Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Como surgiu a expressão Fla-Flu

10 de outubro de 2011 0

Crédito: André Portugal/Vipcomm

No domingo tivemos mais um Fla-Flu emblemático. Polêmicas, declarações fortes, lances duvidosos, erros de arbitragem, cusparada e, claro, muitos gols. Coincidementente, na segunda-feira cheguei na parte do livro que estou lendo e que explica como surgiu a abreviação mais famosa dos clássicos brasileiros. Este exemplar quem me emprestou foi o editor de Arte de A Notícia, Fábio Abreu, e trata-se de uma reedição de um dos livros clássicos sobre a história do futebol brasileiro. Chama-se “O Negro no Futebol Brasileiro”, escrito pelo jornalista Márcio Filho, lançado originalmente na década de 40 e reeditado no início da década passada.
Vamos à história. O futebol no Flamengo surgiu em 1911, quando alguns atletas e dirigentes, descontentes com o Fluminense, deixaram o Tricolor e aportaram no rubro-negro, que até então disputava apenas competições de remo. O primeiro jogo entre os dois aconteceu no dia 7 de julho de 1912, com vitória do Flamengo por 3 a 2.
Os clubes dividiam a atenção no início da década de 20, principalmente pela resistência a adesão de negros no plantel. Eles defendiam o amadorismo, como forma de permitir que apenas famílias tradicionais tivessem acesso ao clube e, consequentemente, pudessem jogar futebol. As diretorias, aliás, chegaram a encabeçar a criação de uma liga independente para permitir que apenas clubes selecionados por eles pudessem disputar o campeonato. A medida foi tomada depois que o Vasco, que tinha muitos negros e brancos de origem pobre no elenco, conquistou o Estadual.
O primeiro registro da expressão Fla-Flu tem registro no dia 9 de outubro de 1925, na edição de “O Jornal”. A notícia dava conta da convocação da Seleção Carioca para o Campeonato Brasileiro. Somente jogadores dos dois clubes foram convocados, o que causou um grande mal-estar entre os outros filiados. A expressão até ganhou tom pejorativo na época.
Felizmente, a história corrigiu alguns erros do passado e transformou o clássico em um dos mais charmosos (e disputados) do país. No vídeo abaixo, imagens históricas do século 20, de um Fla-Flu que já reunia multidões. Não dá para se precisar o ano, mas vale a pena assistir.

Envie seu Comentário