O Peru tem dois títulos da Copa América e o primeiro deles foi conquistado em 1939, quando o torneio ainda se chamava Campeonato Sul-americano. Jogando em casa e sem Argentina, Brasil e Bolívia, os peruanos tinham apenas um grande adversário pela frente (não que a Bolívia fosse, claro, mas é bom citar que eles também não foram). O Uruguai chegou como favorito, mas perdeu na rodada final justamente para os donos da casa.
Foram cinco as seleções participantes – além de Peru e Uruguai, disputaram também Paraguai, Chile e Equador (que estrou na competição). A fórmula de disputa era de pontos corridos em apenas um turno, claro. E na rodada final, Peru e Uruguai chegaram empatados por seis pontos. Na decisão, vitória dos donos da casa por 2 a 1. O Peru voltou a ser campeão sul-americano em 1975, justamente quando a competição passou a se chamar Copa América.
Peru 2 x 1 Uruguai
Data: 12/2/1939
Local: Estádio Nacional, Lima (Peru)
Árbitro: Alfredo vargas (Chile)
Gols: Jorge Alcade (P), aos 7min, e Bielich (P), aos 35min, e Porta (U) aos 44min do primeiro tempo.
PERU:
Honores; Chapel e Pasache; Teodoro Alcalde, Teodoro Fernández e Paredes; Arturo Fernández, Tovar, Castillo, Bielich (Ibañez, depois Quispe) e Jorge Alcalde.
Técnico: Jack Greenwell
URUGUAI:
Granero; Mascheroni e Galvalisi; Porta, Lago e Rodríguez; Sanguinetti (Zaccour), Zunino, Viana, Ciocca (Camaiti) e Varela (Chirimini).
Técnico: Alberto Suppici