Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Aniversariante do Dia: Asa, de Arapiraca

25 de setembro de 2011 0

Clube: ASA – Agremiação Sportiva Arapiraquense
Fundação: 25/9/1952 (59 anos)
Cidade: Arapiraca (AL)
Estádio: Coaracy da Mata Fonseca (14 mil lugares)
Site: www.asa-arapiraca.com.br
Principais Títulos: 7 Campeonatos Alagoano (1953/2000/2001/2003/2005/2009/2011)
Situação atual: É o atual campeão alagoano. Na Série B, é o 12º colocado com 33 pontos, a dez do G4 e a seis da zona de rebaixamento. Vem de empate por 1 a 1, em casa, contra o Barueri e nesta terça-feira enfrenta o Vila Nova, em Goiânia.
História
Em muitas partes do país, os clubes de futebol nasceram para que os construtores de ferrovias tivessem uma opção de lazer nos dias de folga. No interior de Alagoas não foi diferente. A cidade de Arapiraca começava a ganhar importância na economia do Estado no início da década de 50, quando a ferrovia começou a ser construída. A direção da empresa responsável construiu um campo de futebol e então nasceu o Ferroviário, já com uniforme preto e branco.
Com o término da ferrovia, o Ferroviário acabou. Os empresários da cidade sentiram que o futebol já estava enraizado na rotina da cidade e, em 25 de setembro de 1952, resolveram criar a Associação Sportiva de Arapiraca. E já foi campeão logo da primeira competição que disputou – o campeonato do interior. O Asa então disputaria a final do estadual com o Ferroviário de Maceió, que se recusou. No ano seguinte, o time de Arapiraca foi considerado campeão alagoano de 1953. Na década de 70, quando desbancou grandes times do Nordeste em amistosos, ficou conhecido como o “Fantasma das Alagoas”. Nos anos 2000, começou a ganhar ainda mais notoriedade ao vencer várias vezes o Estadual e se firmar na Série B do Campeonato Brasileiro.

Hino Oficial (ouça aqui)
Letra: Pedro de França Reys
Música: Jovelino José de Lima

Na terra dos marechais
Um clube esportivo se destaca
Pelo valor de seus craques
O ASA de Arapiraca

O seu pendão alvinegro
Içai com garbo varonil
Conquistando sempre vitórias
Sob os céus deste Brasil.

Oh! craques da esportiva
O ASA gigante tornai.
Com bravura e galhardia, ide avante. Lutai! Lutai!

Oh! ASA da minha terra
Aos píncaros da glória voai
E aos vossos admiradores
Os loiros da vitória legai

Orgulhoso e altaneiro
O ASA sempre de pé
Ficará nas páginas da história
Da terra de Manoel André.

Veja abaixo um dos momentos mais lembrados pela torcida alvinegra: a classificação na Copa do Brasil de 2002 em cima do Palmeiras.

Envie seu Comentário