Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de agosto 2011

O futebol e o começo de tudo

22 de agosto de 2011 4

Antes de os ingleses assumirem a paternidade do futebol, em 1863, já existiam muitos registros de civilizações que praticavam um esporte usando os pés e um objeto de forma esférica. A todo este período antes da criação britânica, os estudiosos chamam de protofutebol.

Como apaixonado por futebol e sua história, resolvi criar este espaço. A intenção é falar diariamente das datas importantes e de curiosidades de clubes que ajudam a escrever a história do esporte bretão. Para começar, o primeiro registro de prática rudimentar de futebol.

TSU-CHU

Você já se imaginou equilibrando uma bola com os pés e tentando marcar pontos em uma cesta de cerca de 40 centímentros de diâmetro, presa por dois bambus a nove metros de altura? Pois este é o “tsu-chu”, praticado na China e que em mandarim significa “chutar (tsu) a bola (chu)”. Documentos mostram que o esporte foi adotado por militares entre 206 a.C. e 255 d.C., mas há indícios que era praticado desde 2.197 a.C.

A imagem  acima  é uma pequena amostra de como era praticado o tsu-chu. Era uma modalidade tão difícil que os jogadores eram considerados artistas e constantemente eram convocados para se apresentarem em festas promovidas por imperadores.