
Em pé: Mazzaropi, Orlando, Abel, Zanata, Geraldo e Marco Antônio; agachados: Wilsinho, Zé Mário, Roberto Dinamite, Dirceu e Ramon.
Há 34 anos, o Vasco derrubava o maior rival, conquistava o returno e, consequentemente, o título do Campeonato Estadual. O jogo foi duro, feio, cheio de faltas e terminou em um 0 a 0 tanto no tempo normal como na prorrogração. A decisão foi para as cobranças de pênalti, quando se consagrou o grande nome do Vasco naquela temporada. Em um time com Roberto Dinamite, Wilsinho, Dirceu e Ramon, foi o goleiro Mazaropi que se destacou. Na penúltima partida do turno, iniciou uma série de 20 partidas sem levar um gol sequer, tabu que só foi quebrado no campeonato do ano seguinte. E foi Mazaropi quem defendeu a última cobrança do então juvenil Tita, a quarta do Flamengo. Zico ainda converteu a última, mas Dinamite fez o quinto e fechou a série em 5 a 4 para o time da cruz de malta.
Como curiosidade fica que o tabu do Vasco sem tomar gols foi quebrado no segundo jogo do Carioca de 1978, quando Mazaropi não jogou. No total, o goleiro ficou 1.816 minutos sem tomar gol, sendo considerado até hoje o dono da maior série sem sofrer gols em campeonatos de primeira divisão da história do futebol, segundo a IFFHS.
Ficha técnica
VASCO 0 x 0 FLAMENGO
(Nos pênaltis, Vasco 5 x 4)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ).
Data: 28/9/1977
Árbitro: Giése do Couto, auxiliado por José Maria Brandão e Elson Pessoa.
Cartões amarelos: Toninho e Cláudio Adão (FLA), Wilsinho (VAS).
Público: 152.059 pagantes.
Vasco:
Mazaropi; Orlando, Abel, Geraldo e Marco Antônio; Zé Mário, Zanata (Helinho) e Dirceu; Wilsinho (Zandonaide), Roberto Dinamite e Paulinho.
Técnico: Orlando Fantoni.
Flamengo:
Cantarelli; Ramirez (Tita), Rondinelli, Dequinha e Júnior; Merica (Luxemburgo), Adílio e Zico; Toninho, Cláudio Adão e Osni.
Técnico: Cláudio Coutinho.
Abaixo, um vídeo com uma matéria do saudoso Canal 100 sobre o título vascaíno.