Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

O futebol na Bolívia começou nas alturas

12 de setembro de 2011 1

A Bolívia nunca foi um berço de craques. Talvez o maior deles seja a altitude, mas esta só entra em campo em casa e em apenas alguns estádios. A importância da altitude é comprovada historicamente. O futebol chegou no país no fim do século 19 na região de Potosí, que fica a 4 mil metros acima do nível do mar. O primeiro clube a surgir foi o Oururo Royal, em 1896, na cidade vizinha que fica a 3,7 mil metros de altitude.
Os times foram surgindo e, com eles, a necessidade de se criar uma associação que os representasse e organizasse campeonato. Em 1914, surgiu a Associação de Futebol de La Paz, que organizou o primeiro torneio nacional amador, vencido pelo The Strongest.
Até que se percebeu também a necessidade de montar uma seleção que representasse todo o país. A ideia começou a ser formada com a fundação da Federação Boliviana de Futebol, em 12 de setembro de 1925. A estreia do selecionado foi logo em um torneio oficial. No ano seguinte, confirmou presença no então Torneio Sul-Americano, disputado no Chile. Nem mesmo a amarga derrota para os donos da casa, por 7 a 1, impediu que o povo boliviano desistisse da paixão pelo futebol. O destaque do jogo foi Teofilo Aguilar, que entrou para a história ao marcar o primeiro gol da história da seleção.
O grande título do país foi a Copa América de 1963. Jogando em casa, venceu o Brasil por 5 a 4 na decisão disputada na altitude de La Paz. Países como Argentina e Brasil mandaram times considerados reservas e o Uruguai sequer disputou o campeonato. A Bolívia não estava nem aí e aproveitou para fazer história.

Federação Boliviana de Futebol
Fundação: 12/9/1925 (86 anos)
Sedes: Cochabamba, La Paz e Santa Cruz
Site: www.fbf.com.bo
Principal Título: 1 Copa América (1963)
Três participaçõs em Copas do Mundo: 1930 (12º lugar), 1950 (13º lugar) e 1994 (21º lugar)

Confira abaixo, o primeiro de uma série de vídeos com a história do futebol na Bolívia. As imagens são sensacionais, com destaque para a participação do time na Copa do Uruguai, em 1930. Apesar de ser em espanhol, está bem fácil de ser compreendido. Atentem para a foto que aparece aos 2min57 e prestem atenção no narrador.

Historia del Fútbol Boliviano parte 1. 1896-1963 from Borja de Mesa on Vimeo.

Comentários (1)

  • Dejair diz: 12 de setembro de 2011

    Sacanagem esse frame do video kkkkkkkk

    URUGAY?? hahhahahha

Envie seu Comentário