Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Jogos Históricos: O primeiro título europeu do Barcelona

20 de maio de 2013 0

Em pé: Zubizarreta, Muñoz Nando, Salinas, Koeman, Michael Laudrup, Stoichkov e Eusébio; agachados: Bakero, Ferrer, Guardiola e Juan Carlos Rodriguez (Foto: Fifa.com)

Com um uniforme laranja tão (ou mais) horrossa quanto o terceiro uniforme atual, o Barcelona conquistou o primeiro título europeu. Foi há exatamente 21 anos, no dia 20 de maio de 1992, no Estádio Wembley, em Londres. O adversário da final foi a Sampdoria, em um jogo duríssimo. O gol da vitória por 1 x 0 saiu em uma batida de falta do zagueirão Koemann, aos sete minutos do segundo tempo da prorrogação.
Foi a última edição antes de a competição mudar o nome para Liga dos Campeões. Até então, se chamava Taça dos Campeões Europeus. O regulamento também era diferente do atual. Os times se enfrentavam em duas fases preliminares de mata-mata e os oito classificados formavam dois grupos com quatro equipes cada. Somente o campeão de cada chave passava para a decisão.
O título deu a oportunidade de o Barcelona disputar o Mundial Interclubes daquele ano, quando enfrentou o São Paulo. O resultado, vocês sabem, foi uma vitória brasileira. Mas isso é assunto para outro post.

BARCELONA 1 x 0 SAMPDORIA
Data:
20/5/1992
Local: Estádio de Wembley, Londres (Inglaterra)
Público: 70.827
Árbitro: Aron Schmidhuber (Alemanha)
Gol: Koeman (7min do segundo tempo da prorrogação)
Cartões amarelos: Bakero (B), Mannini, Vierchowod e Mancini (S)
Barcelona:
Zubizarreta; Muñoz Nando, Koeman e Ferrer; Guardiola (Alesanco), Eusebio, Juan Carlos Rodriguez, Bakero e Michael Laudrup; Salinas (Goikoetxea) e Stoitchkov.
Técnico: Johan Cruyff.
Sampdoria:
Pagliuca; Mannini, Lanna, Vierchowod e Ivano Bonetti (Invernizzi); Cerezo, Pari, Lombardo, Katanec e Vialli (Buso); Mancini.
Técnico: Vujadin Boskov.

Campanha do Barcelona
Primeira fase

Barcelona 3 x 0 Hansa Rostock/ALE
Hansa Rostock/ALE 1 x 0 Barcelona

Segunda fase
Barcelona 2 x 0 Kaiserlautern/ALE
Kaiserlautern 3 x 1 Barcelona

Fase de grupos
Barcelona 3 x 2 Sparta Praga
Benfica 0 x 0 Barcelona
Dínamo de Kiev 0 x 2 Barcelona
Barcelona 3 x 0 Dínamo de Kiev
Sparta Praga 1 x 0 Barcelona
Barcelona 2 x 1 Benfica

Final
Barcelona 1 x 0 Sampdoria

Envie seu Comentário