Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Jogos Históricos: A primeira final de Copa do Mundo

30 de julho de 2012 0

Depois de dois títulos olímpicos na sequência (1924 e 1928), o Uruguai foi o país escolhido para sediar a primeira Copa do Mundo. Aproveitando a base bicampeã olímpica, conquistou o título em casa, vencendo a Argentina por 4 a 2, no dia 30 de julho de 1930. Algumas curiosidades sobre a final da Copa do Mundo de 1930:
- Héctor Castro (terceiro agachado na foto) não tinha a mão direita (reparem como ele esconde). Por isso, seu apelido era “Manco”.
- A disputa entre argentinos e uruguaios começou antes mesmo da decisão começar. Jogadores dos dois países discutiram sobre qual bola deveria ser usada na partida.
- Com o gol marcado na final, o argentino Guillermo Stábile terminou como artilheiro do mundial com oito gols em quatro jogos.
- Hector Scarone, do Uruguai, tinha 38 anos e era um dos mais velhos naquela Copa. Mesmo assim, “El Mago” foi considerado o craque do campeonato.
- A partida foi a reedição da decisão das Olimpíadas de Amsterdã, dois anos antes, também vencida pelos uruguaios.
- Cerca de 30 mil argentinos cruzaram o rio da Prata com esperança de ver o jogo. Mas apenas 10 mil entraram no estádio. Com medo de possíveis confrontos, o governo uruguaio mandou 10 mil policiais para garantir a segurança.

URUGUAI 4 x 2 ARGENTINA
Data:
30/7/1930
Local: Estádio Centenário, Montevidéu (Uruguai)
Árbitro: Jan Langenus (BEL)
Auxiliares: Henry Christophe (BEL) e Ulises Saucedo (BOL)
Público: 70 mil pessoas
Gols: Dorado (U) 12min, Peucelle (A) 20min e Stabile (A) 37min do 1º tempo; Cea (U) 12min, Iriarte (U) 23min e Castro (U) 44min do 2º tempo.
URUGUAI:
Ballesteros; Nasazzi e Mascheroni; Andrade, Fernández e Gestido; Dorado, Scarone, Castro, Cea e Iriarte.
Técnico: Alberto Suppici.
ARGENTINA:
Botasso; Della Torre e Paternoster; Juan Evaristo, Monti e Suarez; Peucelle, Varallo, Stabile, Ferreira e Mario Evaristo.
Técnico: Francisco Olazar.

Envie seu Comentário