Você já ouviu falar de Bougleaux? É este rapaz aí do lado, com cara de galã de novela mexicana. Ele entrou para a história do futebol brasileiro ao marcar o primeiro gol no Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão. Foi no dia 5 de setembro de 1965, quando a Seleção Mineira venceu o River Plate por 1 a 0. A rede balançou aos 2 minutos do 2º tempo. Bougleaux era jogador do Atlético-MG, na época. Mais de 75 mil pessoas assistiram a partida. A cerimônia, aliás, foi tão pomposa que a bola chegou de helicóptero.
As obras iniciaram em 1959, com terreno doado pela UFMG. Na época, o país vivia a euforia do futebol, por causa do título mundial de 1958. Mas grande parte da classe política, na época, não apoiava a obra. Com a chegada dos militares ao poder, o boom de construção de estádios aumentou consideravelmente. Em 1963, o então governador Magalhães Pinto (daí o nome oficial do estádio), resolveu dar todo o apoio na obra e, em dois anos, conseguiu entregar.
Os números da obra: 4.686.173 kg de aço
91.217 kg de arame recozido
27.025 m3 de areia lavada
46.160 m3 de brita
2.030 m3 de cascalho
347.794 sacos de cimento
810.000 tijolos
7.200 operários
Abaixo, um vídeo oficial sobre as reformas do estádio para a Copa do Mundo de 2014.
Os povos antigos gostavam de esportes difíceis. Se você achou complicado praticar o tsu-chu ou o kemari, precisa ver o que os maias faziam por volta de 900 d.C. A foto acima mostra parte de uma ruína numa das cidades mais visitadas hoje em dia – Chichén Itzá, localizada na península de Yucatán, no sul do México.
Esta espécie de argola era o gol e ficava a pelo menos dois metros de altura em uma parede íngreme. O primeiro time que conseguisse fazer com que a bola passasse pelo buraco, vencia o jogo. Os maias usavam o o “esporte” para pedir chuva aos deuses. Mas era tão difícil de marcar ponto que às vezes as partidas duravam dias. Reza a lenda que o capitão do time perdedor era sacrificado, decapitado sobre uma escultura que ficava numa das extremidades do campo de jogo.
Clube: Tottenham Hotspur Football Club Fundação: 5/9/1882 (129 anos) Cidade: Londres (Inglaterra) Estádio: White Hart Lane (36,3 mil lugares) Site: www.tottenhamhotspur.com Principais Títulos: 2 Premier League (1951/61), 2 Segunda Divisão (1920/50), 8 Copas da Inglaterra (1901/21/61/62/67/81/82/91), 4 Copas da Liga (1971/73/99/08), 2 Copas da Uefa (1972/84) Situação atual: É o lanterna da Premier League. Fez dois jogos e perdeu os dois, o último por 5 a 1, em casa, para o Manchester City. Tem um jogo a menos, já que a partida de abertura, contra o Everton, foi adiada. O próximo jogo será no dia 10, contra o Wolverhampton, fora de casa. História
Os clubes ingleses dificilmente colocam, em seus sites oficiais, a data oficial de fundação do clube. Tentar descobrir só mesmo fuçando muito na internet. O do Tottenham eu achei no Wikipédia, mas tentei conflitar com outros sites, só que em nenhum achei uma data diferente.
Bom, o Tottenham nasceu em 1882 com atividades voltadas para o críquete e o futebol. O primeiro nome foi Hotspur FC. Dois anos depois foi incluído o Tottenham. Em 1885, a primeira partida em uma competição oficial. Vitória por 5 a 2 sobre o St. Alban’s pela Copa da Liga Londrina, mas o profissionalismo só chegou ao clube em 1895. É conhecido pela torcida apaixonada e está sempre entre os primeiros colocados no ranking das médias de público. Grande parte deles tem raízes na comunidade judaica. O maior rival é o Arsenal, com quem faz o clássico do Norte de Londres. O primeiro deles foi em 1887, quando os “gunners” ainda se chamavam Royal Arsenal. Vitória dos Spurs por 2 a 1, mas o jogo terminou aos 30 minutos do segundo tempo porque, na época, não existia iluminação nos estádios.
Se você gosta de ver rede balançando, então assista esse vídeo. São os 84 gols marcados pelo Tottenham na temporada 2010-11.
O blog
O futebol vai muito além das quatro linhas. Antes dos ingleses assumirem a paternidade e criarem as regras do futebol como conhecemos hoje, há registros de povos que chutavam bolas de couro no Japão, China e Grécia, antes de Cristo. Na América, por exemplo, os índios faziam bolas com o látex da seringueira e jogavam um esporte que era uma mistura de futebol e handebol. Há relatos também na França e Itália, no século 19.
A todas essas formas rudimentares, alguns especialistas chamam de protofutebol (proto, em grego, quer dizer primeiro, pré). O que o blog Protofutebol quer mostrar é a história dos aniversários dos clubes. Todos os dias, um clube novo. Todo dia, uma nova comemoração.
Perfil
Julimar Pivatto é jornalista há oito anos e faz pós-graduação em Jornalismo Esportivo. Apaixonado por futebol, adora perder tempo na internet procurando curiosidades de clubes de todo o mundo. Fã de Zico e Ronaldo, acha que um clube só se torna grande quando tem uma grande torcida e um grande passado. Entre em contato: julimar.pivatto@santa.com.br