Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Jogos Históricos: Final da Copa América de 1975

28 de outubro de 2011 0

Em 1975, a Conmebol vivia problemas financeiros e resolveu mudar o regulamento da Copa América. Dividiu nove seleções em três grupos e o Uruguai, que era o campão da edição anterior (1967), entrou apenas na semifinal. A grande surpresa daquela edição foi o Peru. Comandado por Cubillas e Sotil, os peruanos conquistaram o segundo título sul-americano da história (o primeiro foi em 1939).
Para chegar na final, o Peru eliminou o Brasil na semifinal de uma forma, no mínimo, inusitada. No jogo de ida, em Belo Horizonte, o time brasileiro, que na verdade era um combinado de atletas que jogavam em Minas Gerais, perdeu de 3 a 1. Para tentar reaver o resultado, a confederação brasileira resolveu reforçar o elenco. E quase deu certo. Em campo, o Brasil ganhou por 2 a 0 e a decisão da vaga foi para o cara ou coroa, onde os peruanos levaram a melhor.
Na final, a regra foi diferente. O primeiro jogo foi realizado no dia 16 de outubro e, em casa, a Colômbia venceu por 1 a 0. No dia 22, os peruanos devolveram a derrota e ganharam por 2 a 0. Um terceiro jogo, disputado em Caracas, deu o título para o Peru. A partida, disputada há exatamente 36 anos, no dia 28 de outubro de 1975, terminou 1 a 0, com gol de Sutil, na época jogador do Barcelona.

Ficha do Jogo:
PERU 1 x O COLÔMBIA
Data: 28/10/1975
Local: Estadio Olimpico (Caracas, Venezuela)
Árbitro: Ramón Barreto Ruiz (Uruguai)
Gol: Hugo Sutil, aos 25min do primeiro tempo.
Peru
Sartor; Soria, Meléndez, Chumpitaz e Díaz; Quesada, Ojeda e Rojas (Ramírez); Cubillas, Sotil e Oblitas.
Técnico: Marcos Calderón
Colômbia
Zape; Segovia, Zárate, Escobar e Bolaño; Umaña (Retat), Calero e Ortiz; Arboleda, Díaz (Castro) e Campaz.
Técnico: Efraín Sánchez

Veja abaixo um vídeo com os melhores momentos das duas vitórias peruanas sobre os colombianos.

Envie seu Comentário