Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Jogos Históricos: São Paulo campeão brasileiro de 1977

05 de março de 2013 0

O primeiro título brasileiro do São Paulo foi em 1977. Na época, claro, um campeonato inchado com 62 times e uma fórmula confusa. Os clubes se dividiram em seis grupos (quatro com 10 e dois com 11), se enfrentando em turno único, passando os cinco primeiros e os outros indo para uma repescagem.
Na segunda fase, os 30 clubes foram divididos em seis grupos de cinco, passando os três primeiros colocados. Os 32 que foram para a repescagem formaram seis chaves (quatro com cinco e duas com seis) e passou de fase o vencedor de cada uma.
Sobraram então 24 clubes para a terceira fase (18 da segunda e seis da repescagem), divididos em quatro grupos de seis. Desta vez, apenas o primeiro colocado passou à semifinal. Dois times tradicionais e duas surpresas – o Atlético/MG passou pelo Londrina e o São Paulo pelo Operário/MS.
Com tantos times, tantas fórmulas diferentes, lógico que o campeonato só terminou no ano seguinte. A final foi no dia 5 de março de 1978, no Mineirão, vencida pelo São Paulo, nos pênaltis, já que as duas partidas terminaram 0 a 0.

ATLÉTICO/MG 0 x 0 SÃO PAULO
(2 x 3 nos pênaltis)
Data:
5/3/1978
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Arnaldo Cézar Coelho
Público: 102.974 pessoas
Gols (pênaltis): Ziza e Alves (A), Peres, Antenor e Bezerra (SP)
Atlético/MG:
João Leite; Alves, Márcio, Vantuir e Valdemir; Toninho Cerezo, Ângelo e Marcelo (Paulo Isidoro); Serginho, Caio Cambalhota (Joãozinho Paulista) e Ziza.
Técnico: Barbatana.
São Paulo:
Waldir Peres; Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor; Chicão, Teodoro (Peres) e Darío Pereyra; Zé Sérgio, Mirandinha e Viana (Neca).
Técnico: Rubens Minelli.

Envie seu Comentário