Clube: Clube Atlético Sorocaba Fundação: 21/2/1991 (11 anos) Cidade: Sorocaba (SP) Estádio: Walter Ribeiro (12,5 mil lugares) Site: www.casorocaba.com.br Principais Títulos: 1 Copa Paulista (2008) Situação atual: Está em sétimo lugar na Série A2 do Campeonato Paulista (oito passam para a segunda fase) com 13 pontos em oito jogos. Vem de empate, em casa, por 1 a 1 com o Rio Claro e nesta quarta-feira recebe o São José. História
O Atlético Sorocaba não nasceu por causa do futebol. Querendo continuar com uma tradição dos anos 80, quando Sorocaba mantinha uma equipe feminina de basquete, liderada por Hortência, empresários da cidade resolveram criar o clube em 21 de fevereiro de 1991. Outras modalidades também começaram a fazer parte do Atlético Sorocaba, como atletismo, bicicross, ciclismo, futsal, judô, natação, handebol e voleibol.
O futebol só chegou no clube no dia 15 de março de 1993, quando o CA Barcelona e a Estrada de Ferro Sorocabana FC, dois times amadores, resolveram se unir ao Atlético Sorocaba para disputar competições profissionais. A estreia oficial foi uma goleada por 4 a 1 sobre o Garça. Naquele ano, o clube já conquistava a Série B2 e o primeiro acesso.
Hino Oficial (Ouça)
Autores: Leornes Ferreira e Jung Wang Lamberti Ferreira
Atlético, Atlético.
Nova luz de alegria a brilhar
Atlético. Atlético.
Campeão eu quero te saudar-
Tua história gloriosa e tão jovem
É motivo de esperança e fé
Sorocaba de braços abertos
Te recebe e te aplaude de pé.
Tua cor enaltece a bandeira
Da cidade que ama o que faz.
O teu lema: o amor e a paz
Te eleva e agrada ao Pai.
Atlético. Atlético…
Teu plantel é uma grande família.
Tua meta: um só coração.
Abaixo, o vídeo de um jogo da Série A2 do ano passado
Evair
Data Nascimento: 21/2/1965 (47 anos) Local: Ouro Fino (MG) Posição: Atacante Onde está: Tenta a carreira de treinador Histórico: Jogador com faro de gol, fez história no Palmeiras, onde ficou entre 1991 e 1994 e teve uma segunda passagem em 1999. Com a camisa alviverde foi bicampeão paulista, bicampeão brasileiro e campeão da Libertadores. Começou no Guarani em 1985 e, antes de chegar no Palestra Itália, passou pelo Atalanta (Itália). Do Verdão foi para o Yokohama Flugels (Japão), e jogou também no Atlético/MG, Vasco (campeão brasileiro em 1997), Portuguesa, São Paulo (campeão paulista em 2000), Goiás, Coritiba e encerrou a carreira em 2003, quando defendia o Figueirense. Tentou a carreira como treinador e o último clube foi o Americana, onde era auxiliar técnico de Sérgio Guedes.
Tony Meola
Data Nascimento: 21/2/1969 (43 anos) Local: Bellevile (EUA) Posição: Goleiro Onde está: Aposentado, faz bicos como comentarista Histórico: Pode ser considerado o maior goleiro da história do futebol estadunidense. Fez 100 jogos com a camisa da seleção. Começou nas categorias de base do Virginia e, em 1990, estreou como profissional na Inglaterra, no modesto Brighton & Hove Albion. Lá também passou pelo Watford. Voltou para os Estados Unidos, onde defendeu o Fort Lauderdale Strikers, o Buffalo Blizzard (indoor), o Long Island Rough Rider, o Kansas City Wizards e o New York Red Bulls. Parou no futebol indoor, em 2008.
Paulo Rink
Data Nascimento: 21/2/1973 (39 anos) Local: Curitiba (PR) Posição: Atacante Onde está: Participa de torneios de showbol e de pôquer Histórico: Com dupla nacionalidade, Paulo Rink chamou a atenção da seleção alemã, onde fez 23 jogos entre 1998 e 2000. Começou no Atlético/PR e em 1995 veio para a Chapecoense, onde foi artilheiro do Catarinense. Voltou para Curitiba no mesmo ano e, de lá, foi para o Bayer Leverkusen. Defendeu também Santos, Nuremberg, Energie Cottbus (Alemanha), Olympiakos Nicosia (Chipre), Vitesse (Holanda), Jeonbuk Hyundai (Coreia do Sul), Omonia Nicosia (Chipre) e encerrou a carreira no clube que o formou em 2007.
Rodrigo Gral
Data Nascimento: 21/2/1977 (35 anos) Local: Chapecó (SC) Posição: Atacante Onde está: Al-Jaish (Catar) Histórico: Revelado nas categorias de base do Grêmio, onde teve outras duas passagens na carreira e foi tricampeão gaúcho, campeão brasileiro e da Copa do Brasil. Em 1998, foi campeão gaúcho com o Juventude. Foi também bicampeão carioca com o Flamengo e campeão japonês com o Jubilo Iwata. O último título foi com o Santa Cruz, o estadual de 2011. Defendeu ainda Sport, Yokohama Marinos, Omiya Ardija (Japão), Al-Khor, Al-Sadd (os dois do Catar) e o Bahia. Em 1999, foi convocado para a Seleção Brasileira sub-20.
Ávine
Data Nascimento: 21/2/1988 (24 anos) Local: Aimorés (MG) Posição: Lateral-esquerdo Onde está: Bahia História: Fez praticamente toda a carreira no Bahia. Está lá desde 2006, quando foi revelado e já fez mais 200 jogos com a camisa tricolor. Em 2009, chegou a ser emprestado ao Santo André para a disputa da Série B, mas foi “devolvido” na penúltima rodada por indisciplina. Também defendeu a Seleção Brasileira sub-17.
Airton
Data Nascimento: 21/2/1990 (22 anos) Local: Rio de Janeiro (RJ) Posição: Volante Onde está: Flamengo Histórico: Começou na base do Nova Iguaçu, onde estreou como profissional em 2007. Jogou por empréstimo no Mesquita e no Flamengo, sendo contratado pelo rubro-negro em 2009. No ano seguinte, foi vendido para o Benfica, mas voltou para a Gávea por empréstimo no ano passado.
Evair
Data Nascimento: 21/2/1965 (47 anos)
Local: Ouro Fino (MG)
Posição: Atacante
Onde está: Tenta a carreira de treinador
Histórico: Jogador com faro de gol, fez história no Palmeiras, onde ficou entre 1991 e 1994 e teve uma segunda passagem em 1999. Com a camisa alviverde foi bicampeão paulista, bicampeão brasileiro e campeão da Libertadores. Começou no Guarani em 1985 e, antes de chegar no Palestra Itália, passou pelo Atalanta. Do Verdão foi para o Yokohama Flugels (Japão), e jogou também no Atlético/MG, Vasco (campeão brasileiro em 1997), Portuguesa, São Paulo (campeão paulista em 2000), Goiás, Coritiba e encerrou a carreira em 2003, quando defendia o Figueirense. Tentou a carreira como treinador e o último clube foi o Americana, onde era auxiliar técnico de Sérgio Guedes.
O blog
O futebol vai muito além das quatro linhas. Antes dos ingleses assumirem a paternidade e criarem as regras do futebol como conhecemos hoje, há registros de povos que chutavam bolas de couro no Japão, China e Grécia, antes de Cristo. Na América, por exemplo, os índios faziam bolas com o látex da seringueira e jogavam um esporte que era uma mistura de futebol e handebol. Há relatos também na França e Itália, no século 19.
A todas essas formas rudimentares, alguns especialistas chamam de protofutebol (proto, em grego, quer dizer primeiro, pré). O que o blog Protofutebol quer mostrar é a história dos aniversários dos clubes. Todos os dias, um clube novo. Todo dia, uma nova comemoração.
Perfil
Julimar Pivatto é jornalista há oito anos e faz pós-graduação em Jornalismo Esportivo. Apaixonado por futebol, adora perder tempo na internet procurando curiosidades de clubes de todo o mundo. Fã de Zico e Ronaldo, acha que um clube só se torna grande quando tem uma grande torcida e um grande passado. Entre em contato: julimar.pivatto@santa.com.br