Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Aniversariante do Dia: Brasil de Pelotas

07 de setembro de 2011 1
Clube: Grêmio Esportivo Brasil
Fundação: 7/9/1911 (100 anos)
Cidade: Pelotas (RS)
Estádio: Estádio Bento Freitas (18 mil lugares)
Principais Títulos: 1 Campeonato Gaúcho (1919), 7 Campeonatos do Interior (1954/55/63/64/68/83/84) e 3 Segundona Gaúcha (1961/91/04)
Situação atual: Ainda briga por uma vaga na segunda fase da Série C. Está em quarto lugar no Grupo D, com sete pontos, e para continuar com chances precisa venceu o Joinville, fora de casa, no próximo domingo. No Estadual, disputa a Segunda Divisão e parou na terceira fase.
História
A ligação da cerveja com o futebol é antiga, remonta ao início do século 20. Pelo menos em Pelotas (RS). Lá, existia o SC Cruzeiro do Sul, formado e dirigido por funcionários da extinta Cervejaria Haertel. Um dia, alguns empregados colocavam uma cerca ao redor do campo quando os atletas apareceram para treinar. A direção então resolveu convocá-los para ajudar e parte deles não gostou. Comandados por Breno Corrêa da Silva e Salustiano Brito, o grupo de dissidentes resolveu criar um novo clube. Então, em 7 de setembro de 1911, aproveitaram o feriado da Independência e formalizaram a criação do Grêmio Sportivo Brasil.

Hino Oficial
(ouça)
Letra e Música: José Costa e Victor Jacó

Brasil, Brasil, Brasil

As tuas cores são nosso sangue, nossa raça
Brasil, Brasil, Brasil
Força e vontade cheio de graça

Brasil, Brasil, Brasil
Nós este ano, vamos vencer
Salve o Brasil
O campeão do bem-querer

Avante com todo esquadrão
Torcida do nosso campeão
Ele tem seu passado de glória
Tem o seu nome gravado na história

Lá no estrangeiro
Mostraste ser bem brasileiro
Com os louros da vitória
Trouxeste para nós mais outra glória

No vídeo abaixo, uma amostra de um dos principais (se não o principal) patrimônio do clube: a paixão de sua torcida. A música de fundo se chama “No Me Arrepiento De Este Amor”, da banda argentina Ataque 77.

Comentários (1)

  • cesar luis de andrade diz: 7 de setembro de 2011

    sou torcedor do joinville jec e parabenizo todos torcedores g e brasil nao e sempre que faz cem anos muitas glorias a voces so nao domingo ta abraço

Envie seu Comentário