Na lista de campeões catarinenses, o ano de 1946 está em branco. Uma punição da então Confederação Brasileira de Desportos (CBD) proibiu que o campeonato fosse disputado em nosso Estado. A história, que culminou com o julgamento, começou em 1944, quando Santa Catarina foi eliminada pelo Paraná do Campeonato Brasileiro de Seleções com duas derrotas pelo menos placar – 2 a 1. A grande reclamação dos catarinenses foi que o árbitro anulou um gol legítimo de Saulzinho.
No ano seguinte, novo confronto contra os rivais. O primeiro deles, terminou 2 a 2 em Florianópolis. Ainda marcados pela confusão do ano anterior e com medo de um possível confronto com a torcida adversária, os catarinenses recusaram jogar a partida de volta. Por isso, a CBD puniu a então Federação Catarinense de Desportos (FCD) com a proibição da realização de campeonatos oficiais por um ano.
* As informações deste post foram tiradas do ótimo (e imperdível) livro “Almanaque do Futebol Catarinense”, de Emerson Gasperin e Zé Dassilva. Se você não tem, procure, compre, leia e guarde. Você saberá o que o árbitro alegou para anular o gol de Saulzinho, em 1942.