Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Watchmen é citada em decisão jurídica no Rio

30 de agosto de 2008 3

A frase na versão cinematogáfica de Watchmen

Uma desembargadora do Rio de Janeiro usou uma frase de Watchmen no texto da decisão que resultou na prisão de 15 pessoas suspeitas de envolvimento em crime eleitoral. Maria Helena Cisne, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio, citou a frase “who watches the watchmen?” (“quem vigia os vigilantes?”) na epígrafe do documento. Nos quadrinhos, a frase aparece em uma série de pichações de muros.

Na verdade a desembargadora creditou erroneamente a frase ao autor de Watchmen, o inglês Alan Moore. A frase (“Quis custodiet ipsos custodes?”, em latim) é do poeta romano Juvenal , que viveu no fim do século I e começo do II, e foi usada em seu livro As Sátiras.

Mesmo assim, quem diria que um dia uma HQ viraria referência para a Justiça brasileira? Via G1.

Postado por Gabriel Rocha, Florianópolis

Comentários (3)

  • Alícia diz: 30 de agosto de 2008

    Pô, no mínimo inusitado a juíza citar os quadrinhos. Bem legal. Fiquei imaginando uma juíza, toda paramentada, lendo gibi sentadinha :)
    Abração

  • DRICA SOARES* diz: 2 de setembro de 2008

    Hq é cultura! Tb os uso bastante no dia a dia. Abraços Gabriel ;]

  • Robson Fariseu diz: 30 de agosto de 2008

    Opa, na verdade ela citou corretamente. Foi uma decisão sobre uma milícia que se intitulava `Liga da Justiça`, então ela realmente citou certo o Alan Moore. Se a frase fosse em latim, então seria o Juvenal. Mas parabéns a ela pela erudição e pela referência à 8a arte.

    Nota do blogueiro: Apesar de ter sido citada em Watchmen pelo Alan Moore, a frase continua sendo de Juvenal, não?  Quando uma frase é traduzida ela não perde a autoria. 

    A desembargadora atribuiu a frase ao autor inglês, mas no próprio Watchmen ela já é contextualizada como uma citação ao poeta romano.

    Abraço,

    Gabriel

Envie seu Comentário