Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Blog Ong da Rute

04 de março de 2010 0

PE: De onde surgiu a idéia de fazer o Blog?

RV: Bem, vou tentar explicar como tudo surgiu.

Há uns 12 anos iniciei este trabalho, isto é, eu conseguia estágios para os meus orientandos que precisavam disso para concluir o curso Técnico. Falava diretamente com amigos, perguntava se tinham alguma vaga e sugeria a eles, quando respondiam que não tinham, o que um aluno meu poderia fazer na empresa. Como as pessoas sabiam que eu tinha bons alunos, elas me escreviam pedindo um, sempre que surgia uma vaga na empresa delas. Assim começou tudo. Como começaram a aparecer muitas vagas, e meus orientandos estavam trabalhando, passei a indicar alunos. Inicialmente da área de Informática, depois das outras áreas. Esses alunos repassavam as vagas para seus amigos, e assim passei a receber pedidos de pessoas dos mais diversos locais, idade, nível, querendo fazer parte da minha lista. Sabendo que eu enviava os currículos para as empresas, as pessoas passaram a me enviar os seus para que eu os disponibilizasse. Então passei a ter e receber oportunidades de emprego/estágio e currículos.

Por saberem que eu tinha muita gente na minha lista, as pessoas solicitavam que eu as ajudasse com pedidos diversos: doação de sangue, anunciar algum trabalho free que faziam (geralmente por estarem desempregados), doações para crianças em hospitais, para famílias doentes, para famílias que perderam a casa em incêndio… , enfim, os mais diversos pedidos. Quando vi isso, pensei: – Isto é uma ONG! Todos querem a minha ajuda. Foi aí que decidi que quem faria este trabalho todo se chamaria ONG da Rute – Oportunidades e pessoas. Em quase 10 anos, a lista cresceu tanto que eu já tinha em torno de 5 mil emails. Quando eu precisava enviar as vagas que eu tinha, por exemplo, muitas vezes levava quase 8h enviando, pois eu organizava todas em um único arquivo, formatava todas no mesmo padrão…

 

Por isso, em 2008 decidi criar um blog para disponibilizar essas oportunidades e os currículos. Hoje já não posto mais os currículos no blog das vagas. Criei outro que é o http://ongdarutecv.blogspot.com Saliento que todo esse trabalho é gratuito, tanto para quem procura emprego, como para quem envia as oportunidades.

 

PE: Quantos colaboradores você possui atualmente?

RV: Atualmente tenho 7 colaboradores, mas nunca os 7 ativos simultaneamente. Ativos, hoje, têm quatro.

PE: Qual a melhor gratificação pra você?

RV: São tantas… mas acho que não importaria se fosse apenas um caso. Como sempre digo, este trabalho só tem o objetivo de ajudar as pessoas que necessitam de um emprego, que precisam de um pouco de dignidade, que precisam se sentir mais humanos, pois estar desempregado durante vários meses e ter família para criar é uma situação das mais difíceis na vida de alguém. A gratificação vem através de agradecimentos que recebo (seja por email, no próprio blog ou pessoalmente) de pessoas que conseguiram emprego. Isso significa que , com este trabalho, pude fazer a diferença para alguém.

PE: Um mensagem para futuros apoiadores?

RV: Gente, nada é mais gratificante que saber que é possível ajudar as pessoas e fazer a diferença na vida delas, por isso ajudar na postagem e captação de vagas e na divulgação do blog é fazer a diferença na própria vida. É crescer e ser mais gente.

PE: Um recado para os usuários do Blog Ong da Rute?

RV: Para as empresas que têm as vagas tão almejadas, peço que enviem cada vez mais, pois quanto mais vagas postadas, mais o blog será acessado e mais pessoas conhecerão este trabalho. Isso ajudará a ter mais candidatos concorrendo a uma vaga, o que ajudará na escolha para o preenchimento da vaga. Peço também que acessem o blog dos currículos (http://ongdarutecv.blogspot.com), pois lá existem muitas pessoas se oferecendo e tudo isso é oferecido às empresas gratuitamente.

Para as pessoas que procuram um emprego sugiro que busquem se qualificar cada vez mais. Existem vários cursos gratuitos sendo oferecidos em vários locais, palestras, dicas na internet, … Leiam o máximo que puderem, sobre tudo. Saibam o que acontece na sua cidade e no mundo. Tudo isso fará a diferença na hora de uma entrevista. Fiquem de olho no blog diariamente. O blog pode não oferecer a garantia de um emprego, mas certamente é garantia de esperança. Não desistam jamais!

 

É isso pessoal, esperamos que mais iniciativas como essa possam surgir na sociedade em geral para ajudar as pessoas que estão aí na luta, em busca de um espaço no mercado de trabalho.

Até mais.

Abraços

Bruno Cassio

Envie seu Comentário