. Veja os números:

risreb

Risco de rebaixamento

07 de abril de 2016 1

Seis times ainda correm risco de rebaixamento. Quem chegar aos 21 está salvo do rebaixamento, mas acredito que muito provavelmente o primeiro fora da degola fique com 18 ou 19 pontos. Veja os números gerados pelo nosso modelo matemático:

reb

Tabela favorece Joinville

05 de abril de 2016 5

Mesmo com o confronto direto com a Chapecoense sendo na casa do adversário o Joinville tem mais chances matemáticas de levar o returno. Das três partidas que restam, duas o Coelho joga em casa e uma fora. Já o time do oeste tem dois jogos fora e um em casa. Figueirense, Brusque, Criciúma e Metropolitano seguem vivos, mas com remotas possibilidades. veja os números gerados pelo nosso modelo que simula o campeonato catarinense 2016.

tituloret

 

Os números do returno

31 de março de 2016 5

Chapecoense e Joinville polarizam a disputa e, juntos, tem mais de 80% de chances de  faturar o título do returno. O campeão desta segunda fase deverá fazer entre entre 21 e 23 pontos, quem chegar aos 23 leva a vaga para a final. Figueirense e Criciúma seguem com chances, mas não dependem só de suas próprias forças. veja os números gerados pelo nosso modelo matemático para  título do returno:

returno2016

Já na disputa contra o rebaixamento quem fizer 21 pontos está garantido na elite catarinense, mas muito provavelmente esta pontuação deve ficar entre 19 e 20 pontos para o 8ª colocado. A situaçãodo do Guaraní é crítica, terá que vencer os quatro jogos e ainda torcer por combinações. Mesmo caso é o  Camboriú que dos quatro jogos que lhe restam tem 1 em casa e três fora. Veja os números gerados por nosso modelo para fuga da degola:

reba

Decisão só na última rodada

18 de fevereiro de 2016 4

Chapecoense e Criciúma polarizam o turno e devem decidir quem é o primeiro somente na última rodada, quando se enfretam em Chapecó. A expectativa de pontuação do primeiro colocado é maior ou igual a 20 pontos, particularmente acho que o primeiro colocado deve fazer algo  em torno dos 22. A única equipe fora de qualquer briga é o Camboriú as demais seguem vivas, mas com pequenas possibilidades. Veja os números gerados pelo nosso modelo matemático que simula o catarinense 2016:

cat2016rod56

Vai ser difícil tirar o turno da Chapecoense

15 de fevereiro de 2016 2

Com 13 pontos em 15 possíveis a Chapecoense vem dominando com sobras este início de campeonato. Dos três clássicos que tem pela frente em dois, Figueirense e Criciúma, joga em casa. Estes últimos são os que têm mais chances de derrubar favoritismo do Verdão no turno. A pontuação esperada para ficar em primeiro está em torno dos 19, 20 pontos. Veja os números gerados pelo nosso modelo matemático:

cat2016rod5

Chape tem uma mão na vaga

12 de fevereiro de 2016 3

Faltando 5 rodadas para terminar o turno a Chapecoense está muito bem encaminhada para levar a primeira vaga da final. O Verdão do oeste soma 10 pontos, metade da pontuação gerada pelo nosso modelo matemático para levar o primeiro no turno. Outro indicador favorável é que dos 5 jogos que restam para o fim do turno, três a Chapecoense joga dentro de seus domínios. Figueirense, com um jogo a menos, e Criciúma são as equipes com mais chances de derrubar o Verdão. Veja os números gerados pelo nosso modelo matemático que simula o campeonato catarinense 2016:
cat2016rod4

Um campeonato de regularidade

01 de fevereiro de 2016 1

O campeonato deste ano não terá quadrangulares nem hexagonais. O primeiro do turno enfrenta o do returno em final de ida e volta, decidindo o título de campeão catarinense de 2016. Se o mesmo time vencer os dois turnos, será campeão direto. Os dois últimos classificados na soma geral, turno e returno, serão rebaixados para série B do catarinense em 2017.

AA

Fator local e adversário favorece Figueira

29 de novembro de 2015 3

Sensacional a última rodada do brasileirão, quatro jogos definem os últimos três rebaixados de 2015. O Coritiba só cai se perder para o Vasco e o Figueirense vença o Fluminense com saldo de gols nos dois jogos maior ou igual a quatro gols e o Avaí também vença seu jogo. O Avaí vencendo se garante, empate ou derrota vai depender que Figueira, Vasco e Goiás não vençam seus jogos. O Figueira garante permanência se vencer seu o jogo e o Avaí não faça os três pontos. O Vasco se salva se vencer o Coritiba e Avaí e Figueirense não vençam seus jogos. O Goiás em situação muito delicada se salva se ganhar do São Paulo e Avaí seja derrotado e Vasco e Figueira não vençam seus jogos. Veja os riscos de rebaixamento para a última rodada:

rod37

RISREBAI37ROD

REBCAT37ROD

REBCAP37ROD