Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de março 2008

PARABÉNS PORTO ALEGRE

26 de março de 2008 0

Porto Alegre completa hoje 236 anos./ A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos portugueses na primeira metade do século dezoito./ No século dezenove contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos./ O feriado de Porto Alegre é o dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, festa religiosa mais popular da cidade./ É uma das capitais estaduais no Brasil onde o índice de desenvolvimento humano é o mais elevado./ Na capital gaúcha residem atualmente cerca de um milhão, 420 mil pessoas, sendo a décima cidade mais populosa do Brasil de acordo com dados do IBGE./ Possui uma arquitetura moderna, e cresceu muito nas últimas décadas em função da grande afluência de pessoas à capital, transformando-se numa cidade superpovoada e um dos maiores centros urbanos do país./ Porto Alegre foi eleita em 2004 pela consultoria inglesa Jones Lang LaSalle uma das 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo, e a única representante brasileira./ Porto Alegre, a capital da Cultura, da Feira do Livro, da Bienal do Mercosul./ A capital do pôr do sol mais belo de todos./ Enfim, Porto Alegre é demais.///

HOMENAGEM DA RÁDIO RURAL À CAPITAL DE TODOS OS GAÚCHOS

texto de Nestor Tipa Júnior

 

Postado por Rejane Costa

HOMENAGEM A PORTO ALEGRE

26 de março de 2008 0

 O programa Revista Rural desta quarta-feira, dia 26.03, fez uma homenagem aos 236 anos de Porto Alegre comemorados nesta data. O apresentador Marcelo Drago relatou momentos históricos da capital gaúcha e rodou músicas que traduziam o espírito da cidade.

 Os ouvintes puderam falar ao vivo sobre seus sentimentos relativos a Porto Alegre e declarar seu amor à capital. Eles também falaram sobre os locais que mais lhe agradam. Os mais lembrados foram o bairro Ipanema e o Parque da Redenção.

No final do programa, Marcelo agradeceu a participação de todos e homenageou a capital de todos os gaúchos com a música PORTO ALEGRE É DEMAIS, letra de José Fogaça, atual prefeito, e interpretada por Isabela Fogaça, sua esposa.

Ouça o áudio

Postado por Rejane Costa

JAPÃO NA RURAL

24 de março de 2008 0

Na Torre de Tóquio à noite/Nestor Tipa Júnior
Sair do lado de entrevistador para entrevistado não é nada fácil. Para quem está acostumado a fazer as perguntas, responder é complicado. Mas aceitei a tarefa de ir no Conversa de Guria e falar sobre minha viagem ao Japão.

Uma hora contando as mais diversas experiências neste mundo tão diferente que é Tóquio, com a sua mistura de passado com futuro…

Conforme prometido no programa, aí vai o endereço do blog onde publiquei um diário sobre Tóquio: basta acessar www.avidaeaobra.wordpress.com. Vejam a partir da segunda página, onde estão os textos…

Sayonara!

Postado por Nestor Tipa Júnior

GALPÃO DO NICO ESPECIAL

19 de março de 2008 0

Mônica Boeira
O Galpão do Nico do último domingo recebeu Antônio Augusto Fagundes Filho o ¨Mano¨, que é um estudioso das Ciências Ocultas e recentemente participou como protagonista do projeto Histórias Extraordinárias, da RBS TV. Contou sua experiência aos ouvintes da Rádio Rural sobre o projeto especial A Maldição dos Maragatos, que foi ao ar no sábado, dia 15.

…¨Uma história cercada de mistérios narra a morte de diversos soldados maragatos na Ilha do Anhatomirim, na baia norte de Florianópolis (SC). O pesquisador de ciências ocultas Antonio Augusto Fagundes Filho vai até lá e faz um ritual para tentar contato com os fantasmas dos soldados gaúchos mortos na ilha. Roteiro e direção de Carlos Ferreira. Fotografia de Pablo Chasseraux.¨…

 O Galpão do Nico vai ao ar domingo, das dez ao meio dia, com reprise no domingo, às dez da noite.

Apresentação de Nico Fagundes e Ernesto Fagundes.

Postado por Rejane Costa

HOMENAGEM A ANTÔNIO AUGUSTO FERREIRA

19 de março de 2008 0

Ferreira é referência para os tradicionalistas/Emílio Pedroso - Arquivo Zero Hora
Findou-se o tempo. E esta tarde se encerrou mais cedo.

Morreu em Santa Maria, em conseqüência de um tumor no cérebro um grande gaúcho, escritor, poeta e compositor Antônio Augusto Ferreira. Natural de São Sepé, era integrante da Academia Rio-Grandense de Letras e Academia Santa-Mariese de Letras. Em 1980 ganhou a Califórnia da Canção Nativa, com a música Veterano (escute o áudio). Também conhecido como ¨Tocaio Ferreira¨, iniciou sua carreia literária publicando nos anos 50 poemas em jornais como A Hora  e Correio do Povo. Sua obra musical foi reconhecida pela inspiração e musicalidade. A cidade de Santa Maria decretou luto oficial por três dias. Ferreira estava hospitalizado desde 20 de dezembro e convivia há anos com o mal de Parkinson.

Antonio Augusto Ferreira, deixou quatro filhos e a esposa, Letícia.

A Hora do Mate dessa terça-feira fez essa homenagem a um referencial da cultura gaúcha.

Escute A Hora do Mate, de segunda a sexta feira, das cinco as seis da tarde, apresentação de Ernesto Fagundes.

Postado por Nestor Tipa Júnior

BRASIL CANTA O RIO GRANDE NA HORA DO MATE

14 de março de 2008 3

Ernesto e Patineti/Monica Boeira
O mate hoje é antes de tudo brasileiro. Visitou a Rádio Rural o produtor Ayrton dos Anjos, o ¨Patineti¨. Conhecido por sua história no mundo musical, foi produtor de artístas como Elis Regina, Renato Borghetti, Neto Fagundes e mais tantos gaúchos. O Patineti antes de tudo é uma figura querida do nosso cenário musical, e veio até ¨A Hora do Mate¨ hoje, para lançar mais um de seus projetos. ¨O Brasil canta o Rio Grande¨traz compositores gaúchos na voz de grandes intérpretes da MPB. Gal, Gil, Fafá, Emilio Santiago, Belchior, MPB-4, Cesar Camargo Mariano, cantam o Rio Grande.
O projeto ¨A música dos gaúchos¨ teve a produção de Ayrton dos Anjos e a realização de Mídia Brasil. O CD está a venda com exclusividade na Rede Zaffari.

¨A Hora do Mate¨, de segunda a sexta, das cinco as seis da tarde, apresentação de Ernesto Fagundes.

Postado por Rejane Costa

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

11 de março de 2008 1

Vitoria,Rejane,Thais,Beatriz, Analis, Malu e Mônica/Alessandro Correia
Convidadas especiais participaram do Conversa de Guria do sábado, dia 8, que tratou, entre outros temas, da violência contra a mulher e as discriminações que ainda são enfrentadas no mercado de trabalho e outros segmentos. A advogada Beatriz Pojjétti Picoli, coordenadora do Centro de Referência da Mulher, vinculado à Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, explicou como funciona o Centro e quais são os tipos de violência praticados. Para denunciar basta discar o 0800.541.0803. Este número não identifica a pessoa e nem de onde ela está ligando. Também participou do programa a secretária estadual da Cultura, Mônica Leal, que falou sobre o papel da mulher no meio político e de como, ainda, é preciso buscar espaço nesta área. Outra convidada foi a cantora Maria Luíza Benitez que falou sobre o início da sua carreira e seus projetos para o futuro. Participaram ainda do bate-papo a jornalista Thais D`Avila, a meteorologista Estael Sías e a secretária Analia Serrano. Mônica Boeira entrou por telefone com informações sobre o Reponte em São Lourenço do Sul, onde realizou reportagens durante a transmissão do festival pela Rádio Rural. Os ouvintes também participaram pelo telefone e MSN. A apresentação do programa foi de Rejane Costa.

O Conversa de Guria vai ao ar todos os sábados entre 10h e 12h e é reprisado aos domingos entre 20h e 22h.

Postado por Rejane Costa