Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Botafogo, campeão desde 1910

25 de setembro de 2011 0

Em pé: Edgard Pullen,Coggin e Dinorah; agachados: Rolando de Lamare, Lulú Rocha e Lefévre; sentados: Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.

“Botafogo, Botafogo, campeão desde 1910″. A frase composta por Lamartine Babo abre o hino do Botafogo de Futebol e Regatas. Este realmente o primeiro título oficial do alvinegro, até que em 1996, foi reconhecido o título de 1907, dividido com o Fluminense.
O título de 1910, que neste domingo completa 101 anos, foi conquistado de forma magistral, com nove vitórias em dez jogos. Foram 66 gols marcados contra apenas nove sofridos. Entre as goleadas aplicadas, 15 a 1 no Riachuelo e 11 a 0 no Haddock Lobo. O poderio ofensivo se mostrou também na decisão, quando o Fogão atropelou o Fluminense por 6 a 1. O grande destaque do time foi Abelardo de Lamare, artilheiro do campeonato com 22 gols.
Nas manchetes do dia seguinte, estampava o Botafogo como “Glorioso campeão de 1910″. Daí surgiu o apelido que o clube carrega até hoje.

O JOGO DO TÍTULO
Data: 25/9/1910
Local: Estádio Voluntários da Pátria
Árbitro: A.W. Hassel
Gols: Abelardo de Lamare (3), Décio Viccari (2) e Mimi Sodré para Botafogo; Lulú Rocha (contra) para o Fluminense
BOTAFOGO:
Coggin; Edgard Pullen e Dinorah; Rolando de Lamare, Lulú Rocha e Lefévre; Emmanuel Sodré, Abelardo de Lamare, Décio Viccari, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
FLUMINENSE:
Waterman; Ernesto Paranhos e Félix Frias; Nery, Gallo e Mutzenbecher; Millar, Oswaldo Gomes, Edwin Cox, Gilbert Hime e Alberto Borgerth.

No vídeo abaixo, uma reportagem feita pelo Globo Esporte, no ano passado, sobre o centenário deste título.

Envie seu Comentário