Participação única em Copas do Mundo, parte 1: Indonésia, Cuba, País de Gales e Israel
20 de maio de 2014 0Em 2014, teremos a Bósnia como estreante na Copa do Mundo. Será a primeira vez que o país que pertencia a antiga Iugoslávia disputará o Mundial. Pode ser que seja a primeira de muitas, mas algumas seleções não conseguiram repetir a experiência de se disputar a principal competição de futebol no planeta. São 19 times que tiveram apenas uma participação e, a partir de hoje, estreiam uma nova série aqui no blog.
Vamos começar do começo então.
1938
Indonésia
Quando jogou a Copa de 1938, na França, o país ainda era conhecido como Índias Orientais Holandesas. E como o regulamento era mata-mata, a seleção asiática fez apenas um jogo e foi eliminada. Tomou uma senhora goleada por 6 a 0 diante da Hungria. Terminou em último lugar.
Um resumo do jogo contra a Hungria:
Cuba
Em sua única participação, o país da América Central teve um pouco mais de sorte que a Indonésia. Conseguiu fazer três partidas na terceira edição do Mundial. Isso porque empatou em 3 a 3 com a Romênia e, como não havia prorrogação ou disputa de pênaltis, fez uma partida desempate, onde eliminou europeus ao vencer por 2 a 1. Mas nas quartas de final acabou caindo fora, também por goleada – 8 a 0 diante da Suécia. Acabou na oitava posição.
Um resumo dos confrontos com a Romênia:
1958
País de Gales
Integrante do Reino Unido, o País de Gales jogou a Copa de 1958 e acabou eliminado pelo Brasil na segunda fase. O time ficou no Grupo 3, onde empatou contra os três adversários: 1 a 1 com a Hungria e contra o México e 0 a 0 contra a Suécia. Fez o jogo desempate contra os húngaros e garantiu a vaga ao vencer por 2 a 1. Foi eliminado nas quartas de final, ao perder para o Brasil por 1 a 0 (o primeiro gol de Pelé na história das Copas). Terminou com um honroso sexto lugar.
A vitória por 2 a 1 sobre a Hungria:
1970
Israel
Apesar de ter sido eliminado na primeira fase, o time de Israel foi um adversário duro no Grupo 2 da Copa do Mundo. Depois de estrear com uma derrota por 2 a 0 diante do Uruguai, empatou os dois jogos seguintes: 1 a 1 com a Suécia e 0 a 0 com a Itália, que viria a ser vice-campeã do mundial. Foi o 12º colocado entre 16 participantes.
Lances do empate em 1 a 1 com a Suécia