Neste dia 20 de outubro aconteceu a definição das sedes da Copa das Confederações que acontecerá em 2013 no Brasil. Coincidentemente, foi neste dia, 19 anos atrás, que foi disputada a final da primeira edição da Copa Rei Fahd, que mudou para Copa das Confederações depois que a Fifa assumiu a organização.
A competição foi disputada na Arábia Saudita, que tinha sido o campeão da Copa da Ásia em 1988 e resolveu organizar um quadrangular. Além dos anfitriões, participaram a Argentina (campeã da América em 1991), Estados Unidos (campeão da Copa Ouro de 1991) e Costa do Marfim (campeã africana em 1992). E o título ficou para os hermanos, comandados por Batistuta e Simeone – na foto, comemorando o último gol da final contra os donos da casa.
A segunda edição, em 1995, também foi na Arábia Saudita e somente em 1997 é que a Fifa resolveu adotar a competição e trocar o nome.
Ficha técnica
ARGENTINA 3 x 1 ARÁBIA SAUDITA
Local: Estádio Rei Fahd, Riad (Arábia Saudita)
Data: 20/10/1992
Árbitro: Lim Kee Chong An-Yan (Ilhas Maurício), auxiliado por Rodrigo Serqueira (Costa Rica) e Jamal Al Sharif (Síria)
Cartões amarelos: Simeone e Basualdo (Argentina), Amim (Arábia Saudita)
Gols: Rodriguez (18min) e Caniggia (24min) no primeiro tempo; Simeone (19min) e Al Owayran (20min)
Público: 75 mil
Argentina:
Goycochea; Vazquez, Altamirando, Basualdo e Ruggeri; Redondo, Villareal (Cagna), Batistuta e Rodriguez (Acota); Caniggia e Batistuta.
Técnico: Alfio Basile.
Arábia Saudita:
Al Otabi; Al Dosari, Al Alawi e Al Roomi; Al Khilawi, Amin, Al Bishi, Al Muwailid e Al Hazaa; Owairan e Al Jaber.
Técnico: Caldinho Garcia.
Abaixo, o vídeo, em árabe, com os melhores momentos da final.