Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de maio 2012

Cachoeira do Sul resgata na Fenarroz importância da cultura

21 de maio de 2012 0


Mais de 130 municípios da Metade Sul do estado cultivam o arroz, sendo que 40 possuem indústrias de beneficiamento. Com isso, a cultura tem uma importância econômica e social muito grande para a região, segundo o vice-presidente de orizicultura da Fenarroz, Cézar Augusto Gazzaneo.

Em sua décima-sétima edição, a Feira Nacional do Arroz será realizada em Cachoeira do Sul entre os próximos dias 22 e 27 com muitas atrações, como ressalta a Rainha da Fenarroz, Bárbara Wolff de Matos.

- A Fenarroz traz sempre novas tecnologias para o campo, tentando sempre melhorar a colheita, a produção e também temos máquinas para vendas, para as indústrias, mas apesar de ela ser uma feira nós também temos várias atrações culturais, virão shows aqui na Fenarroz tanto regionais quanto nacionais.

Para o vice-presidente de orizicultura da Feira, o evento acontece em um momento em que a cadeia produtiva do arroz está numa fase de recuperação, depois da depressão de preços na safra passada. conforme Cézar Augusto Gazzaneo, com as ações do governo federal o Brasil conseguiu se inserir no mercado internacional do arroz, exportando no último ano comercial mais de dois milhões de toneladas para mais de 60 países do mundo.

- Isso nos fez levar a 17ª Fenarroz para um foco voltado justamente a esse aspecto, à inserção do Brasil no mercado internacional. Por isso na abertura da feira nós vamos ter a assinatura de um convênio entre a Apex, Agência de Promoção das Exportações do Brasil, e a Abiarroz, Associação Brasileira das Indústrias do Arroz, e o Instituto Riograndense do Arroz, objetivando que nos próximos três, quatro, cinco anos, de uma forma permanente o Brasil possa permanecer nesse mercado internacional do arroz, que é um mercado não muito grande se comparado com outras commodities, como a soja, o trigo e o milho por exemplo, mas que é importante para o Brasil por ser o maior produtor de arroz do ocidente, assim como o maior consumidor do ocidente também – salienta.

Cachoeira do Sul fica no Vale do Jacuí, é considerada uma das quatro capitais farroupilhas e tem o título de Capital Nacional do Arroz. Uma das princesas da Fenarroz, Juliana Brendler Hoerbe, ressalta também os pontos turísticos do município.

- Cachoeira do Sul além, de abrigar a maior feira orizícola das Américas também possui vários pontos turísticos já que é uma das cidades mais antigas do Rio Grande do Sul. a Igreja Matriz onde teve até festividades sobre a Guerra Farroupilha, temos a Praça Baltazar de Bem, enfim é uma cidade bem turística.

Para saber mais sobre a Feira Nacional do Arroz pode acessar o site www.fenarroz.com.br.

Pelotas é palco de grande espetáculo do cavalo Crioulo

21 de maio de 2012 0

O Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, localizado em Pelotas/RS, sediou um verdadeiro espetáculo nos dias 18, 19 e 20 de maio. A Classificatória da Região 1 para o Freio de Ouro 2012 reuniu animais e ginetes de excelente nível que em uma pista excelente e diante de um gado de qualidade muito elogiada por jurados e competidores conseguiram mostrar todo o potencial de seus cavalos. Juego do Infinito e El Embeleco Esperame ficaram com o lugar mais alto do pódio e são grandes apostas para o maior evento da raça crioula deste ano.

O tempo também colaborou com a final do evento, disputada na manhã de domingo, dia 20, que foi disputada frente a um bom e participativo público sob uma temperatura agradável em um dia ensolarado. As médias finais do evento foram altas e apenas quatro animais – duas fêmeas e dois machos – dos 20 que disputaram a final não conseguiram obter a média mínima de 18 pontos.

Juego do Infinito, montado por José Fonseca Macedo, o Zeca, arrancou em segundo lugar na prova morfológica disputada na manhã de sexta-feira e desde as primeiras provas funcionais liderou a competição. Esta é a terceira vez que o animal se classifica para a final de um Freio de Ouro, porém nas duas oportunidades anteriores não havia conseguido participar. O cavalo de propriedade de Roberto Davis conquistou a nota mais alta do evento, 21,147, e é uma grande aposta para o Freio 2012.

O já experiente e campeão de Freio Zeca disse que cada vitória como esta sempre é importante, pois cada disputa é um desafio pessoal também, já que ele busca sempre evoluir. O ginete tentará vaga à final do Freio com outros animais, mas afirma apostar muito em Juego do Infinito por ser um cavalo “fantástico”. Agora as expectativas do profissional estão voltadas à Expo-FiCCC que será disputada a partir do dia 24, em Montevidéu, no Uruguai.

A campeã entre as fêmeas, El Embeleco Esperame, da Cabanha Don Marcelino, de Lavras do Sul/RS, teve média final 20,699 e já é conhecida nas grandes provas com o cavalo Crioulo. Quarto lugar no Freio de Ouro de 2010 e finalista no ano passado, a égua tem mostrado evolução em pista e gera boas expectativas em seu proprietário Gonçalo Porto Silva.

“Ela é uma égua muito diferenciada, além do temperamento incrível ela tem evoluído muito”, diz o expositor que ainda destaca: “No final de 2011 ela foi para as mãos do já experiente Lindor Collares Luiz e esta união deu muito certo”.

Competição traz surpresas

A grande surpresa do evento foi o cavalo Baralho da Quinta e o ginete David de Lima Flores. Mesmo entre profissionais e cavalos renomados, com títulos do Freio na bagagem, o conjunto conseguiu fazer ótima performance e se destacar. Após arrancar em 17° entre 20 animais na morfologia, ginete e cavalo tiveram de mostrar ótimo desempenho nas provas funcionais para conseguirem ficar com o vice-campeonato.

O talento de Flores foi reconhecido pelo corpo de jurados formado por André Luiz Narciso Rosa, Lauro Varela Martins e Luiz Alberto Martins Bastos que o elegeu Ginete Destaque da competição. O cavalo Baralho da Quinta também gera expectativas, pois é jovem e esta foi recém a segunda prova de sua trajetória. David é ginete profissional há três anos e chegou pela primeira vez à final de uma classificatória neste evento.

“Eu não esperava ser eleito ginete destaque e fico emocionado, pois a gente trabalha forte para evoluir e este é um reconhecimento disso, sinal de que está em evolução. Esta é a segunda prova deste animal e acho que ele tem corrida para disputar o Freio sim, ainda mais por esta ser recém a segunda prova dele. Temos só que ajustar alguns detalhes que precisam melhorar”, diz Flores.

Qualidade elogiada

A qualidade apresentada em pista e o excelente gado cedido pela Estância da Tamanca, de Santa Vitória do Palmar/RS, foram elogiados tanto pelos jurados como pelo técnico credenciado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) que supervisionou a prova, Cláudio Neto de Azevedo.

“Que esta classificatória aqui sirva de exemplo para todos nós, pois quando é oferecida uma excelente organização, além de pista em um ótimo estado como esta e gado excelente a competição proporciona e dá todas as condições para que os competidores consigam tirar o máximo de seus cavalos e isso gera uma prova de médias altas como esta aqui”, afirma Lauro Martins.

O jurado ainda ressalta: “É claro que vale destacar que os competidores tiveram potencial e talento para tirar proveito destas condições. Acho que esses animais aqui chegarão à final do Freio e no domingo que encerra a prova estarão brigando pelo título”.

Luiz Alberto e André Luiz reafirmaram tudo o que foi dito pelo colega. Luiz ainda falou que o alto nível já era esperado já que ginetes e animais renomados estavam em pista. Para ele a grande surpresa do evento foi mesmo o conjunto formado pelo ginete David Flores e Baralho da Quinta.

Próximas classificatórias

Esta foi a quarta etapa classificatória ao Freio de Ouro 2012, com os oito animais classificados em Pelotas foram preenchidas 24 das 96 vagas disponíveis para a grande competição. Ainda restam oito etapas que serão disputadas em Montevidéo/UR (24 a 27 de maio), Cachoeira do Sul/RS (31/05 a 03/06), Santa Rosa/RS (07 a 10/06), Caxias do Sul/RS (14 a 17/06), Carazinho/RS (21 a 24/06), Lages/SC (05 a 08/07), Esteio/RS (12 a 15/07) e Brasília/DF (26 a 29/07).

Veja os resultados

Fêmeas

1º lugar

El Embeleco Esperame, filha de LA Amanecida Esperando e El Embeleco Chismosa; criador Marcelo Rivas Alonso, Santiago-CH, expositor Gonçalo Porto Silva, Cabanha Don Marcelino, Lavras do Sul/RS

Ginete: Lindor Collares Luiz

Credenciadora: Rio Grande/RS (Média: 20,280)

Classificatória: Média 20,699

2º lugar

Nevasca da Boa Vista, filha de Juquiri do Purunã e Garoa da Boa Vista; criador Fazenda Boa Vista, Vacaria/RS, expositor Zuleika Borges Torrealba, Cabanha da Maya, Bagé/RS

Ginete: Raul Lima

Credenciadora: São Lourenço do Sul/RS (Média: 19,100)

Classificatória: Média 20,065

3º lugar

Farra de Santa Edwiges filha de Rodopio de Santa Edwiges e Tormenta de Santa Edwiges; criador Daniel Anzanello, Porto Alegre/RS, expositor Daniel Anzanello, Cabanha Santa Edwiges, São Lourenço do Sul/RS

Ginete: Milton Castro

Credenciadora: Rio Grande/RS (Média: 18,695)

Classificatória: Média 19,417

4º lugar

Boneca da Anita, filha de Ganadero da Harmonia e Boneca da Harmonia; criador: Giovana Ely Flores/Augusto Luís G. Dias, Porto Alegre/RS, expositor Carla F. Musa/ Onécio Silveira Prado Jr, Estância Tamareira, Santa Rita do Passo Quatro/SP

Ginete: Cézar Augusto Schell Freire

Credenciadora: Rio Grande/RS (Média: 18,880)

Classificatória: Média 19,413

Machos

1º lugar

Juego do Infinito, filho de Cônsuelo do Infinito e Peumo Chico Clavera, criador e expositor Roberto Sidney Davis Júnior, Porto Alegre/RS, Agropecuária Infinito Ltda, São Sepé/RS

Ginete: José Fonseca Macedo.

Credenciadora: Rio Grande/RS (Média: 20,014)

Classificatória: Média 21,147

2º lugar

Candidato do Ribeirão Bonito, filho de Acalanto de Santa Angélica e Delta de Rosazul; criador Arison Jung, Guarapuava/PR, expositor Amaro Cardoso Arteiro Neto, Cabanha Dom Arteiro, Portão/RS

Ginete: Adriano A. Streck

Credenciadora: Santa Vitoria do Palmar (Média: 18,233)

Classificatória: Média 19,733

3º lugar

Baralho da Quinta, filho de BT Faceiro do Junco e Anahi da Quinta; criador Estância da Quinta Ltda., Porto Alegre/RS, expositor Mauro de Vargas Morales, Cabanha do Angico, Cachoeira do Sul/RS

Ginete: David de Lima Flores

Credenciadora: Jaguarão/RS (Média: 17,317)

Classificatória: Média 19,592

4º lugar

SJ Velho Barreiro, filho de BT Mouro e SJ Nogueira; criador e expositor Lugajo Agricultura e Pecuária Ltda., São Lourenço do Sul/RS, Fazenda São João, São Lourenço do Sul/RS,

Ginete: Maurício Idiart

Credenciadora: Arroio Grande/RS (Média: 19,249)

Classificatória: Média 19,504

Fenakiwi e Festival do Moscatel movimentam Farroupilha

14 de maio de 2012 0

Conhecida como o berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul, Farroupilha se destaca como maior produtor de kiwi e de uvas moscatéis do Brasil. Desde o último dia quatro de maio, o município oferece aos turistas dois eventos que divulgam esses produtos, a vigésima Fenakiwi e o segundo Festival do Moscatel que acontecem sempre nos finais de semana no Parque Cinquentenário, até o próximo dia 20 de maio.

O secretário de Agricultura do município, Nestor Zanonato, lembra que o prefeito na época do lançamento da Fenakiwi, fez uma aposta na cultura, já que o município ainda não produzia a fruta. Mas agora, segundo o secretário, Farroupilha registra boas safras de kiwi.

- Eu posso dizer com certeza que essa safra de agora é uma das melhores safras de todas, nós produzimos em torno de 20% a mais que a safra anterior que foi 1,5 milhão de quilos, e um kiwi bastante qualificado.

No espaço reservado do Festival do Moscatel na Fenakiwi, sete vinícolas oferecem vinhos, espumantes e frisantes moscatéis. No cardápio, a gastronomia italiana. O ingresso dá direito a uma taça de vidro e às bebidas e comidas que são servidas à vontade. O secretário Nestor Zanonato fala da importância desse evento para divulgar o potencial de produção da região.

- Por uma determinação de uma reunião que fizemos junto com a Favin, que é a Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, nós entendemos que o festival do Moscatel tem que ser lançado agora devido à sua importância e porque nós hoje nos consagramos como o maior produtor do Brasil. Então estamos comemorando o Segundo Festival do Moscatel junto à Fenakiwi.

O secretário afirma que houve um aumento de 42% nas vendas do espumante da serra gaúcha em 2011.

- Farroupilha, no momento em que lançou o moscatel, o próprio frisante, foi uma acertada muito grande em função de que hoje inclusive nós estamos, além de produzir muito moscatel, nós também estamos exportando nosso moscatel, nosso espumante. Então ele é um atrativo muito grande na serra gaúcha.

O presidente da vigésima Fenakiwi, Renato Bellaver, salienta que o Festival do Moscatel é um diferencial para a feira. Garante que a organização do evento que é realizado de dois e dois anos, busca agregar diferenciais como produtos, serviços, farta gastronomia e espetáculos artísticos.

Farroupilha também mostra sua riqueza cultural através do turismo, com atrativos naturais como Salto Ventoso, Parque dos Pinheiros e Balneário Santa Rita. No turismo religioso a maior manifestação ocorre no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, onde todos os anos mais de 200 mil pessoas participam de romarias.

O telefone para informações turísticas é (54) 3268.1111.

Áudio Campo e Lavoura: Fenakiwi e Festival do Moscatel movimentam o município de Farroupilha na Serra Gaúcha

Classificatória em Maringá habilita três à final do Freio de Ouro

14 de maio de 2012 0

A classificatória da região 5B, realizada entre os dias 11 e 13 de maio em Maringá/PR encerrou no fim da manhã de domingo, dia 13, com a definição de mais três conjuntos habilitados à final do Freio de Ouro 2012. A terceira semifinal da modalidade no ciclo integrou a programação da Expoingá que também sediou uma Exposição Morfológica Passaporte e o primeiro Simpósio do Cavalo Crioulo além de receber a mostra itinerante comemorativa aos 80 anos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Na disputa classificatória, o nível mediano dos conjuntos somado às adversidades climáticas e de estrutura resultaram em apenas três conjuntos (uma fêmea e dois machos) com média acima de 18. A prova foi disputada na pista do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro e o julgamento foi feito por Álvaro Dumoncel, Frederico Ormazabal Sastre e Hermes Dourado Filho.

Na avaliação de Dourado Filho, a prova teve um nível médio e se classificou quem teve maior iniciativa. “No geral os machos tiveram uma disputa melhor. As fêmeas tiveram problemas e somente a melhor conseguiu passar. Os machos fizeram uma prova normal, com destaque para o cavalo da ponta”. Segundo Dumoncel faltou regularidade às éguas. “A que se classificou estava bem conduzida”, disse, elogiando o ginete destaque da prova, Luiz Fernando Rodrigues. “Entre os cavalos, o primeiro é bárbaro e o segundo é bom e também mereceu”, finalizou o jurado.

Superação garantiu a vaga na final

Visivelmente emocionada, a expositora de Uchôa de São Pedro, Elizabeth Lemanski comemorou a vitória e creditou o resultado à superação da égua. “Isso tudo é resultado do nosso trabalho, da parceria com o ginete, com o veterinário, da nossa rotina de trabalho, com persistência e fé. E a égua, que é uma guerreira, e venceu depois de sair em último na Morfologia”, elogiou. “Não foi fácil mas nós estávamos confiantes e deu tudo certo”, definiu, em poucas palavras, o ginete Luiz Fernando Rodrigues.

O primeiro colocado entre os machos, Brazão da Roraima, foi muito elogiado pelos jurados e o seu desempenho reconhecido pelo proprietário. “Ele foi muito bem e o ginete também. O Brazão é um cavalo tranquilo e com bom temperamento mas, mesmo confiante, só me tranquilizo depois da última paleteada”, descreveu Fiorillo Menarim. “O cavalo vinha andando bem mas tivemos problemas no Bocal. Ainda bem que agora conseguimos a vaga e vamos seguir trabalhando forte para o Freio”, finalizou o ginete Fábio Gonçalves.

Classificados:

Fêmeas

1º Lugar

Uchoa de São Pedro, filha de BT Hospedeiro e Gente Fina de São Pedro; criador Eduardo Macedo Linhares e expositor Elizabeth Lemanski, Fazenda Paraiso, Balsa Nova/PR

Credenciada em Ponta Grossa com média 18,001

Ginete: Luiz Fernando Rodrigues de Rodrigues

Nota: 18,269

Machos

1º Lugar

Brazão da Roraima, filho de Leco Chico e BT Quarentena II; criador e expositor Rivadavia Fiorillo Menarim, Fazenda Roraima, Ventania/PR

Credenciado em Balsa Nova com média 20,414

Ginete: Fábio Gonçalves

Nota: 19,776

2º Lugar

Hermosso do Topo da Serra, filho de Gago de Santa Angélica e Alma Perdida do Strass; criador Júlio Cesar Pissetti e expositor Karine e Lucas Enéas da Cruz, Cabanha KLE, Tijucas do Sul/PR

Credenciado em Pato Branco com média 20,623

Ginete Cézar Augusto Schell Freire

Nota: 18,843