Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Encontro internacional de jornalismo em HQs começa nesta quinta em Porto Alegre

27 de outubro de 2010 0

Porto Alegre irá sediar a partir desta quinta-feira o 1º Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos. Até o dia 30 de outubro haverá palestras, debates e exposições, entre outras atividades. Mesmo quem está fora da capital gaúcha poderá participar, pois algumas palestras serão transmitidas pela web no blog Cabruuum. Também haverá cobertura no twitter.

Entre os convidados nacionais estão Aristides Dutra, Mestre em Jornalismo em Quadrinhos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Felipe Muanis, jornalista, ilustrador e professor da Universidade Federal Fluminense; Gilmar Rodrigues, jornalista, autor do livro-reportagem Loucas de amor em quadrinhos, sobre mulheres que se apaixonam por serial killers; e Spacca, desenhista e escritor de quadrinhos históricos.

O evento também terá a participação de dois convidados da Alemanha, Atak (Prof. Georg Barber), autor de quadrinhos de vanguarda, e Jens Harder, autor de reportagens em quadrinhos.

O jornalismo em quadrinhos é uma modalidade relativamente recente, que foi popularizada pelo maltês Joe Sacco. Algumas reportagens em forma de HQ de autoria de Sacco já foram publicadas no Brasil, entre elas Palestina – Uma Nação Ocupada e Gorazde – a Guerra na Bósnia Oriental.

O encontro é organizado pelo Goethe-Institut Porto Alegre em parceria com Feira do Livro. A curadoria fica por conta do jornalista e tradutor Augusto Paim. A programação do evento pode ser encontrada no site do instituto.

Envie seu Comentário