Clube: Clube Centenário Pauferrense Fundação: 31/10/1956 (55 anos) Cidade: Pau dos Ferros (RN) Estádio: Nove de Janeiro (2 mil lugares) Site: Não tem Principal Título: 1x Campeão da Segunda Divisão Estadual (2009) Situação atual: Foi o último colocado no Campeonato Potiguar deste ano e acabou rebaixado para a segunda divisão. História
O Centenário é o segundo clube profissional da cidade de Pau dos Ferros, que fica na região Oeste do Rio Grande do Norte. O primeiro também tinha o gentílico Pauferrense no nome. O time vermelho e branco conseguiu o acesso para a Primeira Divisão em 2009, quando conquistou o único título da história, mas neste ano acabou rebaixado.
No vídeo abaixo, uma matéria do ano passado no Globo Esporte, que fala do Maradona potiguar.
Os jogadores campeões; em pé: Danilo Silva, Rogério Ceni, Breno, André Dias, Bosco, Jorge Wagner e Miranda; agachados: Hernanes, Júnior, Richarlyson, Diego Tardelli, Borges, Jadílson, Souza, Leandro, Fernando, Dagoberto e Aloísio.
Em 2007, a melhor campanha de um time campeão na história dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro. O São Paulo foi irretocável na Série A daquele ano. E, no dia 31 de outubro, conquistou o título com quatro rodadas de antecedência, ao vencer o América/RN por 3 a 0 no Morumbi. Os números são impressionantes. O tricolor ficou 16 partidas sem perder (da 13ª a 28ª rodada), nove jogos sem tomar gol, terminando a competição com 22 rodadas consecutivas na ponta da tabela.
A diferença para o segundo colocado, o Santos, foi de 15 pontos. A comemoração são-paulina foi maior ainda porque o rival Corinthians foi um dos rebaixados naquele ano. A campanha somou 77 pontos, 23 vitórias, oito empates e sete derrotas (duas delas depois de confirmar o título), com 55 gols marcados e apenas 19 sofridos, num total de 68% de aproveitamento.
O título, aliás, abriu uma polêmica. Foi o quinto título brasileiro do São Paulo, que iniciou uma disputa, nos bastidores, pela famigerada Taça das Bolinhas, prêmio oferecido pela Caixa Econômica Federal para o primeiro clube que conquistasse cinco vezes a competição. O Flamengo, que ganhou a Copa União de 1987, se considera o primeiro a chegar a este número. Mas esta discussão, que é muito chata por sinal, fica para um outro post.
Ficha do Jogo SÃO PAULO 3 x O AMÉRICA/RN Data: 31/10/2007 Local: Morumbi, São Paulo (SP) Público: 69.989 pagantes. Árbitro: Lourival Lima Dias Filho Gols: Hernanes, aos 38 minutos do primeiro tempo; Miranda, aos quatro, e Dagoberto, aos 31 do segundo. São Paulo:
Rogério Ceni, André Dias, Breno (Danilo Silva) e Miranda; Souza (Júnior), Hernanes, Richarlyson, Dagoberto e Jorge Wagner; Leandro e Aloísio (Borges).
Técnico: Muricy Ramalho. América-RN:
Sérvulo, Carlos Eduardo, Rogélio, Róbson e Marquinhos Mossoró; Tony, Joellan (Vasconcelos), Leandro Sena (Washington) (Léo Papel) e Berg; Geovane e Ney Santos.
Técnico: Técnico: Paulo Moroni
Veja os melhores momentos da partida que definiu o título.
O blog
O futebol vai muito além das quatro linhas. Antes dos ingleses assumirem a paternidade e criarem as regras do futebol como conhecemos hoje, há registros de povos que chutavam bolas de couro no Japão, China e Grécia, antes de Cristo. Na América, por exemplo, os índios faziam bolas com o látex da seringueira e jogavam um esporte que era uma mistura de futebol e handebol. Há relatos também na França e Itália, no século 19.
A todas essas formas rudimentares, alguns especialistas chamam de protofutebol (proto, em grego, quer dizer primeiro, pré). O que o blog Protofutebol quer mostrar é a história dos aniversários dos clubes. Todos os dias, um clube novo. Todo dia, uma nova comemoração.
Perfil
Julimar Pivatto é jornalista há oito anos e faz pós-graduação em Jornalismo Esportivo. Apaixonado por futebol, adora perder tempo na internet procurando curiosidades de clubes de todo o mundo. Fã de Zico e Ronaldo, acha que um clube só se torna grande quando tem uma grande torcida e um grande passado. Entre em contato: julimar.pivatto@santa.com.br