Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A inauguração do "Gigantão das Avenidas"

10 de setembro de 2012 0

Foto: Marcos Porto, dezembro de 2010

No dia 10 de setembro de 1921 (91 anos atrás), era inaugurada, em Itajaí, a praça de esportes Doutor Hercílio Luz. O primeiro evento no local não foi um jogo de futebol. Mas, sim, uma partida de xadrez gigante, com pessoas representando cada uma das peças. Segundo o site do Marcílio Dias, foi a segunda partida do gênero no mundo. Futebol aconteceu sim, no mesmo ano, em um jogo entre Marcílio Dias e Brasil de Tijucas.
Ele leva esse nome porque o terreno foi doado pelo governo do Estado que, na época, era comandado por Hercílio Luz. O alambrado foi construído apenas em 1959. Antes disso, eram eucaliptos que cercavam o local, até como objetivo de diminuir a umidade. As primeiras 44 árvores, que já estavam plantadas antes da doação do terreno, levaram o nome dos fundadores e dos diretores. Depois da doação, mais 23 eucaliptos foram plantados, levando o nome de senhoritas da sociedade itajaiense.
A arquibancada social coberta veio em 1957. A iluminação, em 1964. E a descoberta foi levantada em 1979. No ano seguinte, foi erguido o espaço atrás do gol. Atuamente, o estádio tem capacidade para 12 mil pessoas.
O apelido “Gigantão das Avenidas” surgiu por ele se localizar no meio das avenidas Coronel Marcos Konder e 7 de Setembro, no Centro de Itajaí.

Envie seu Comentário