Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Aniversariante do Dia: Caxias FC

12 de outubro de 2011 0

Clube: Caxias Futebol Clube
Fundação: 12/10/1920
Cidade: Joinville (SC)
Estádio: Ernesto Schlemm Sobrinho (4 mil lugares)
Site: www.caxiensesfanaticos.com.br (não oficial)
Principais Títulos: 3x Campeão Catarinense (1929/54/55), 1x Campeão da 2ª Divisão SC (2002) e 1x Campeão da 3ª Divisão SC (2010)
Situação atual: É o lanterna da Divisão Especial (2ª Divisão) do Campeonato Catarinense com apenas três pontos. Estreia em casa nesta quarta-feira contra o Guarani de Palhoça (veja mais na edição impressa).
História
O futebol ainda dava os primeiros passos em Joinville, quando Vampiro e Teotônia resolveram unir forças para criar um time mais forte. A fusão foi oficializada no dia 12 de outubro de 1920. Do Vampiro veio o preto e, do Teutônia, o branco. O nome foi uma homenagem a Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. A reunião de fundação aconteceu na casa dos Marquardt, na esquina das ruas São Pedro (atual Ministro Calógeras) e São Paulo.
O Caxias foi o primeiro clube do interior a ser campeão catarinense, ao derrotar o Avaí por 7 a 3 na decisão de 1929. Viveu um grande momento na década de 50, quando conquistou mais dois títulos estaduais. Entrou em declínio e, em 1975, resolveu se unir ao América e surgiu então o Joinville EC. Mas retornou ao futebol em 1996 e chegou quase no ápice de novo, quando foi vice-campeão catarinense em 2002.

Hino (não é o oficial, mas é o mais conhecido)
Gua Gua Gua Gua Gualicho
Êta grande campeão
Gua Gua Gua Gua Gualicho
É o maior e não é sopa, não

Gualicho, apareceu
O povo já gritou
Está chegando o cometa
Gualicho já ganhou

O hino considerado oficial está no vídeo abaixo, junto com a letra

Envie seu Comentário