Clube: Audax Italiano La Florida
Fundação: 30/11/1910 (101 anos)
Cidade: La Florida (Chile)
Estádio: Municipal (12 mil lugares)
Site: www.audaxitaliano.cl
Principais Títulos: 4 Campeonatos Chilenos (1936/46/48/57), 1 Campeonato Apertura (1941)
Situação atual: Está nas quartas de final do Clausura Chileno e enfrenta a Universidad Católica nesta sexta-feira. O adversário é o mesmo que o eliminou nas quartas de final da Copa do Chile.
História
No ano em que se completava o centenário da independência chilena, os imigrantes italianos começavam a criar raízes em solo sul-americano. Três jovens estavam em uma rua de Santiago, um dia à noite, e resolveram que era hora de criar um clube esportivo para a comunidade. A reunião inaugural aconteceu no dia 30 de novembro daquele ano, quando surgiu o Audax Club Ciclista Italiano.
O futebol só começou a ser organizado, dentro da entidade, em 1917. E somente cinco anos depois é que começou a e ganhar mais adeptos até que, em 1924, conquistou o título da Liga Metropolitana. Ajudou a fundar a Associação de Futebol Central do Chile, conquistando o primeiro troféu nacional em 1936.
Depois do título de 1957, as coisas começaram a complicar, o que foi consumado com o rebaixamento em 1971. Mesmo voltando à elite, em 76, não conseguiu repetir as glórias do passado e começou a viver uma gangorra entre as duas divisões. A reestruturação começou em 1995, mas o time ainda não conseguiu engrenar e faz apenas campanhas medianas nas competições que disputa.
Hino Oficial (ouça aqui)
Los defensores del Audax están de pie,
hoy como ayer, desde mil novecientos diez,
para brindar un triunfo más, un nuevo galardón
al Club que llevan en su corazón.
Hijos de Italia y de Chile bregando van
igual que ayer, con el mismo insaciable afán
de mantener en su sitial, con firme decisión,
al verde y siempre amado pabellón.
Audax… Audax
que cobijas en tu seno
Audax… Audax
al campeón y al que ha de serlo
siempre…siempre…
todos por tú emblema lucharemos
sin desmayar, para lograr
tan bello ideal
No vídeo, o confrontro contra o São Paulo pela Libertadores de 2008, com vitória tricolor por 2 a 1, dois gols de Adriano